Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant' Ana, Alice Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202229
Resumo: O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa configura-se em um relato de experiência, elaborado a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio caracteriza-se por ser uma atividade de ensino obrigatória do currículo, com carga horária de 150 horas. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência no estágio de docência de educação física no ensino fundamental, os conteúdos desenvolvidos, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades e facilidades encontradas. Desde o início do estágio, tive o desejo de trabalhar com os alunos uma maior diversidade de conteúdos, a fim de dinamizar as aulas, apresentar aos alunos um maior repertório da cultura corporal de movimento e desenvolver as habilidades motoras da forma mais expressiva e diversificada possível. Nesse sentido, escolhi três unidades didáticas para trabalhar: a ginástica básica, os jogos desportivos coletivos e o atletismo. O conteúdo de jogos desportivos coletivos foi o que senti mais dificuldade de planejar as aulas e manter uma progressão, bem como nem sempre tive resultados satisfatórios. O conteúdo de atletismo foi o que senti mais facilidade de planejar as aulas e manter uma progressão, assim como as atividades ocorreram de forma mais organizada sequencialmente. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorreu na maior parte do tempo por meio da observação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos e analisar se as atividades estavam sendo procedidas de forma eficiente, isto é, se os critérios de êxito eram alcançados. Por fim, percebi que trabalhar com três conteúdos diferentes no estágio foi uma experiência um tanto enriquecedora para minha formação, mas também norteada de vários desafios. O tempo distribuído para cada conteúdo não foi uniforme, as aulas de jogos desportivos coletivos teve um pouco mais de erros do que de acertos, a ginástica foi boa em uma etapa e nem tão boa em outra, e o atletismo foi o conteúdo no qual me organizei melhor, as aulas como um todo foram mais eficientes. Entretanto, essas três experiências proporcionaram um bom desenvolvimento das habilidades motoras nos alunos.
id UFRGS-2_f28f7aefaf812939557fabcc6fbf8fbc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202229
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sant' Ana, Alice PereiraCardoso, Marcelo Francisco da Silva2019-11-30T04:07:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/202229001106869O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa configura-se em um relato de experiência, elaborado a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio caracteriza-se por ser uma atividade de ensino obrigatória do currículo, com carga horária de 150 horas. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência no estágio de docência de educação física no ensino fundamental, os conteúdos desenvolvidos, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades e facilidades encontradas. Desde o início do estágio, tive o desejo de trabalhar com os alunos uma maior diversidade de conteúdos, a fim de dinamizar as aulas, apresentar aos alunos um maior repertório da cultura corporal de movimento e desenvolver as habilidades motoras da forma mais expressiva e diversificada possível. Nesse sentido, escolhi três unidades didáticas para trabalhar: a ginástica básica, os jogos desportivos coletivos e o atletismo. O conteúdo de jogos desportivos coletivos foi o que senti mais dificuldade de planejar as aulas e manter uma progressão, bem como nem sempre tive resultados satisfatórios. O conteúdo de atletismo foi o que senti mais facilidade de planejar as aulas e manter uma progressão, assim como as atividades ocorreram de forma mais organizada sequencialmente. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorreu na maior parte do tempo por meio da observação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos e analisar se as atividades estavam sendo procedidas de forma eficiente, isto é, se os critérios de êxito eram alcançados. Por fim, percebi que trabalhar com três conteúdos diferentes no estágio foi uma experiência um tanto enriquecedora para minha formação, mas também norteada de vários desafios. O tempo distribuído para cada conteúdo não foi uniforme, as aulas de jogos desportivos coletivos teve um pouco mais de erros do que de acertos, a ginástica foi boa em uma etapa e nem tão boa em outra, e o atletismo foi o conteúdo no qual me organizei melhor, as aulas como um todo foram mais eficientes. Entretanto, essas três experiências proporcionaram um bom desenvolvimento das habilidades motoras nos alunos.The present descriptive study with a qualitative approach is based on an experience report, elaborated from the experiences lived in the discipline of Teaching Internship of Physical Education in Elementary School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The internship is characterized by being an obligatory teaching activity of the curriculum, with a workload of 150 hours. The objective of this work is to report the experience in the teaching of physical education in elementary education, the content developed, the evaluation of the teaching-learning process and the difficulties and facilities found. From the beginning of the internship, I wanted to work with the students in a greater diversity of contents, in order to dynamize the classes, to present to the students a greater repertoire of the body culture of movement and to develop the motor skills in the most expressive and diversified way possible. In this sense, I chose three didactic units to work: basic gymnastics, collective sports games and athletics. The content of collective sports games was the one that I felt the most difficult to plan the classes and maintain a progression, and I did not always have satisfactory results. The content of athletics was what made it easier to plan the classes and maintain a progression, just as the activities occurred in a more organized way sequentially. The assessment of the teaching-learning process occurred most of the time through observation, in order to evaluate the development of the students’ motor skills and to analyze if the activities were being carried out in an efficient way, that is, if the criteria of achieved. Finally, I realized that working with three different content in the internship was a somewhat enriching experience for my training, but also guided by various challenges. The time distributed for each content was not uniform, the classes of collective sports games had a little more mistakes than correct, gymnastics was good in one step and not so good in another, and athletics was the content in which I I organized better, classes as a whole were more efficient. However, these three experiences provided a good development of motor skills in students.application/pdfporEstágio curricularDocênciaJogos desportivosGinásticaAtletismoTeaching internshipCollective sports gamesBasic gymnasticsAthleticsSobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106869.pdf.txt001106869.pdf.txtExtracted Texttext/plain78122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202229/2/001106869.pdf.txtcd49678c30ba3da1191497962806d051MD52ORIGINAL001106869.pdfTexto completoapplication/pdf387042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202229/1/001106869.pdf7048e5bbd1a200f8aefe8d0f232f5c92MD5110183/2022292019-12-01 05:04:39.482588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-01T07:04:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
title Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
spellingShingle Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
Sant' Ana, Alice Pereira
Estágio curricular
Docência
Jogos desportivos
Ginástica
Atletismo
Teaching internship
Collective sports games
Basic gymnastics
Athletics
title_short Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_full Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_fullStr Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_full_unstemmed Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_sort Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
author Sant' Ana, Alice Pereira
author_facet Sant' Ana, Alice Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant' Ana, Alice Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Marcelo Francisco da Silva
contributor_str_mv Cardoso, Marcelo Francisco da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Docência
Jogos desportivos
Ginástica
Atletismo
topic Estágio curricular
Docência
Jogos desportivos
Ginástica
Atletismo
Teaching internship
Collective sports games
Basic gymnastics
Athletics
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching internship
Collective sports games
Basic gymnastics
Athletics
description O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa configura-se em um relato de experiência, elaborado a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio caracteriza-se por ser uma atividade de ensino obrigatória do currículo, com carga horária de 150 horas. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência no estágio de docência de educação física no ensino fundamental, os conteúdos desenvolvidos, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades e facilidades encontradas. Desde o início do estágio, tive o desejo de trabalhar com os alunos uma maior diversidade de conteúdos, a fim de dinamizar as aulas, apresentar aos alunos um maior repertório da cultura corporal de movimento e desenvolver as habilidades motoras da forma mais expressiva e diversificada possível. Nesse sentido, escolhi três unidades didáticas para trabalhar: a ginástica básica, os jogos desportivos coletivos e o atletismo. O conteúdo de jogos desportivos coletivos foi o que senti mais dificuldade de planejar as aulas e manter uma progressão, bem como nem sempre tive resultados satisfatórios. O conteúdo de atletismo foi o que senti mais facilidade de planejar as aulas e manter uma progressão, assim como as atividades ocorreram de forma mais organizada sequencialmente. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorreu na maior parte do tempo por meio da observação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos e analisar se as atividades estavam sendo procedidas de forma eficiente, isto é, se os critérios de êxito eram alcançados. Por fim, percebi que trabalhar com três conteúdos diferentes no estágio foi uma experiência um tanto enriquecedora para minha formação, mas também norteada de vários desafios. O tempo distribuído para cada conteúdo não foi uniforme, as aulas de jogos desportivos coletivos teve um pouco mais de erros do que de acertos, a ginástica foi boa em uma etapa e nem tão boa em outra, e o atletismo foi o conteúdo no qual me organizei melhor, as aulas como um todo foram mais eficientes. Entretanto, essas três experiências proporcionaram um bom desenvolvimento das habilidades motoras nos alunos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-30T04:07:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202229
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106869
url http://hdl.handle.net/10183/202229
identifier_str_mv 001106869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202229/2/001106869.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202229/1/001106869.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd49678c30ba3da1191497962806d051
7048e5bbd1a200f8aefe8d0f232f5c92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224587756699648