Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236670 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de tabela periódica e ligações químicas a partir da temática Saúde e Segurança do Trabalhador, que foi abordada numa perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade). A metodologia usada na pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A sequência didática foi realizada com 27 alunos da etapa 7 (1º ano) do ensino médio modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola da rede pública estadual de Esteio, no período do primeiro semestre de 2019, no turno da noite, durante a atividade de regência de classe da disciplina de Estágio de Docência em Ensino da Química II – C, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Os dados são compostos pelos registros da professora-estagiária no diário de campo, das produções dos estudantes e com aplicação de questionários. Estes foram analisados de forma descritiva e interpretativa. O plano de curso do 1º ano foi estruturado com os conteúdos conceituais de tabela periódica e ligações químicas de forma interligada com o eixo contextual do tema Saúde e Segurança do Trabalhador. O período de aplicação dos planos de aula foi de 8 semanas com 2 horas/aula por turma. Foram utilizados vídeos, elaboração de mapas conceituais, discussões em grupo e realização de exercícios durante o período de regência. Os resultados apontam que a implementação de diferentes estratégias de ensino voltadas para a temática Saúde e Segurança do trabalhador contribuiu para reflexão sobre valores como cuidar de si e dos outros, como o uso dos equipamentos de proteção e para contextualizar os conteúdos de química. |
id |
UFRGS-2_f296b2df04f0f6fbc0629c3be326e6ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Conci, JamilePassos, Camila Greff2022-04-07T04:47:46Z2020http://hdl.handle.net/10183/236670001120543O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de tabela periódica e ligações químicas a partir da temática Saúde e Segurança do Trabalhador, que foi abordada numa perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade). A metodologia usada na pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A sequência didática foi realizada com 27 alunos da etapa 7 (1º ano) do ensino médio modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola da rede pública estadual de Esteio, no período do primeiro semestre de 2019, no turno da noite, durante a atividade de regência de classe da disciplina de Estágio de Docência em Ensino da Química II – C, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Os dados são compostos pelos registros da professora-estagiária no diário de campo, das produções dos estudantes e com aplicação de questionários. Estes foram analisados de forma descritiva e interpretativa. O plano de curso do 1º ano foi estruturado com os conteúdos conceituais de tabela periódica e ligações químicas de forma interligada com o eixo contextual do tema Saúde e Segurança do Trabalhador. O período de aplicação dos planos de aula foi de 8 semanas com 2 horas/aula por turma. Foram utilizados vídeos, elaboração de mapas conceituais, discussões em grupo e realização de exercícios durante o período de regência. Os resultados apontam que a implementação de diferentes estratégias de ensino voltadas para a temática Saúde e Segurança do trabalhador contribuiu para reflexão sobre valores como cuidar de si e dos outros, como o uso dos equipamentos de proteção e para contextualizar os conteúdos de química.The present work aims to analyze the potential of a didactic sequence for teaching periodic table ond defined from the theme health and safety of the worker, which was worked in a perspective of STS (science, technology and society). The methodology used in the research is of a qualitative nature, of the study case type. The didactic sequence was carried out with 27 students from stage 7 (1st year) of high school YAE modality ( Youth and Adult Education) from a public school in the of Esteio, in the first semester fo 2019, in the night shift, during the class conducting activity of the Teaching Internship in Chemistry Teaching II – C course, from the Chemistry Degree Course at UFRGS. The data is composed of the teacher-intern's records in the field diary, the students' productions and with the application of questionnaires These were descriptive and interpretive. The 1 st year course plan and structured with the contextual axis of the theme Occupational Health Safety. The period of application of the lesson plans was 8 weeks with 2 class hours per class. Videos were used, definition of concept maps, group execution and exercises during the conducting period. The results show that the implementation of different teaching methods focused on the health and safety of workers contributed to reflection on values such as taking care of themselves and others, such as the use of protective equipment, and to contextualize the contents of chemistry.application/pdfporEnsino de quimicaSegurança do trabalhoEJAChemistry teachingWorker safetyYAESaúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque ctsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2020Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120543.pdf.txt001120543.pdf.txtExtracted Texttext/plain91421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/2/001120543.pdf.txt90ce8f525783cacf3bc0d3ba8538830fMD52ORIGINAL001120543.pdfTexto completoapplication/pdf891410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/1/001120543.pdfe0cffa14b67f270e5fc7b9185fc379c1MD5110183/2366702022-04-20 04:47:00.890142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
title |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
spellingShingle |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts Conci, Jamile Ensino de quimica Segurança do trabalho EJA Chemistry teaching Worker safety YAE |
title_short |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
title_full |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
title_fullStr |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
title_full_unstemmed |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
title_sort |
Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts |
author |
Conci, Jamile |
author_facet |
Conci, Jamile |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conci, Jamile |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff |
contributor_str_mv |
Passos, Camila Greff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Segurança do trabalho EJA |
topic |
Ensino de quimica Segurança do trabalho EJA Chemistry teaching Worker safety YAE |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chemistry teaching Worker safety YAE |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de tabela periódica e ligações químicas a partir da temática Saúde e Segurança do Trabalhador, que foi abordada numa perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade). A metodologia usada na pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A sequência didática foi realizada com 27 alunos da etapa 7 (1º ano) do ensino médio modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola da rede pública estadual de Esteio, no período do primeiro semestre de 2019, no turno da noite, durante a atividade de regência de classe da disciplina de Estágio de Docência em Ensino da Química II – C, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Os dados são compostos pelos registros da professora-estagiária no diário de campo, das produções dos estudantes e com aplicação de questionários. Estes foram analisados de forma descritiva e interpretativa. O plano de curso do 1º ano foi estruturado com os conteúdos conceituais de tabela periódica e ligações químicas de forma interligada com o eixo contextual do tema Saúde e Segurança do Trabalhador. O período de aplicação dos planos de aula foi de 8 semanas com 2 horas/aula por turma. Foram utilizados vídeos, elaboração de mapas conceituais, discussões em grupo e realização de exercícios durante o período de regência. Os resultados apontam que a implementação de diferentes estratégias de ensino voltadas para a temática Saúde e Segurança do trabalhador contribuiu para reflexão sobre valores como cuidar de si e dos outros, como o uso dos equipamentos de proteção e para contextualizar os conteúdos de química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T04:47:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236670 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236670 |
identifier_str_mv |
001120543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/2/001120543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/1/001120543.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90ce8f525783cacf3bc0d3ba8538830f e0cffa14b67f270e5fc7b9185fc379c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447304000241664 |