Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conci, Jamile
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236670
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de tabela periódica e ligações químicas a partir da temática Saúde e Segurança do Trabalhador, que foi abordada numa perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade). A metodologia usada na pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A sequência didática foi realizada com 27 alunos da etapa 7 (1º ano) do ensino médio modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola da rede pública estadual de Esteio, no período do primeiro semestre de 2019, no turno da noite, durante a atividade de regência de classe da disciplina de Estágio de Docência em Ensino da Química II – C, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Os dados são compostos pelos registros da professora-estagiária no diário de campo, das produções dos estudantes e com aplicação de questionários. Estes foram analisados de forma descritiva e interpretativa. O plano de curso do 1º ano foi estruturado com os conteúdos conceituais de tabela periódica e ligações químicas de forma interligada com o eixo contextual do tema Saúde e Segurança do Trabalhador. O período de aplicação dos planos de aula foi de 8 semanas com 2 horas/aula por turma. Foram utilizados vídeos, elaboração de mapas conceituais, discussões em grupo e realização de exercícios durante o período de regência. Os resultados apontam que a implementação de diferentes estratégias de ensino voltadas para a temática Saúde e Segurança do trabalhador contribuiu para reflexão sobre valores como cuidar de si e dos outros, como o uso dos equipamentos de proteção e para contextualizar os conteúdos de química.
id UFRGS-2_f296b2df04f0f6fbc0629c3be326e6ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conci, JamilePassos, Camila Greff2022-04-07T04:47:46Z2020http://hdl.handle.net/10183/236670001120543O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de tabela periódica e ligações químicas a partir da temática Saúde e Segurança do Trabalhador, que foi abordada numa perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade). A metodologia usada na pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A sequência didática foi realizada com 27 alunos da etapa 7 (1º ano) do ensino médio modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola da rede pública estadual de Esteio, no período do primeiro semestre de 2019, no turno da noite, durante a atividade de regência de classe da disciplina de Estágio de Docência em Ensino da Química II – C, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Os dados são compostos pelos registros da professora-estagiária no diário de campo, das produções dos estudantes e com aplicação de questionários. Estes foram analisados de forma descritiva e interpretativa. O plano de curso do 1º ano foi estruturado com os conteúdos conceituais de tabela periódica e ligações químicas de forma interligada com o eixo contextual do tema Saúde e Segurança do Trabalhador. O período de aplicação dos planos de aula foi de 8 semanas com 2 horas/aula por turma. Foram utilizados vídeos, elaboração de mapas conceituais, discussões em grupo e realização de exercícios durante o período de regência. Os resultados apontam que a implementação de diferentes estratégias de ensino voltadas para a temática Saúde e Segurança do trabalhador contribuiu para reflexão sobre valores como cuidar de si e dos outros, como o uso dos equipamentos de proteção e para contextualizar os conteúdos de química.The present work aims to analyze the potential of a didactic sequence for teaching periodic table ond defined from the theme health and safety of the worker, which was worked in a perspective of STS (science, technology and society). The methodology used in the research is of a qualitative nature, of the study case type. The didactic sequence was carried out with 27 students from stage 7 (1st year) of high school YAE modality ( Youth and Adult Education) from a public school in the of Esteio, in the first semester fo 2019, in the night shift, during the class conducting activity of the Teaching Internship in Chemistry Teaching II – C course, from the Chemistry Degree Course at UFRGS. The data is composed of the teacher-intern's records in the field diary, the students' productions and with the application of questionnaires These were descriptive and interpretive. The 1 st year course plan and structured with the contextual axis of the theme Occupational Health Safety. The period of application of the lesson plans was 8 weeks with 2 class hours per class. Videos were used, definition of concept maps, group execution and exercises during the conducting period. The results show that the implementation of different teaching methods focused on the health and safety of workers contributed to reflection on values such as taking care of themselves and others, such as the use of protective equipment, and to contextualize the contents of chemistry.application/pdfporEnsino de quimicaSegurança do trabalhoEJAChemistry teachingWorker safetyYAESaúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque ctsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2020Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120543.pdf.txt001120543.pdf.txtExtracted Texttext/plain91421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/2/001120543.pdf.txt90ce8f525783cacf3bc0d3ba8538830fMD52ORIGINAL001120543.pdfTexto completoapplication/pdf891410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/1/001120543.pdfe0cffa14b67f270e5fc7b9185fc379c1MD5110183/2366702022-04-20 04:47:00.890142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
title Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
spellingShingle Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
Conci, Jamile
Ensino de quimica
Segurança do trabalho
EJA
Chemistry teaching
Worker safety
YAE
title_short Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
title_full Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
title_fullStr Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
title_full_unstemmed Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
title_sort Saúde e segurança do trabalhador : uma temática para o ensino de quimica na eja a partir do enfoque cts
author Conci, Jamile
author_facet Conci, Jamile
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conci, Jamile
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Segurança do trabalho
EJA
topic Ensino de quimica
Segurança do trabalho
EJA
Chemistry teaching
Worker safety
YAE
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry teaching
Worker safety
YAE
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de tabela periódica e ligações químicas a partir da temática Saúde e Segurança do Trabalhador, que foi abordada numa perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade). A metodologia usada na pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. A sequência didática foi realizada com 27 alunos da etapa 7 (1º ano) do ensino médio modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola da rede pública estadual de Esteio, no período do primeiro semestre de 2019, no turno da noite, durante a atividade de regência de classe da disciplina de Estágio de Docência em Ensino da Química II – C, do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Os dados são compostos pelos registros da professora-estagiária no diário de campo, das produções dos estudantes e com aplicação de questionários. Estes foram analisados de forma descritiva e interpretativa. O plano de curso do 1º ano foi estruturado com os conteúdos conceituais de tabela periódica e ligações químicas de forma interligada com o eixo contextual do tema Saúde e Segurança do Trabalhador. O período de aplicação dos planos de aula foi de 8 semanas com 2 horas/aula por turma. Foram utilizados vídeos, elaboração de mapas conceituais, discussões em grupo e realização de exercícios durante o período de regência. Os resultados apontam que a implementação de diferentes estratégias de ensino voltadas para a temática Saúde e Segurança do trabalhador contribuiu para reflexão sobre valores como cuidar de si e dos outros, como o uso dos equipamentos de proteção e para contextualizar os conteúdos de química.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:47:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236670
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120543
url http://hdl.handle.net/10183/236670
identifier_str_mv 001120543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/2/001120543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236670/1/001120543.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90ce8f525783cacf3bc0d3ba8538830f
e0cffa14b67f270e5fc7b9185fc379c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447304000241664