Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasco, Lucia Helena Marques
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Trainotti, Teresinha Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226145
Resumo: O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso.
id UFRGS-2_f2fbd8130474f7b874eebd187d39f5d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226145
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carrasco, Lucia Helena MarquesTrainotti, Teresinha Salete2021-08-26T04:07:33Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/226145000969626O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso.The present paper results from the analysis of the experience, which occurred between 2005 and 2006, of the development and functioning of the Interdiscipline, School, Political-Pedagogical Project, and Curriculum of the Distance course of Pedagogy, which was developed at the College of Education at the Federal University (UFRGS) by teachers still in classroom activities in the first levels of Elementary School. A subject or theme emerge because of its complex dynamic, that of evaluation in a virtual context, directed as much to the process of implementation of the course as to the learning process. From this dialogue between theory and practice verifications and provocations relative to the evaluation processes in Distance Education appear, considering the possibilities of interaction, the valorization of the practical experiences of students/teachers and the limitations caused by the lack of experience of the professors responsible for the course.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 11, no. 2 (2013), [12 f.]Educacao matematica : Novas tendencias : EnsinoEducação a distânciaEnsino : AprendizagemEvaluationDistance educationTeachingLearningAvaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagemEvaluation in Distance Education : dialogue with teaching and learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000969626.pdf.txt000969626.pdf.txtExtracted Texttext/plain43039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/2/000969626.pdf.txt2c0e712f6fa7c106cb2e04c7c83689d3MD52ORIGINAL000969626.pdfTexto completoapplication/pdf94755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/1/000969626.pdf0998c6237d560cb70e03e7c2958ddb0cMD5110183/2261452022-09-18 04:47:52.976884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation in Distance Education : dialogue with teaching and learning
title Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
spellingShingle Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
Carrasco, Lucia Helena Marques
Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino
Educação a distância
Ensino : Aprendizagem
Evaluation
Distance education
Teaching
Learning
title_short Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
title_full Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
title_fullStr Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
title_sort Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
author Carrasco, Lucia Helena Marques
author_facet Carrasco, Lucia Helena Marques
Trainotti, Teresinha Salete
author_role author
author2 Trainotti, Teresinha Salete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
Trainotti, Teresinha Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino
Educação a distância
Ensino : Aprendizagem
topic Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino
Educação a distância
Ensino : Aprendizagem
Evaluation
Distance education
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Distance education
Teaching
Learning
description O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:07:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226145
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000969626
identifier_str_mv 1679-1916
000969626
url http://hdl.handle.net/10183/226145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 11, no. 2 (2013), [12 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/2/000969626.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/1/000969626.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c0e712f6fa7c106cb2e04c7c83689d3
0998c6237d560cb70e03e7c2958ddb0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033749626880