Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226145 |
Resumo: | O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso. |
id |
UFRGS-2_f2fbd8130474f7b874eebd187d39f5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226145 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carrasco, Lucia Helena MarquesTrainotti, Teresinha Salete2021-08-26T04:07:33Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/226145000969626O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso.The present paper results from the analysis of the experience, which occurred between 2005 and 2006, of the development and functioning of the Interdiscipline, School, Political-Pedagogical Project, and Curriculum of the Distance course of Pedagogy, which was developed at the College of Education at the Federal University (UFRGS) by teachers still in classroom activities in the first levels of Elementary School. A subject or theme emerge because of its complex dynamic, that of evaluation in a virtual context, directed as much to the process of implementation of the course as to the learning process. From this dialogue between theory and practice verifications and provocations relative to the evaluation processes in Distance Education appear, considering the possibilities of interaction, the valorization of the practical experiences of students/teachers and the limitations caused by the lack of experience of the professors responsible for the course.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 11, no. 2 (2013), [12 f.]Educacao matematica : Novas tendencias : EnsinoEducação a distânciaEnsino : AprendizagemEvaluationDistance educationTeachingLearningAvaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagemEvaluation in Distance Education : dialogue with teaching and learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000969626.pdf.txt000969626.pdf.txtExtracted Texttext/plain43039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/2/000969626.pdf.txt2c0e712f6fa7c106cb2e04c7c83689d3MD52ORIGINAL000969626.pdfTexto completoapplication/pdf94755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/1/000969626.pdf0998c6237d560cb70e03e7c2958ddb0cMD5110183/2261452022-09-18 04:47:52.976884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226145Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation in Distance Education : dialogue with teaching and learning |
title |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem Carrasco, Lucia Helena Marques Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino Educação a distância Ensino : Aprendizagem Evaluation Distance education Teaching Learning |
title_short |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
title_full |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
title_sort |
Avaliação em EAD : diálogo com o ensino e a aprendizagem |
author |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
author_facet |
Carrasco, Lucia Helena Marques Trainotti, Teresinha Salete |
author_role |
author |
author2 |
Trainotti, Teresinha Salete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques Trainotti, Teresinha Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino Educação a distância Ensino : Aprendizagem |
topic |
Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino Educação a distância Ensino : Aprendizagem Evaluation Distance education Teaching Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Distance education Teaching Learning |
description |
O presente artigo resulta da análise da experiência, ocorrida entre 2005 e 2006, de elaboração e execução da Interdisciplina Escola, Projeto Político-Pedagógico e Currículo, do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRGS, para professores em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Uma temática se destaca por sua complexa dinâmica: a avaliação em contextos virtuais, dirigida tanto ao processo de implementação do curso quanto ao processo de aprendizagem. Do diálogo entre teoria e prática surgem constatações e provocações relativas aos processos avaliativos em EaD, considerando as possibilidades de interação, a valorização das experiências práticas dos alunos/professores e as limitações causadas pela inexperiência dos professores responsáveis pelo curso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:07:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226145 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000969626 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000969626 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 11, no. 2 (2013), [12 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/2/000969626.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226145/1/000969626.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c0e712f6fa7c106cb2e04c7c83689d3 0998c6237d560cb70e03e7c2958ddb0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764661698560 |