Projeto de estabilidade de talude rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200225 |
Resumo: | Este trabalho trata do projeto de estabilidade de um talude rodoviário localizado na RS-020. O mesmo apresentou pequenas movimentações que causaram problemas de tráfego da rodovia. O material do estudo tem características coluvionares e o desencadeamento do processo de instabilização está diretamente relacionado com o aumento do nível de água no interior do maciço. Foram dimensionadas duas soluções de estabilização, a primeira é constituída por um binários de microestacas injetadas, enquanto que a segunda é uma solução mista que associa tirantes mais microestacas injetadas. O projeto também contemplou a reabilitação da drenagem existente. A solução que utiliza somente microestacas injetadas resultou em um custo de aproximadamente 1,2 milhões de reais, enquanto que a solução que associa tirantes mais microestacas injetadas resultou em um custo de 970 mil reais. Como forma de inserir uma componente ambiental ao trabalho, foi feita a quantificação da emissão de CO2 para ambas as soluções, resultando na emissão de 210 toneladas de CO2 para a solução com microestacas injetadas e 150 toneladas de CO2 para a solução com microestacas mais tirantes. |
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