Os indicadores de aptidão física e saúde no contexto das aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Raquel Tolotti Schifini dos Santos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70299
Resumo: O estudo teve como objetivo demonstrar que as aulas de Educação Física, quando planejadas com conteúdos de aptidão física, contribuem na prevenção da saúde dos escolares. Com esse propósito, foram selecionados alunos de duas escolas com programas de aulas diferentes entre si. A escola A abordava em suas aulas os conteúdos para o desenvolvimento da aptidão física, enquanto a escola B não desenvolvia esses conteúdos explicitamente. A pesquisa incluiu 159 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 14 anos, de ambas as escolas. As aulas de educação física foram avaliadas de acordo com planos de aula e entrevistas. A aptidão física foi avaliada pelo Índice de Massa Corporal (composição corporal) e pelos testes de corrida/caminhada de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória), sentar e alcançar (flexibilidade) e abdominais em 1 minuto (resistência muscular localizada). Os resultados apontaram uma maior ocorrência de escolares na zona de risco na escola B para todos os componentes da aptidão física relacionada à saúde, com exceção da flexibilidade. A conclusão foi de que as aulas de Educação Física com objetivos de melhorar os indicadores de aptidão física contribuem na prevenção da saúde dos estudantes. Dessa forma, sugere-se que os professores e as escolas preocupem-se com o planejamento e execução das aulas de Educação Física colaborando na qualidade de vida dos escolares.
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