Os efeitos de uma proposta pedagógica sobre a aptidão física de crianças do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcelo Otto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230878
Resumo: A ausência de bons indicadores de aptidão física de crianças brasileiras está se tornando cada vez mais um problema de saúde pública. Nesse sentido, as propostas pedagógicas com intervenção no ambiente escolar têm se tornado um importante tema de pesquisa para professores de Educação Física e pesquisadores da área da saúde. Para isso, a escola, local onde as crianças passam grande parte do seu dia, torna-se um ambiente fundamental para se realizar estudos na perspectiva de melhorar a aptidão física e aumentar o tempo de atividade física desde cedo. Sendo assim o objetivo dessa dissertação foi avaliar os efeitos do treino integrativo neuromuscular (PROFIT-BR) acrescentado as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a aptidão física de crianças do ensino fundamental. A proposta pedagógica foi realizada no início das aulas de educação física com exercícios baseados no treino integrativo neuromuscular. O tempo aproximado foi de quinze minutos em cada aula e o restante foi utilizado para o desenvolvimento das unidades temáticas. A intervenção teve duração de dezenove semanas, e frequência semanal de três aulas. Para tal foram incluídas no estudo 63 crianças de seis a nove anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental de uma escola municipal de Canoas-RS. Foram mensuradas: a estimativa de excesso de peso (IMC) e estimativa de excesso de gordura visceral (RCE), aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade, força muscular localizada, potência de membros superiores e inferiores, agilidade e velocidade com base no manual de medidas e testes para avaliação do Projeto Esporte Brasil - PROESP-Br. A magnitude do tamanho do efeito foi estimada pelo “eta ao quadrado parcial”. As análises estatísticas foram realizadas com a probabilidade de 5% de erro nas análises. Os resultados demonstraram que as crianças apresentaram efeito significativo e muito elevado na agilidade; efeito elevado na força muscular localizada e potência de membros inferiores; efeito médio na potência de membros superiores e velocidade. Conclui-se que a proposta pedagógica através do PROFITBR acrescentado a BNCC, se mostrou promissora na melhora da aptidão física de crianças principalmente na agilidade, potência e força muscular localizada.
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A proposta pedagógica foi realizada no início das aulas de educação física com exercícios baseados no treino integrativo neuromuscular. O tempo aproximado foi de quinze minutos em cada aula e o restante foi utilizado para o desenvolvimento das unidades temáticas. A intervenção teve duração de dezenove semanas, e frequência semanal de três aulas. Para tal foram incluídas no estudo 63 crianças de seis a nove anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental de uma escola municipal de Canoas-RS. Foram mensuradas: a estimativa de excesso de peso (IMC) e estimativa de excesso de gordura visceral (RCE), aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade, força muscular localizada, potência de membros superiores e inferiores, agilidade e velocidade com base no manual de medidas e testes para avaliação do Projeto Esporte Brasil - PROESP-Br. A magnitude do tamanho do efeito foi estimada pelo “eta ao quadrado parcial”. As análises estatísticas foram realizadas com a probabilidade de 5% de erro nas análises. Os resultados demonstraram que as crianças apresentaram efeito significativo e muito elevado na agilidade; efeito elevado na força muscular localizada e potência de membros inferiores; efeito médio na potência de membros superiores e velocidade. Conclui-se que a proposta pedagógica através do PROFITBR acrescentado a BNCC, se mostrou promissora na melhora da aptidão física de crianças principalmente na agilidade, potência e força muscular localizada.The absence of good indicators of physical fitness in Brazilian children is increasingly becoming a public health problem. In this sense, pedagogical proposals with intervention in the school environment have become an important research theme for Physical Education teachers and health researchers. For this, the school, the place where children spend a large part of their day, becomes a fundamental environment to carry out studies in order to improve the physical fitness of children and increase the time spent with physical activity from an early age. Thus, the objective of this dissertation was to evaluate the effects of integrative neuromuscular training (PROFIT-BR) by adding the thematic units of the National Common Curricular Base (BNCC) on the physical fitness of elementary school children. The pedagogical proposal was carried out at the beginning of physical education classes with exercises based on integrative neuromuscular training. The approximate time was fifteen minutes in each class and the rest was used for the development of the thematic units. The intervention lasted nineteen weeks, with a weekly frequency of three classes. To this end, 63 children from six to nine years of age, of both sexes, enrolled in the 1st, 2nd and 3rd elementary school grades of a municipal school in Canoas-RS were included in the study. The following were measured: the estimate of excess weight (BMI) and the estimate of excess visceral fat (RCE), cardiorespiratory fitness, flexibility, localized muscle strength, power of upper and lower limbs, agility and speed based on the measurements and tests manual for the evaluation of PROESP-Br. The magnitude of the effect size was estimated by the "partial squared eta". Statistical analyzes were carried out with a probability of 5% of errors in the analyzes. The results showed that the children had a significant and very high effect on agility; high effect on localized muscle strength and lower limb power; medium effect on upper limb power and speed. It is concluded that the pedagogical proposal through PROFIT-BR added to BNCC, has shown to be promising in the improvement of the physical aptitude mainly in the agility, power and localized muscular strength.application/pdfporEducação física escolarTreinamento físicoCriançasAptidão físicaPhysical educationSchoolKidsPhysical fitnessOs efeitos de uma proposta pedagógica sobre a aptidão física de crianças do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132554.pdf.txt001132554.pdf.txtExtracted Texttext/plain97124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230878/2/001132554.pdf.txt02efafe441d98adb9669bc91630a59d5MD52ORIGINAL001132554.pdfTexto completoapplication/pdf1288848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230878/1/001132554.pdf13ca9d742fbfbca808ba9a057d67f165MD5110183/2308782021-11-20 06:21:48.222492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:21:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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