O uso do Smartphone em sala de aula e na disciplina de história : desafios e possibilidades na prática didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Eleandro Viana da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200007
Resumo: O ensino de história tradicionalmente visto como livresco encontra, neste século, novas possibilidades metodológicas através do uso das TICs que, embora não sejam uma solução, apresentam-se como uma alternativa para aproximar aluno e professor na busca pelo conhecimento. Tomando por base este contexto educacional, este trabalho buscou compreender o papel do professor de história em meio as TICs. Avaliou-se os limites/desafios e, principalmente, as possibilidades que as mesmas guardam, neste sentido, a abordagem recaiu no uso pedagógico do smartphone no ambiente escolar. A metodologia utilizada para tais fins, portanto, foi qualitativa descritiva tendo por referência bibliografia relativa ao tema e questionários aplicados com professores de história dos anos finais do ensino fundamental, visando a compreender melhor o cotidiano escolar, posicionamentos frente a legislação que proíbe o uso do smartphone, formação continuada e práticas pedagógicas envolvendo as TICs. Como resultado observou-se: o interesse da maioria dos professores em receber formação; a necessidade de maior oferta, por parte governo, de cursos para esta finalidade; o potencial que a aprendizagem móvel traz para ambos, professores no planejamento e alcance dos objetivos educacionais e educando no amadurecimento de sua autonomia e capacidade analítica com a mediação dos professores. Adjunto a isto, foi proposta uma prática pedagógica envolvendo a utilização da metodologia WebQuest, cujo tema está relacionado a ditadura. Ressalta-se que esta é apenas uma entre diversas possibilidades que a mobile learning proporciona, podendo ou não, conforme os objetivos ou possibilidades, ser utilizada com os smartphones dos alunos.
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