Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Danielly Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224068
Resumo: Este trabalho expõe um estudo de caso que busca compreender a relevância do papel do orientador educacional na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS. Para isto, foi realizado um questionário aplicado com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e uma entrevista semiestruturada junto à orientadora educacional. Teve-se como foco de pesquisa identificar o papel do orientador educacional na permanência dos estudantes, assim como identificar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição o perfil de atuação da orientadora educacional; identificar o perfil dos estudantes da Escola Estadual; examinar a relevância do orientador educacional para a permanência dos estudantes, segundo o olhar dos estudantes e identificar qual a importância da atuação da orientadora educacional para a garantia do direito à educação. Constatou-se que a orientação educacional é uma função de extrema importância dentro da escola, dado que pode prevenir a evasão e abandono escolar, fazendo valer o direito à educação. Sendo assim, vê-se a necessidade de que a orientação educacional seja regulamentada como cargo obrigatório dentro das escolas, para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) possam ser atingidas e para que tal posição seja vista como maneira de defender uma educação pública de qualidade.
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