Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224068 |
Resumo: | Este trabalho expõe um estudo de caso que busca compreender a relevância do papel do orientador educacional na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS. Para isto, foi realizado um questionário aplicado com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e uma entrevista semiestruturada junto à orientadora educacional. Teve-se como foco de pesquisa identificar o papel do orientador educacional na permanência dos estudantes, assim como identificar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição o perfil de atuação da orientadora educacional; identificar o perfil dos estudantes da Escola Estadual; examinar a relevância do orientador educacional para a permanência dos estudantes, segundo o olhar dos estudantes e identificar qual a importância da atuação da orientadora educacional para a garantia do direito à educação. Constatou-se que a orientação educacional é uma função de extrema importância dentro da escola, dado que pode prevenir a evasão e abandono escolar, fazendo valer o direito à educação. Sendo assim, vê-se a necessidade de que a orientação educacional seja regulamentada como cargo obrigatório dentro das escolas, para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) possam ser atingidas e para que tal posição seja vista como maneira de defender uma educação pública de qualidade. |
id |
UFRGS-2_f322407991ff14348dc36771fd76d001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224068 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Danielly MachadoMarchand, Patrícia Souza2021-07-16T04:30:38Z2020http://hdl.handle.net/10183/224068001128466Este trabalho expõe um estudo de caso que busca compreender a relevância do papel do orientador educacional na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS. Para isto, foi realizado um questionário aplicado com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e uma entrevista semiestruturada junto à orientadora educacional. Teve-se como foco de pesquisa identificar o papel do orientador educacional na permanência dos estudantes, assim como identificar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição o perfil de atuação da orientadora educacional; identificar o perfil dos estudantes da Escola Estadual; examinar a relevância do orientador educacional para a permanência dos estudantes, segundo o olhar dos estudantes e identificar qual a importância da atuação da orientadora educacional para a garantia do direito à educação. Constatou-se que a orientação educacional é uma função de extrema importância dentro da escola, dado que pode prevenir a evasão e abandono escolar, fazendo valer o direito à educação. Sendo assim, vê-se a necessidade de que a orientação educacional seja regulamentada como cargo obrigatório dentro das escolas, para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) possam ser atingidas e para que tal posição seja vista como maneira de defender uma educação pública de qualidade.application/pdfporOrientação educacionalDireito à educaçãoEvasão escolarEscola públicaOrientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128466.pdf.txt001128466.pdf.txtExtracted Texttext/plain118861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224068/2/001128466.pdf.txt750062d78f702b35c5f32028ca2eddb9MD52ORIGINAL001128466.pdfTexto completoapplication/pdf872538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224068/1/001128466.pdf2ccbb7668c62369b76ba1ec97df309c1MD5110183/2240682021-08-18 04:39:41.919659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224068Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:39:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
title |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
spellingShingle |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS Ferreira, Danielly Machado Orientação educacional Direito à educação Evasão escolar Escola pública |
title_short |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
title_full |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
title_fullStr |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
title_full_unstemmed |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
title_sort |
Orientação educacional: a relevância do seu papel na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS |
author |
Ferreira, Danielly Machado |
author_facet |
Ferreira, Danielly Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Danielly Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marchand, Patrícia Souza |
contributor_str_mv |
Marchand, Patrícia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação educacional Direito à educação Evasão escolar Escola pública |
topic |
Orientação educacional Direito à educação Evasão escolar Escola pública |
description |
Este trabalho expõe um estudo de caso que busca compreender a relevância do papel do orientador educacional na permanência dos(as) estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Sapucaia do Sul/RS. Para isto, foi realizado um questionário aplicado com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e uma entrevista semiestruturada junto à orientadora educacional. Teve-se como foco de pesquisa identificar o papel do orientador educacional na permanência dos estudantes, assim como identificar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição o perfil de atuação da orientadora educacional; identificar o perfil dos estudantes da Escola Estadual; examinar a relevância do orientador educacional para a permanência dos estudantes, segundo o olhar dos estudantes e identificar qual a importância da atuação da orientadora educacional para a garantia do direito à educação. Constatou-se que a orientação educacional é uma função de extrema importância dentro da escola, dado que pode prevenir a evasão e abandono escolar, fazendo valer o direito à educação. Sendo assim, vê-se a necessidade de que a orientação educacional seja regulamentada como cargo obrigatório dentro das escolas, para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) possam ser atingidas e para que tal posição seja vista como maneira de defender uma educação pública de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-16T04:30:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224068 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128466 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224068 |
identifier_str_mv |
001128466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224068/2/001128466.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224068/1/001128466.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
750062d78f702b35c5f32028ca2eddb9 2ccbb7668c62369b76ba1ec97df309c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224609436008448 |