O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Camilla Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117602
Resumo: O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado.
id UFRGS-2_f33501a90c8e3cd9fb0b3e3ca1a4c515
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117602
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paiva, Camilla FreitasNaujorks, Jane da Costa2015-06-09T01:59:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/117602000966760O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado.application/pdfporProdução textualAnálise lingüísticaLeituraTexto argumentativo : AnáliseO reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966760.pdf000966760.pdfTexto completoapplication/pdf418943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/1/000966760.pdfbec7514d469c1e55aa7a23b7e6071e3aMD51TEXT000966760.pdf.txt000966760.pdf.txtExtracted Texttext/plain35110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/2/000966760.pdf.txt4a7582d5ec658bd93632ceaf0a7c9118MD52THUMBNAIL000966760.pdf.jpg000966760.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/3/000966760.pdf.jpg3c7d0720a9c5e8c100c82ea6090968a4MD5310183/1176022023-09-02 03:35:37.430141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
title O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
spellingShingle O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
Paiva, Camilla Freitas
Produção textual
Análise lingüística
Leitura
Texto argumentativo : Análise
title_short O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
title_full O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
title_fullStr O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
title_full_unstemmed O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
title_sort O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
author Paiva, Camilla Freitas
author_facet Paiva, Camilla Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Camilla Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naujorks, Jane da Costa
contributor_str_mv Naujorks, Jane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Análise lingüística
Leitura
Texto argumentativo : Análise
topic Produção textual
Análise lingüística
Leitura
Texto argumentativo : Análise
description O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117602
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966760
url http://hdl.handle.net/10183/117602
identifier_str_mv 000966760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/1/000966760.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/2/000966760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/3/000966760.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bec7514d469c1e55aa7a23b7e6071e3a
4a7582d5ec658bd93632ceaf0a7c9118
3c7d0720a9c5e8c100c82ea6090968a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224487281098752