O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117602 |
Resumo: | O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado. |
id |
UFRGS-2_f33501a90c8e3cd9fb0b3e3ca1a4c515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117602 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paiva, Camilla FreitasNaujorks, Jane da Costa2015-06-09T01:59:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/117602000966760O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado.application/pdfporProdução textualAnálise lingüísticaLeituraTexto argumentativo : AnáliseO reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966760.pdf000966760.pdfTexto completoapplication/pdf418943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/1/000966760.pdfbec7514d469c1e55aa7a23b7e6071e3aMD51TEXT000966760.pdf.txt000966760.pdf.txtExtracted Texttext/plain35110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/2/000966760.pdf.txt4a7582d5ec658bd93632ceaf0a7c9118MD52THUMBNAIL000966760.pdf.jpg000966760.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/3/000966760.pdf.jpg3c7d0720a9c5e8c100c82ea6090968a4MD5310183/1176022023-09-02 03:35:37.430141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
title |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
spellingShingle |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo Paiva, Camilla Freitas Produção textual Análise lingüística Leitura Texto argumentativo : Análise |
title_short |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
title_full |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
title_fullStr |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
title_full_unstemmed |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
title_sort |
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo |
author |
Paiva, Camilla Freitas |
author_facet |
Paiva, Camilla Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Camilla Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
contributor_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção textual Análise lingüística Leitura Texto argumentativo : Análise |
topic |
Produção textual Análise lingüística Leitura Texto argumentativo : Análise |
description |
O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117602 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966760 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117602 |
identifier_str_mv |
000966760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/1/000966760.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/2/000966760.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117602/3/000966760.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bec7514d469c1e55aa7a23b7e6071e3a 4a7582d5ec658bd93632ceaf0a7c9118 3c7d0720a9c5e8c100c82ea6090968a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224487281098752 |