Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262710 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes. |
id |
UFRGS-2_f365a083925fc39f1d55f08a9e941677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262710 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Margarete ChesiniArenhaldt, Rafael2023-07-28T03:36:15Z2022http://hdl.handle.net/10183/262710001174069Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessor universitárioAuto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174069.pdf.txt001174069.pdf.txtExtracted Texttext/plain92910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/2/001174069.pdf.txtae98f75b472660ebe8071e3789e82362MD52ORIGINAL001174069.pdfTexto completoapplication/pdf940306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/1/001174069.pdf7f64ab6bd14aa4117f16a79303c8dac1MD5110183/2627102023-07-29 03:35:49.059801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
title |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
spellingShingle |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos Mendes, Margarete Chesini Educação de jovens e adultos Professor universitário |
title_short |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
title_full |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
title_fullStr |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
title_full_unstemmed |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
title_sort |
Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos |
author |
Mendes, Margarete Chesini |
author_facet |
Mendes, Margarete Chesini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Margarete Chesini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael |
contributor_str_mv |
Arenhaldt, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Professor universitário |
topic |
Educação de jovens e adultos Professor universitário |
description |
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:36:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262710 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174069 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262710 |
identifier_str_mv |
001174069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/2/001174069.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/1/001174069.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae98f75b472660ebe8071e3789e82362 7f64ab6bd14aa4117f16a79303c8dac1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224665719373824 |