Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Margarete Chesini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262710
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes.
id UFRGS-2_f365a083925fc39f1d55f08a9e941677
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262710
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Margarete ChesiniArenhaldt, Rafael2023-07-28T03:36:15Z2022http://hdl.handle.net/10183/262710001174069Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes.application/pdfporEducação de jovens e adultosProfessor universitárioAuto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174069.pdf.txt001174069.pdf.txtExtracted Texttext/plain92910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/2/001174069.pdf.txtae98f75b472660ebe8071e3789e82362MD52ORIGINAL001174069.pdfTexto completoapplication/pdf940306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/1/001174069.pdf7f64ab6bd14aa4117f16a79303c8dac1MD5110183/2627102023-07-29 03:35:49.059801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
title Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
spellingShingle Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
Mendes, Margarete Chesini
Educação de jovens e adultos
Professor universitário
title_short Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
title_full Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
title_fullStr Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
title_full_unstemmed Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
title_sort Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
author Mendes, Margarete Chesini
author_facet Mendes, Margarete Chesini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Margarete Chesini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
contributor_str_mv Arenhaldt, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Professor universitário
topic Educação de jovens e adultos
Professor universitário
description Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262710
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174069
url http://hdl.handle.net/10183/262710
identifier_str_mv 001174069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/2/001174069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262710/1/001174069.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae98f75b472660ebe8071e3789e82362
7f64ab6bd14aa4117f16a79303c8dac1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224665719373824