Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147976 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo. |
id |
UFRGS-2_f36f57fdb36c8381b27838051d12d716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147976 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Francisco, Paula SoaresFonseca, Denise Grosso da2016-09-09T02:13:08Z2016http://hdl.handle.net/10183/147976001001489O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo.The aim of this study was to evaluate the proposals to swimming teaching, in the primary sources studied, to identify the epistemology underlying to these approaches. This is a qualitative research design and the analyses are supported by a theoretical framework that discusses relational pedagogy and constructivist epistemology in contrast to other pedagogical and epistemological approaches. The theoretical framework addresses the history of teaching swimming, pedagogical and epistemological theories that support the analyzes. The authors of the analyzed articles strongly criticize the approach used to teaching the swimming strokes. Although the articles analysis indicates a prevalent developmental nature of teaching, approaches with the relational pedagogical practice and some evidence of the constructivist epistemology are identified. There are few publications related to the field of learning the swimming strokes. More studies focused on teaching swimming as learning process are needed.application/pdfporNataçãoEnsino e aprendizagemTeaching swimmingPedagogical proposalsConstructivist epistemologyEnsino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001489.pdf001001489.pdfTexto completoapplication/pdf608544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/1/001001489.pdf5f820500ead57fa7eca5c4377a03b390MD51TEXT001001489.pdf.txt001001489.pdf.txtExtracted Texttext/plain83476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/2/001001489.pdf.txteed5f71ff615634507e600898c8b194aMD52THUMBNAIL001001489.pdf.jpg001001489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/3/001001489.pdf.jpg6c795017749f5a21e72ec6eac8f907f8MD5310183/1479762022-07-14 04:56:07.368998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-14T07:56:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
title |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
spellingShingle |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas Francisco, Paula Soares Natação Ensino e aprendizagem Teaching swimming Pedagogical proposals Constructivist epistemology |
title_short |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
title_full |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
title_fullStr |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
title_sort |
Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas |
author |
Francisco, Paula Soares |
author_facet |
Francisco, Paula Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Paula Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação Ensino e aprendizagem |
topic |
Natação Ensino e aprendizagem Teaching swimming Pedagogical proposals Constructivist epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching swimming Pedagogical proposals Constructivist epistemology |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-09T02:13:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147976 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001489 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147976 |
identifier_str_mv |
001001489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/1/001001489.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/2/001001489.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/3/001001489.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f820500ead57fa7eca5c4377a03b390 eed5f71ff615634507e600898c8b194a 6c795017749f5a21e72ec6eac8f907f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447181494059008 |