Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Paula Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147976
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo.
id UFRGS-2_f36f57fdb36c8381b27838051d12d716
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Francisco, Paula SoaresFonseca, Denise Grosso da2016-09-09T02:13:08Z2016http://hdl.handle.net/10183/147976001001489O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo.The aim of this study was to evaluate the proposals to swimming teaching, in the primary sources studied, to identify the epistemology underlying to these approaches. This is a qualitative research design and the analyses are supported by a theoretical framework that discusses relational pedagogy and constructivist epistemology in contrast to other pedagogical and epistemological approaches. The theoretical framework addresses the history of teaching swimming, pedagogical and epistemological theories that support the analyzes. The authors of the analyzed articles strongly criticize the approach used to teaching the swimming strokes. Although the articles analysis indicates a prevalent developmental nature of teaching, approaches with the relational pedagogical practice and some evidence of the constructivist epistemology are identified. There are few publications related to the field of learning the swimming strokes. More studies focused on teaching swimming as learning process are needed.application/pdfporNataçãoEnsino e aprendizagemTeaching swimmingPedagogical proposalsConstructivist epistemologyEnsino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001489.pdf001001489.pdfTexto completoapplication/pdf608544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/1/001001489.pdf5f820500ead57fa7eca5c4377a03b390MD51TEXT001001489.pdf.txt001001489.pdf.txtExtracted Texttext/plain83476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/2/001001489.pdf.txteed5f71ff615634507e600898c8b194aMD52THUMBNAIL001001489.pdf.jpg001001489.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/3/001001489.pdf.jpg6c795017749f5a21e72ec6eac8f907f8MD5310183/1479762022-07-14 04:56:07.368998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-14T07:56:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
title Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
spellingShingle Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
Francisco, Paula Soares
Natação
Ensino e aprendizagem
Teaching swimming
Pedagogical proposals
Constructivist epistemology
title_short Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
title_full Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
title_fullStr Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
title_full_unstemmed Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
title_sort Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
author Francisco, Paula Soares
author_facet Francisco, Paula Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Paula Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Ensino e aprendizagem
topic Natação
Ensino e aprendizagem
Teaching swimming
Pedagogical proposals
Constructivist epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching swimming
Pedagogical proposals
Constructivist epistemology
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-09T02:13:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001489
url http://hdl.handle.net/10183/147976
identifier_str_mv 001001489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/1/001001489.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/2/001001489.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147976/3/001001489.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f820500ead57fa7eca5c4377a03b390
eed5f71ff615634507e600898c8b194a
6c795017749f5a21e72ec6eac8f907f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447181494059008