Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prada, Luigi de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236545
Resumo: A natação infantil traz inúmeros benefícios aos praticantes, que além de segurança e independência na piscina, por meio da prática regular, a criança pode ser estimulada de forma global, tanto no aspecto físico-motor, quanto nas esferas social, afetiva e cognitiva. Estes são alguns dos motivos que impulsionam a natação infantil em uma crescente de popularidade. Através de uma vivência com natação infantil, foi observado algumas divergências entre o que é esperado pelos pais e os objetivos que normalmente são propostos pelos professores. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar na visão dos professores qual ensino-aprendizagem está utilizado no processo de aprendizagem da natação infantil e se o mesmo mantém relação com a visão dos objetivos, motivação dos pais ao colocarem seus filhos de 3 a 6 anos nas aulas de natação. A Pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativa de caráter exploratório. Foram entrevistados, via Google Meet, 19 pais de crianças de 3 a 6 anos que praticam natação e 16 professores que ministram este tipo de aula na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Concluímos que, a aprendizagem de movimentos através da ludicidade, que garanta a sobrevivência aquática e aumente a segurança das crianças no meio líquido diminuindo o risco de afogamentos é o que permeia a motivação de pais e professores nas aulas de natação contribuindo para o desenvolvimento global das crianças de 3 a 6 anos.
id UNSP_83c820de7e522cbf36c207adc91d0a4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236545
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos paisInfantile swimming for children from 03 to 06 years old: the relationship between the teacher's teaching-learning and the parents' expectationsNataçãoCriançasPaisEnsino-aprendizagemSwimmingChildrenTeaching-learningA natação infantil traz inúmeros benefícios aos praticantes, que além de segurança e independência na piscina, por meio da prática regular, a criança pode ser estimulada de forma global, tanto no aspecto físico-motor, quanto nas esferas social, afetiva e cognitiva. Estes são alguns dos motivos que impulsionam a natação infantil em uma crescente de popularidade. Através de uma vivência com natação infantil, foi observado algumas divergências entre o que é esperado pelos pais e os objetivos que normalmente são propostos pelos professores. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar na visão dos professores qual ensino-aprendizagem está utilizado no processo de aprendizagem da natação infantil e se o mesmo mantém relação com a visão dos objetivos, motivação dos pais ao colocarem seus filhos de 3 a 6 anos nas aulas de natação. A Pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativa de caráter exploratório. Foram entrevistados, via Google Meet, 19 pais de crianças de 3 a 6 anos que praticam natação e 16 professores que ministram este tipo de aula na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Concluímos que, a aprendizagem de movimentos através da ludicidade, que garanta a sobrevivência aquática e aumente a segurança das crianças no meio líquido diminuindo o risco de afogamentos é o que permeia a motivação de pais e professores nas aulas de natação contribuindo para o desenvolvimento global das crianças de 3 a 6 anos.Children's swimming brings benefits to practitioners, in addition to the safety and independence inside the pool, regular practice can stimulate and bring multiple benefits for global development, not only in the physical-motor aspect, as well as in the social, affective, and cognitive spheres. These are some of the reasons that drive children's swimming to increase in popularity. Through an experience with children's swimming, it was clear that there is a divergence between what is expected by parents and the goals that are normally proposed by swimming instructors. Thus, the objective of the investigation is to verify the view of teachers on which learning method is used in the learning process of children's swimming and if it maintains the relationship with the vision of the goals, and motivation of parents when placing their children from 3 to 6 years old in swimming lessons. The research is characterized by an exploratory qualitative nature. There were questionnaires via Google Meet with 19 parents of children aged 3 to 6 who practice swimming and 16 instructors who teach this type of class in the city of Bauru, in the state of São Paulo. In conclusion, the learning of movements through playfulness guarantees the development of children in the environment, the independence and the safety inside the water, reducing the risk of drowning. That’s what brings children aged 3 to 6 years to the swimming practice.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prada, Luigi de Oliveira2022-09-14T11:48:05Z2022-09-14T11:48:05Z2022-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:03:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:03:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
Infantile swimming for children from 03 to 06 years old: the relationship between the teacher's teaching-learning and the parents' expectations
title Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
spellingShingle Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
Prada, Luigi de Oliveira
Natação
Crianças
Pais
Ensino-aprendizagem
Swimming
Children
Teaching-learning
title_short Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
title_full Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
title_fullStr Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
title_full_unstemmed Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
title_sort Natação infantil para crianças de 03 a 06 anos: a relação entre o ensino-aprendizagem do professor e a expectativa dos pais
author Prada, Luigi de Oliveira
author_facet Prada, Luigi de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Junior, Milton Vieira do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prada, Luigi de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Crianças
Pais
Ensino-aprendizagem
Swimming
Children
Teaching-learning
topic Natação
Crianças
Pais
Ensino-aprendizagem
Swimming
Children
Teaching-learning
description A natação infantil traz inúmeros benefícios aos praticantes, que além de segurança e independência na piscina, por meio da prática regular, a criança pode ser estimulada de forma global, tanto no aspecto físico-motor, quanto nas esferas social, afetiva e cognitiva. Estes são alguns dos motivos que impulsionam a natação infantil em uma crescente de popularidade. Através de uma vivência com natação infantil, foi observado algumas divergências entre o que é esperado pelos pais e os objetivos que normalmente são propostos pelos professores. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar na visão dos professores qual ensino-aprendizagem está utilizado no processo de aprendizagem da natação infantil e se o mesmo mantém relação com a visão dos objetivos, motivação dos pais ao colocarem seus filhos de 3 a 6 anos nas aulas de natação. A Pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativa de caráter exploratório. Foram entrevistados, via Google Meet, 19 pais de crianças de 3 a 6 anos que praticam natação e 16 professores que ministram este tipo de aula na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Concluímos que, a aprendizagem de movimentos através da ludicidade, que garanta a sobrevivência aquática e aumente a segurança das crianças no meio líquido diminuindo o risco de afogamentos é o que permeia a motivação de pais e professores nas aulas de natação contribuindo para o desenvolvimento global das crianças de 3 a 6 anos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T11:48:05Z
2022-09-14T11:48:05Z
2022-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236545
url http://hdl.handle.net/11449/236545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649397624406016