La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216395 |
Resumo: | Este trabalho apresenta as alterações dos arranjos organizacionais ocorridas a partir das mudanças ocorridas nas políticas públicas cinematográficas, desde o surgimento do cinema na Colômbia até 2018. A investigação se baseou na coleta de dados secundários e entrevistas, utilizando o método de análise de conteúdo, enfocando principalmente as transformações ocorridas a partir de 2003. Desde a promulgação da lei 814 de 2003, a cinematografia colombiana apresentou um grande crescimento e nesse processo diferentes arranjos organizacionais foram criados. Os novos órgãos Estatais e entes executores (Ministério da Cultura, Dirección de Cinematografía, Proimágenes Colombia e Retina Latina) e as novas legislações (Lei Geral de Cultura, Lei de Cine 814 de 2003, Lei de Filmagem 1556 de 2012) têm conseguido manter a produção de filmes ao longo dos anos. |
id |
UFRGS-2_f3700e337bcd87f24844980f72348664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216395 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rivera Mancilla, Liceth VivianaBaldi, Mariana2020-12-11T04:11:50Z20191983-3717http://hdl.handle.net/10183/216395001113301Este trabalho apresenta as alterações dos arranjos organizacionais ocorridas a partir das mudanças ocorridas nas políticas públicas cinematográficas, desde o surgimento do cinema na Colômbia até 2018. A investigação se baseou na coleta de dados secundários e entrevistas, utilizando o método de análise de conteúdo, enfocando principalmente as transformações ocorridas a partir de 2003. Desde a promulgação da lei 814 de 2003, a cinematografia colombiana apresentou um grande crescimento e nesse processo diferentes arranjos organizacionais foram criados. Os novos órgãos Estatais e entes executores (Ministério da Cultura, Dirección de Cinematografía, Proimágenes Colombia e Retina Latina) e as novas legislações (Lei Geral de Cultura, Lei de Cine 814 de 2003, Lei de Filmagem 1556 de 2012) têm conseguido manter a produção de filmes ao longo dos anos.This paper presents the alterations of the organizational arrangements that occurred as a consequence of changes that took place in the cinematographic public policies, since appearance of the cinema in Colombia until 2018. The investigation was based on the collection of secondary data and interviews, employing the method of content analysis, focusing mainly on the transformations that have taken place since 2003. Since the enactment of Law 814 of 2003, Colombian cinematography has shown a great growth and in this process different organizational arrangements were created.Este trabajo presenta los cambios en los arreglos organizacionales consecuentes de los cambios en las políticas públicas cinematográficas, desde el surgimiento del cine en Colombia hasta el 2018. La investigación se basó en la recopilación de datos secundarios y entrevistas utilizando el método de análisis de contenido, con foco principalmente en los cambios ocurridos a partir del 2003. Desde la Ley 814 del 2003, la cinematografía colombiana presentó un gran crecimiento y, en ese proceso, se crearon diferentes arreglos organizacionales. Los nuevos órganos Estatales y entes ejecutores (Ministerio de Cultura, Dirección de Cinematografía, Proimágenes Colombia, Retina Latina) y las nuevas leyes (Ley General de Cultura, Ley de Cine 814 de 2003, Ley de Filmación 1556 de 2012), han conseguido mantener una producción continua de películas a lo largo de los años.application/pdfspaPolíticas culturais em revista. Salvador. Vol. 12, no. 2 (jul./dec. 2019), p. 110-129Políticas culturaisProdução cinematográficaCulturaPolíticas públicasCultural policiesPublic policiesColombian cinemaCulturePolíticas culturalesCinematografía colombianaLa implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionalesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113301.pdf.txt001113301.pdf.txtExtracted Texttext/plain41157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216395/2/001113301.pdf.txtb2d59f863c7685540e801e6781d54348MD52ORIGINAL001113301.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf1902472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216395/1/001113301.pdf35d16c27e74ba8e69dd0564fe2f8c54bMD5110183/2163952020-12-12 05:20:21.59228oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216395Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-12T07:20:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
title |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
spellingShingle |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales Rivera Mancilla, Liceth Viviana Políticas culturais Produção cinematográfica Cultura Políticas públicas Cultural policies Public policies Colombian cinema Culture Políticas culturales Cinematografía colombiana |
title_short |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
title_full |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
title_fullStr |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
title_full_unstemmed |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
title_sort |
La implementación de las políticas cinematográficas en Colombia y los cambios en los arreglos organizacionales |
author |
Rivera Mancilla, Liceth Viviana |
author_facet |
Rivera Mancilla, Liceth Viviana Baldi, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Baldi, Mariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivera Mancilla, Liceth Viviana Baldi, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas culturais Produção cinematográfica Cultura Políticas públicas |
topic |
Políticas culturais Produção cinematográfica Cultura Políticas públicas Cultural policies Public policies Colombian cinema Culture Políticas culturales Cinematografía colombiana |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural policies Public policies Colombian cinema Culture |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Políticas culturales Cinematografía colombiana |
description |
Este trabalho apresenta as alterações dos arranjos organizacionais ocorridas a partir das mudanças ocorridas nas políticas públicas cinematográficas, desde o surgimento do cinema na Colômbia até 2018. A investigação se baseou na coleta de dados secundários e entrevistas, utilizando o método de análise de conteúdo, enfocando principalmente as transformações ocorridas a partir de 2003. Desde a promulgação da lei 814 de 2003, a cinematografia colombiana apresentou um grande crescimento e nesse processo diferentes arranjos organizacionais foram criados. Os novos órgãos Estatais e entes executores (Ministério da Cultura, Dirección de Cinematografía, Proimágenes Colombia e Retina Latina) e as novas legislações (Lei Geral de Cultura, Lei de Cine 814 de 2003, Lei de Filmagem 1556 de 2012) têm conseguido manter a produção de filmes ao longo dos anos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-11T04:11:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216395 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-3717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113301 |
identifier_str_mv |
1983-3717 001113301 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas culturais em revista. Salvador. Vol. 12, no. 2 (jul./dec. 2019), p. 110-129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216395/2/001113301.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216395/1/001113301.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2d59f863c7685540e801e6781d54348 35d16c27e74ba8e69dd0564fe2f8c54b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225003931271168 |