O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69770 |
Resumo: | O estudo verifica de que forma os alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFRGS se comportam em relação à busca e o uso da informação. Procura identificar quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observar a frequência do uso dos periódicos impressos, bases de dados e Portal da Capes, bem como identificar os processos de busca e uso dos pós-graduandos. Utiliza abordagem quanti-qualitativa e aplica como instrumento de coleta de dados um questionário. Esse instrumento foi composto por questões abertas e fechadas e enviado por e-mail aos alunos dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos seguintes programas: Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), Pós-Graduação de Ensino (PPG-ENSIMAT) e Pós-Graduação de Matemática Aplicada (PPGMAP). Infere sobre o perfil dos pós-graduandos, aborda sua formação acadêmica e identifica o programa de pós ao qual está vinculado. Verifica o uso das fontes utilizadas para a busca da informação, as estratégias de uso e as etapas empreendidas no processo de busca e uso. Conclui que os pós-graduandos do Instituto de Matemática se comportam de forma diferenciada aos modelos de comportamentos informacionais sugeridos por Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) e Choo (2006). Constata que somente alguns comportamentos e características de busca e uso de informação assemelham-se aos modelos citados nesse estudo. Sugere o emprego de outras metodologias e frequente análise do comportamento informacional objetivando conhecer em profundidade os caminhos percorridos pelos futuros pesquisadores na área de Matemática no Brasil. |
id |
UFRGS-2_f39ed65d6ef871b71e1e8330845f5a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69770 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadros, Carolina MachadoSousa, Rodrigo Silva Caxias deNascimento, Bruna Silva do2013-03-26T01:46:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/69770000872483O estudo verifica de que forma os alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFRGS se comportam em relação à busca e o uso da informação. Procura identificar quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observar a frequência do uso dos periódicos impressos, bases de dados e Portal da Capes, bem como identificar os processos de busca e uso dos pós-graduandos. Utiliza abordagem quanti-qualitativa e aplica como instrumento de coleta de dados um questionário. Esse instrumento foi composto por questões abertas e fechadas e enviado por e-mail aos alunos dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos seguintes programas: Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), Pós-Graduação de Ensino (PPG-ENSIMAT) e Pós-Graduação de Matemática Aplicada (PPGMAP). Infere sobre o perfil dos pós-graduandos, aborda sua formação acadêmica e identifica o programa de pós ao qual está vinculado. Verifica o uso das fontes utilizadas para a busca da informação, as estratégias de uso e as etapas empreendidas no processo de busca e uso. Conclui que os pós-graduandos do Instituto de Matemática se comportam de forma diferenciada aos modelos de comportamentos informacionais sugeridos por Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) e Choo (2006). Constata que somente alguns comportamentos e características de busca e uso de informação assemelham-se aos modelos citados nesse estudo. Sugere o emprego de outras metodologias e frequente análise do comportamento informacional objetivando conhecer em profundidade os caminhos percorridos pelos futuros pesquisadores na área de Matemática no Brasil.The study examines how students of the Post Graduate Institute of Mathematics of UFRGS behave in relation to search and use of information. Seeks to identify what are the sources of information that students use most frequently to observe the use of printed journals, databases and Portal Capes and identify search processes and use of graduate students. Uses quantitative and qualitative approach and applies as an instrument of data collection a questionnaire. This instrument consisted of open and closed questions and sent by email to the students of Master's, doctoral and postdoctoral programs of the following: Graduate in Mathematics (PPGMAT), Graduate Teaching (PPG-ENSIMAT) Graduate and Applied Mathematics (PPGMAP). Inferred about the profile of graduate students, addresses their academic program and identifies the post to which you are bound. Checks the use of sources used for information search use the strategies and steps taken in the process of seeking and use. Concludes that the graduate students of the Institute of Mathematics behave differently to conduct informational models suggested by Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) and Choo (2006). Notes that only some behaviors and characteristics of information seeking and use models similar to those cited in this study. Suggests the use of other methodologies and frequent analysis of information behavior aiming know in depth the paths taken by future researchers in the area of Mathematics in Brazil.application/pdfporBusca de informaçãoUso de informaçãoInformation behaviorInformation useInformation seekingGraduate studentsMathematicsO comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872483.pdf000872483.pdfTexto completoapplication/pdf837922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69770/1/000872483.pdfc49dc64620392f0d8d81cef57598ec38MD51TEXT000872483.pdf.txt000872483.pdf.txtExtracted Texttext/plain124174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69770/2/000872483.pdf.txt17934e152a0d5fa9a74f37acfb0dd987MD52THUMBNAIL000872483.pdf.jpg000872483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69770/3/000872483.pdf.jpg14907575c866ee8059c2e1971b010b00MD5310183/697702018-10-15 08:02:09.778oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:02:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
title |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
spellingShingle |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS Quadros, Carolina Machado Busca de informação Uso de informação Information behavior Information use Information seeking Graduate students Mathematics |
title_short |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
title_full |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
title_fullStr |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
title_full_unstemmed |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
title_sort |
O comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGS |
author |
Quadros, Carolina Machado |
author_facet |
Quadros, Carolina Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Carolina Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nascimento, Bruna Silva do |
contributor_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de Nascimento, Bruna Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Busca de informação Uso de informação |
topic |
Busca de informação Uso de informação Information behavior Information use Information seeking Graduate students Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information behavior Information use Information seeking Graduate students Mathematics |
description |
O estudo verifica de que forma os alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFRGS se comportam em relação à busca e o uso da informação. Procura identificar quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observar a frequência do uso dos periódicos impressos, bases de dados e Portal da Capes, bem como identificar os processos de busca e uso dos pós-graduandos. Utiliza abordagem quanti-qualitativa e aplica como instrumento de coleta de dados um questionário. Esse instrumento foi composto por questões abertas e fechadas e enviado por e-mail aos alunos dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos seguintes programas: Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), Pós-Graduação de Ensino (PPG-ENSIMAT) e Pós-Graduação de Matemática Aplicada (PPGMAP). Infere sobre o perfil dos pós-graduandos, aborda sua formação acadêmica e identifica o programa de pós ao qual está vinculado. Verifica o uso das fontes utilizadas para a busca da informação, as estratégias de uso e as etapas empreendidas no processo de busca e uso. Conclui que os pós-graduandos do Instituto de Matemática se comportam de forma diferenciada aos modelos de comportamentos informacionais sugeridos por Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) e Choo (2006). Constata que somente alguns comportamentos e características de busca e uso de informação assemelham-se aos modelos citados nesse estudo. Sugere o emprego de outras metodologias e frequente análise do comportamento informacional objetivando conhecer em profundidade os caminhos percorridos pelos futuros pesquisadores na área de Matemática no Brasil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-26T01:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69770 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69770 |
identifier_str_mv |
000872483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69770/1/000872483.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69770/2/000872483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69770/3/000872483.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c49dc64620392f0d8d81cef57598ec38 17934e152a0d5fa9a74f37acfb0dd987 14907575c866ee8059c2e1971b010b00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442777436160 |