Em busca de um outro olhar: compreendendo as percepções dos usuários da biblioteca da faculdade de ciências econômicas da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goncalves, Eliane Maria Severo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18482
Resumo: Investiga a percepção dos usuários da Biblioteca Gládis W. do Amaral, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, reveladas em situações de busca e uso da informação. Especificamente, pretendeu identificar as necessidades de informação e os comportamentos de busca e uso da informação dos usuários da Biblioteca; mapear os pontos fortes e os pontos fracos da Biblioteca; caracterizar os usuários da Biblioteca; propor ações a serem consideradas na discussão e elaboração do planejamento estratégico da Biblioteca em 2010. Utiliza metodologia de cunho qualitativo tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada baseada na entrevista da linha do tempo da Abordagem do Sense-Making. Foram entrevistados 11 usuários entre docentes, alunos de graduação e alunos de pós-graduação. Baseado no modelo de uso de informação de Choo (2006), a análise dos resultados da pesquisa demonstra que as necessidades de informação referem-se a temas a serem esclarecidos ou compreendidos para a realização de trabalhos ou prova e para a localização de materiais no acervo. Quanto à busca da informação, os alunos contam com um intermediário para dar início ao processo de verificação de fontes, o professor que indica a bibliografia para a elaboração de trabalhos de uma disciplina. Ainda, entre as fontes mais consultadas está a Internet e seus sites de busca, seguindo-se a Biblioteca e seu acervo. A maioria dos entrevistados não utiliza bases de dados referenciais e não consulta o bibliotecário para o momento inicial de suas buscas. O bibliotecário é lembrado em um segundo momento, quando da não localização de algum livro ou periódico no acervo. No estágio de uso da informação, verifica-se que as ajudas desejadas da informação constituíram-se de criar idéias, encontrar direções ou caminhos, adquirir capacidades, obter apoio ou confirmação, motivar-se e acalmar-se ou relaxar. Quanto aos usos da informação, as categorias encontradas são para esclarecimento, compreensão do problema, instrumental e confirmativo. Ainda, constata-se que as reações emocionais sentidas no princípio do processo não correspondem ao modelo conceitual. Quanto à caracterização dos usuários, o que chama a atenção é esses não se perceberem como cidadãos na relação com a Biblioteca. No tocante aos pontos fortes e fracos da Biblioteca, a percepção dos usuários incidiu sobre o acervo, o catálogo on-line SABi, os serviços e o uso da Biblioteca. Recomenda algumas ações que abrangem a realização de um estudo sobre os fatores envolvidos na freqüência dos professores à Biblioteca, de um programa de orientação aos usuários, a melhoria na comunicação entre Biblioteca e usuários e a implementação do serviço de referência.
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