Em busca de um outro olhar: compreendendo as percepções dos usuários da biblioteca da faculdade de ciências econômicas da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18482 |
Resumo: | Investiga a percepção dos usuários da Biblioteca Gládis W. do Amaral, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, reveladas em situações de busca e uso da informação. Especificamente, pretendeu identificar as necessidades de informação e os comportamentos de busca e uso da informação dos usuários da Biblioteca; mapear os pontos fortes e os pontos fracos da Biblioteca; caracterizar os usuários da Biblioteca; propor ações a serem consideradas na discussão e elaboração do planejamento estratégico da Biblioteca em 2010. Utiliza metodologia de cunho qualitativo tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada baseada na entrevista da linha do tempo da Abordagem do Sense-Making. Foram entrevistados 11 usuários entre docentes, alunos de graduação e alunos de pós-graduação. Baseado no modelo de uso de informação de Choo (2006), a análise dos resultados da pesquisa demonstra que as necessidades de informação referem-se a temas a serem esclarecidos ou compreendidos para a realização de trabalhos ou prova e para a localização de materiais no acervo. Quanto à busca da informação, os alunos contam com um intermediário para dar início ao processo de verificação de fontes, o professor que indica a bibliografia para a elaboração de trabalhos de uma disciplina. Ainda, entre as fontes mais consultadas está a Internet e seus sites de busca, seguindo-se a Biblioteca e seu acervo. A maioria dos entrevistados não utiliza bases de dados referenciais e não consulta o bibliotecário para o momento inicial de suas buscas. O bibliotecário é lembrado em um segundo momento, quando da não localização de algum livro ou periódico no acervo. No estágio de uso da informação, verifica-se que as ajudas desejadas da informação constituíram-se de criar idéias, encontrar direções ou caminhos, adquirir capacidades, obter apoio ou confirmação, motivar-se e acalmar-se ou relaxar. Quanto aos usos da informação, as categorias encontradas são para esclarecimento, compreensão do problema, instrumental e confirmativo. Ainda, constata-se que as reações emocionais sentidas no princípio do processo não correspondem ao modelo conceitual. Quanto à caracterização dos usuários, o que chama a atenção é esses não se perceberem como cidadãos na relação com a Biblioteca. No tocante aos pontos fortes e fracos da Biblioteca, a percepção dos usuários incidiu sobre o acervo, o catálogo on-line SABi, os serviços e o uso da Biblioteca. Recomenda algumas ações que abrangem a realização de um estudo sobre os fatores envolvidos na freqüência dos professores à Biblioteca, de um programa de orientação aos usuários, a melhoria na comunicação entre Biblioteca e usuários e a implementação do serviço de referência. |
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Goncalves, Eliane Maria SeveroRozados, Helen Beatriz Frota2010-02-06T04:14:29Z2009http://hdl.handle.net/10183/18482000730097Investiga a percepção dos usuários da Biblioteca Gládis W. do Amaral, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, reveladas em situações de busca e uso da informação. Especificamente, pretendeu identificar as necessidades de informação e os comportamentos de busca e uso da informação dos usuários da Biblioteca; mapear os pontos fortes e os pontos fracos da Biblioteca; caracterizar os usuários da Biblioteca; propor ações a serem consideradas na discussão e elaboração do planejamento estratégico da Biblioteca em 2010. Utiliza metodologia de cunho qualitativo tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada baseada na entrevista da linha do tempo da Abordagem do Sense-Making. Foram entrevistados 11 usuários entre docentes, alunos de graduação e alunos de pós-graduação. Baseado no modelo de uso de informação de Choo (2006), a análise dos resultados da pesquisa demonstra que as necessidades de informação referem-se a temas a serem esclarecidos ou compreendidos para a realização de trabalhos ou prova e para a localização de materiais no acervo. Quanto à busca da informação, os alunos contam com um intermediário para dar início ao processo de verificação de fontes, o professor que indica a bibliografia para a elaboração de trabalhos de uma disciplina. Ainda, entre as fontes mais consultadas está a Internet e seus sites de busca, seguindo-se a Biblioteca e seu acervo. A maioria dos entrevistados não utiliza bases de dados referenciais e não consulta o bibliotecário para o momento inicial de suas buscas. O bibliotecário é lembrado em um segundo momento, quando da não localização de algum livro ou periódico no acervo. No estágio de uso da informação, verifica-se que as ajudas desejadas da informação constituíram-se de criar idéias, encontrar direções ou caminhos, adquirir capacidades, obter apoio ou confirmação, motivar-se e acalmar-se ou relaxar. Quanto aos usos da informação, as categorias encontradas são para esclarecimento, compreensão do problema, instrumental e confirmativo. Ainda, constata-se que as reações emocionais sentidas no princípio do processo não correspondem ao modelo conceitual. Quanto à caracterização dos usuários, o que chama a atenção é esses não se perceberem como cidadãos na relação com a Biblioteca. No tocante aos pontos fortes e fracos da Biblioteca, a percepção dos usuários incidiu sobre o acervo, o catálogo on-line SABi, os serviços e o uso da Biblioteca. Recomenda algumas ações que abrangem a realização de um estudo sobre os fatores envolvidos na freqüência dos professores à Biblioteca, de um programa de orientação aos usuários, a melhoria na comunicação entre Biblioteca e usuários e a implementação do serviço de referência.It investigates the user´s perceptions of Biblioteca Gládis W. do Amaral of the Science Economics Faculty at the Federal University of Rio Grande do Sul revelead in seeking and use information situations. Sense-Making, a qualitative research method, was utilized to obtain data using a semi-structured interview conducted with 11 users, students and professors. The Choo´s model use information was using to the data analysis.application/pdfporBiblioteca universitáriaEstudo de usuárioBusca de informaçãoUsers studiesUniversity librariesInformation needsInformation-seekingInformation useEm busca de um outro olhar: compreendendo as percepções dos usuários da biblioteca da faculdade de ciências econômicas da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitáriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000730097.pdf000730097.pdfTexto completoapplication/pdf525813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18482/1/000730097.pdf54f8f1f2375348846d4d8331774e2304MD51TEXT000730097.pdf.txt000730097.pdf.txtExtracted Texttext/plain132744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18482/2/000730097.pdf.txt1403eb6c20f9ce576b58c4cd67093534MD52THUMBNAIL000730097.pdf.jpg000730097.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18482/3/000730097.pdf.jpg0cf77009ada53e138e35d07f132dd290MD5310183/184822018-10-17 09:27:59.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:27:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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