A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontela, Jéssica Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174346
Resumo: Os índices de evasão são um problema no coração da Educação a Distância (EaD), pois apresentam significativos prejuízos ao sistema educacional. Torna-se necessário então, refletir e buscar compreender o que leva os estudantes a desistir dos cursos e disciplinas nessa modalidade? O que os leva a persistir? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de monitoria de uma disciplina eletiva na modalidade a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A disciplina apresentou um índice significativo de evasão no ano em que começou a ser oferecida aos estudantes, 2014, e após ser colocadas em prática estratégias buscando minimizar as possíveis causas de desistência, em 2015, o número de alunos que se matricularam e permaneceram aumentou consideravelmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como resultado da análise a identificação da estratégia pedagógica da monitoria aliada ao uso dos dispositivos móveis, através do comunicador instantâneo WhatsApp, como fatores de persistência dos estudantes para concluir a disciplina.
id UFRGS-2_f3b5b493f7ea531feb56cda5a7398912
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174346
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontela, Jéssica CunhaBoll, Cíntia Inês2018-04-04T02:25:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/174346001062261Os índices de evasão são um problema no coração da Educação a Distância (EaD), pois apresentam significativos prejuízos ao sistema educacional. Torna-se necessário então, refletir e buscar compreender o que leva os estudantes a desistir dos cursos e disciplinas nessa modalidade? O que os leva a persistir? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de monitoria de uma disciplina eletiva na modalidade a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A disciplina apresentou um índice significativo de evasão no ano em que começou a ser oferecida aos estudantes, 2014, e após ser colocadas em prática estratégias buscando minimizar as possíveis causas de desistência, em 2015, o número de alunos que se matricularam e permaneceram aumentou consideravelmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como resultado da análise a identificação da estratégia pedagógica da monitoria aliada ao uso dos dispositivos móveis, através do comunicador instantâneo WhatsApp, como fatores de persistência dos estudantes para concluir a disciplina.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologia educacionalA estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062261.pdf001062261.pdfTexto completoapplication/pdf746630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174346/1/001062261.pdf79e12268ef0ce0588dd1d8eb0b07f2b7MD51TEXT001062261.pdf.txt001062261.pdf.txtExtracted Texttext/plain113593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174346/2/001062261.pdf.txt3787f6872ad460cbf1c70b79f8d597cfMD52THUMBNAIL001062261.pdf.jpg001062261.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174346/3/001062261.pdf.jpg646bd34bf9ef8611616f1b737330d645MD5310183/1743462021-12-06 05:38:54.979272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174346Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
title A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
spellingShingle A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
Fontela, Jéssica Cunha
Ensino a distância
Tecnologia educacional
title_short A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
title_full A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
title_fullStr A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
title_full_unstemmed A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
title_sort A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
author Fontela, Jéssica Cunha
author_facet Fontela, Jéssica Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontela, Jéssica Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologia educacional
topic Ensino a distância
Tecnologia educacional
description Os índices de evasão são um problema no coração da Educação a Distância (EaD), pois apresentam significativos prejuízos ao sistema educacional. Torna-se necessário então, refletir e buscar compreender o que leva os estudantes a desistir dos cursos e disciplinas nessa modalidade? O que os leva a persistir? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de monitoria de uma disciplina eletiva na modalidade a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A disciplina apresentou um índice significativo de evasão no ano em que começou a ser oferecida aos estudantes, 2014, e após ser colocadas em prática estratégias buscando minimizar as possíveis causas de desistência, em 2015, o número de alunos que se matricularam e permaneceram aumentou consideravelmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como resultado da análise a identificação da estratégia pedagógica da monitoria aliada ao uso dos dispositivos móveis, através do comunicador instantâneo WhatsApp, como fatores de persistência dos estudantes para concluir a disciplina.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174346
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062261
url http://hdl.handle.net/10183/174346
identifier_str_mv 001062261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174346/1/001062261.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174346/2/001062261.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174346/3/001062261.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79e12268ef0ce0588dd1d8eb0b07f2b7
3787f6872ad460cbf1c70b79f8d597cf
646bd34bf9ef8611616f1b737330d645
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211835654144