A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174346 |
Resumo: | Os índices de evasão são um problema no coração da Educação a Distância (EaD), pois apresentam significativos prejuízos ao sistema educacional. Torna-se necessário então, refletir e buscar compreender o que leva os estudantes a desistir dos cursos e disciplinas nessa modalidade? O que os leva a persistir? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de monitoria de uma disciplina eletiva na modalidade a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A disciplina apresentou um índice significativo de evasão no ano em que começou a ser oferecida aos estudantes, 2014, e após ser colocadas em prática estratégias buscando minimizar as possíveis causas de desistência, em 2015, o número de alunos que se matricularam e permaneceram aumentou consideravelmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como resultado da análise a identificação da estratégia pedagógica da monitoria aliada ao uso dos dispositivos móveis, através do comunicador instantâneo WhatsApp, como fatores de persistência dos estudantes para concluir a disciplina. |
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