Papel e atribuições do preceptor na formação do profissional da saúde no contexto do ensino em cenários de prática do Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Gabriel Brazil de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202760
Resumo: INTRODUÇÃO: Preceptor é o profissional vinculado ao serviço de saúde, com formação superior e cuja responsabilidade é estreitar a distância entre o saber teórico e a prática na formação dos estudantes. OBJETIVO: Descrever e sistematizar, por meio de uma revisão de literatura, o papel e as atribuições do preceptor na formação dos profissionais dentro do contexto do ensino em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS). METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, exploratória, que utilizou a base de dados bibliográficos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a consulta aos artigos da Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), Revista da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM) e ao catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram utilizados como descritores combinados: preceptoria AND estágio clínico, preceptoria AND sistema único de saúde e educação AND preceptoria. No campo de pesquisa, os descritores deveriam constar no título, resumo ou assunto das publicações. Como critérios de inclusão, as publicações deveriam ser artigos, dissertações, teses em português, inglês ou espanhol, envolvendo a temática estudada, publicadas de 2001 a 2018. Foram excluídos trabalhos que não abordavam a temática e que estavam duplicados entre as bases pesquisadas. Após as exclusões, os resumos dos trabalhos selecionados foram lidos para análise. A análise realizada foi descritiva. RESULTADOS: Foram analisados 55 estudos voltados ao tema da preceptoria na saúde no Brasil, sendo 36 artigos, 17 dissertações e duas teses. Os estudos foram publicados entre 2008 e 2018 e incluíram 11 diferentes profissões da área da saúde. A maioria dos estudos utilizou abordagem metodológica qualitativa (85,8%), utilizando a entrevista semiestruturada (60%) e a análise de conteúdo de Bardin (55%). O preceptor foi identificado como o profissional do serviço de saúde que recebe, integra, orienta, avalia, acompanha, supervisiona, ensina, aproxima, media, aconselha, demonstra, explica, escuta, forma, estimula, conscientiza – verbos de ação e que denotam a natureza prática desta atividade. Além da capacidade técnica, o preceptor deve ter habilidades relacionais e competências pedagógicas que favoreçam o aprendizado nos serviços. Os principais desafios para a preceptoria relacionaram à falta de infraestrutura adequada dos serviços de saúde, ausência de formação didático-pedagógica dos preceptores e dificuldades para conciliar de maneira eficiente e equilibrada a supervisão e acompanhamento dos estudantes com as atividades clínicas da rotina do trabalho. CONCLUSÃO: O fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade reforça a importância da atuação do preceptor, que ainda enfrenta muitos desafios para o exercício da preceptoria. A preceptoria necessita de valorização e institucionalização, pois representa uma potente modalidade de ensino na saúde. Recomenda-se que estudos complementares, com diferentes abordagens metodológicas sejam realizados, buscando fortalecer a preceptoria como uma prática de ensino na saúde.
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