Perfil dimensional do desenvolvimento de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem : associação com idade materna e escolaridade materna e infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Bruna Rafaela da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262630
Resumo: Objetivo analisar o perfil do desenvolvimento de um grupo de crianças com diagnóstico de TDL, na faixa etária de dois a quatro anos e onze meses no teste IDADI. Também são analisadas as possíveis correlações entre as dimensões do desenvolvimento e variáveis como escolaridade e idade maternas e escolaridade infantil. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, com 40 crianças na faixa etária de dois a quatro anos e onze meses, diagnosticadas como tendo TDL por fonoaudiólogas, foram avaliados pelo inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil por meio do envio on line. Foi estabelecido perfil do desenvolvimento das crianças e analisadas as correlações com escolaridade e idade materna e inserção da criança na educação infantil. Resultados: A crianças com TDL apresentaram perfil alterado em comunicação e linguagem e cognição no IDADI. A escolaridade materna interferiu nas dimensões de comunicação e linguagem receptiva e expressiva, e cognição. A maior idade materna correlacionou-se em menor comportamento adaptativo. A escolarização infantil não interferiu significativamente no desenvolvimento da amostra estudada. Conclusão: O IDADI possibilita a identificação dos déficits de comunicação e linguagem expressiva de crianças com TDL. O maior nível de escolaridade materna repercute em melhores índices de desenvolvimento infantil.
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spelling Nolasco, Bruna Rafaela da SilvaSouza, Ana Paula Ramos deBandeira, Denise Ruschel2023-07-25T03:38:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/262630001173702Objetivo analisar o perfil do desenvolvimento de um grupo de crianças com diagnóstico de TDL, na faixa etária de dois a quatro anos e onze meses no teste IDADI. Também são analisadas as possíveis correlações entre as dimensões do desenvolvimento e variáveis como escolaridade e idade maternas e escolaridade infantil. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, com 40 crianças na faixa etária de dois a quatro anos e onze meses, diagnosticadas como tendo TDL por fonoaudiólogas, foram avaliados pelo inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil por meio do envio on line. Foi estabelecido perfil do desenvolvimento das crianças e analisadas as correlações com escolaridade e idade materna e inserção da criança na educação infantil. Resultados: A crianças com TDL apresentaram perfil alterado em comunicação e linguagem e cognição no IDADI. A escolaridade materna interferiu nas dimensões de comunicação e linguagem receptiva e expressiva, e cognição. A maior idade materna correlacionou-se em menor comportamento adaptativo. A escolarização infantil não interferiu significativamente no desenvolvimento da amostra estudada. Conclusão: O IDADI possibilita a identificação dos déficits de comunicação e linguagem expressiva de crianças com TDL. O maior nível de escolaridade materna repercute em melhores índices de desenvolvimento infantil.Objective: to analyze the development profile of a group of children diagnosed with Speech Language Impairment (SLI), aged between two and four years and eleven months in the IDADI test. Possible correlations between the dimensions of development and variables such as maternal education and age and childhood education are also analyzed. Method: It’ a quantitative transversal research with 40 children aged between two and four years and eleven months, diagnosed as having SLI by speech therapists, were evaluated using the dimensional inventory of assessment of child development through online submission. A profile of the children's development was established and the correlations with schooling and maternal age and the insertion of the child in early childhood education were analyzed. Results: Children with TDL showed an altered profile in communication, language and cognition in the IDADI. Maternal schooling interfered in the dimensions of communication and receptive and expressive language, and cognition. Higher maternal age correlated with lower adaptive behavior. Children's schooling did not significantly interfere with the development of the studied sample. Conclusion: The IDADI enables the identification of communication and expressive language deficits in children with TDL. The higher level of maternal education has repercussions on better child development indices.application/pdfporCriançaDistúrbios da linguagemDesenvolvimento da linguagemEscolaridadeFatores etáriosValidade do testeFonoaudiologiaLanguage developmentLanguageChild developmentLanguage testSocioeconomic factorsPerfil dimensional do desenvolvimento de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem : associação com idade materna e escolaridade materna e infantilDevepment dimensional profile of children with language development disorder : association with maternal age and maternal and child educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2023Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173702.pdf.txt001173702.pdf.txtExtracted Texttext/plain46620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262630/2/001173702.pdf.txt1ecf1af821ddc7b2580e3f08fb751572MD52ORIGINAL001173702.pdfTexto completoapplication/pdf548309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262630/1/001173702.pdf4f2c2ceeea546d485155c1a06b897655MD5110183/2626302023-07-26 03:31:23.563146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T06:31:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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