Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Aline Veloso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69852
Resumo: A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1
id UFRGS-2_f455579103023574dc64e6810d036d0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69852
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leal, Aline VelosoVasques, Carla Karnoppi2013-03-29T01:44:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/69852000875065A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1The present research has by theme student's schooling with autism. By focus, specialized educational services in the context of common teaching. This is a qualitative study, exploratory, realized through semi-structured interviews. The analysis contemplates the dialogue of empirical material inclusive and the historicalcultural approach. As the conclusions have the school and teacher importance to the development cognitive, subjective and social of the child with autism, the historicalcultural approach as a perspective can provide key devices for pedagogical practice, the need to reconfigure the place of medical and clinical diagnosis in the services in the field of special education, the central place of specialized education assistance for the management of school inclusion processes, the urgency to reframe a pedagogical practice focused on students' difficulties. The specialized education attendance is one of the institutional devices and pedagogical necessary for educational success of individuals with autism, but not the only one. It is necessary, then, thinking in the educational scope without simplifications.application/pdfporAutismoAtendimento especializadoSpecial educationSpecialized educational attendanceAutismEscolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875065.pdf000875065.pdfTexto completoapplication/pdf259223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/1/000875065.pdfe96ee7680da44be26f2120e8493c4e0aMD51TEXT000875065.pdf.txt000875065.pdf.txtExtracted Texttext/plain81490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/2/000875065.pdf.txt5cb40a0bb603742248f89a44655975a9MD52THUMBNAIL000875065.pdf.jpg000875065.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/3/000875065.pdf.jpg69191c2f135792e6b0e7cf678bcc920cMD5310183/698522018-10-15 08:05:27.624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69852Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
spellingShingle Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
Leal, Aline Veloso
Autismo
Atendimento especializado
Special education
Specialized educational attendance
Autism
title_short Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_full Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_fullStr Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
title_sort Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
author Leal, Aline Veloso
author_facet Leal, Aline Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Aline Veloso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
contributor_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Atendimento especializado
topic Autismo
Atendimento especializado
Special education
Specialized educational attendance
Autism
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Specialized educational attendance
Autism
description A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69852
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875065
url http://hdl.handle.net/10183/69852
identifier_str_mv 000875065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/1/000875065.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/2/000875065.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/3/000875065.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e96ee7680da44be26f2120e8493c4e0a
5cb40a0bb603742248f89a44655975a9
69191c2f135792e6b0e7cf678bcc920c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447102755438592