Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69852 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1 |
id |
UFRGS-2_f455579103023574dc64e6810d036d0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69852 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Aline VelosoVasques, Carla Karnoppi2013-03-29T01:44:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/69852000875065A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1The present research has by theme student's schooling with autism. By focus, specialized educational services in the context of common teaching. This is a qualitative study, exploratory, realized through semi-structured interviews. The analysis contemplates the dialogue of empirical material inclusive and the historicalcultural approach. As the conclusions have the school and teacher importance to the development cognitive, subjective and social of the child with autism, the historicalcultural approach as a perspective can provide key devices for pedagogical practice, the need to reconfigure the place of medical and clinical diagnosis in the services in the field of special education, the central place of specialized education assistance for the management of school inclusion processes, the urgency to reframe a pedagogical practice focused on students' difficulties. The specialized education attendance is one of the institutional devices and pedagogical necessary for educational success of individuals with autism, but not the only one. It is necessary, then, thinking in the educational scope without simplifications.application/pdfporAutismoAtendimento especializadoSpecial educationSpecialized educational attendanceAutismEscolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875065.pdf000875065.pdfTexto completoapplication/pdf259223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/1/000875065.pdfe96ee7680da44be26f2120e8493c4e0aMD51TEXT000875065.pdf.txt000875065.pdf.txtExtracted Texttext/plain81490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/2/000875065.pdf.txt5cb40a0bb603742248f89a44655975a9MD52THUMBNAIL000875065.pdf.jpg000875065.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/3/000875065.pdf.jpg69191c2f135792e6b0e7cf678bcc920cMD5310183/698522018-10-15 08:05:27.624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69852Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado Leal, Aline Veloso Autismo Atendimento especializado Special education Specialized educational attendance Autism |
title_short |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_full |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
title_sort |
Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado |
author |
Leal, Aline Veloso |
author_facet |
Leal, Aline Veloso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Aline Veloso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
contributor_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Atendimento especializado |
topic |
Autismo Atendimento especializado Special education Specialized educational attendance Autism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special education Specialized educational attendance Autism |
description |
A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1 |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69852 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875065 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69852 |
identifier_str_mv |
000875065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/1/000875065.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/2/000875065.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69852/3/000875065.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e96ee7680da44be26f2120e8493c4e0a 5cb40a0bb603742248f89a44655975a9 69191c2f135792e6b0e7cf678bcc920c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447102755438592 |