Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Paula Madeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Willhelm, Alice Rodrigues, Petersen, Circe Maria Salcides, Almeida, Rosa Maria Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197810
Resumo: Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade.
id UFRGS-2_f4586a35dd653800ca9e9c23aec6ec27
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197810
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fortes, Paula MadeiraWillhelm, Alice RodriguesPetersen, Circe Maria SalcidesAlmeida, Rosa Maria Martins de2019-08-09T02:31:16Z20191983-3482http://hdl.handle.net/10183/197810001097890Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade.There is evidence to support the use of mindfulness-based interventions for depression and anxiety in adults, although research with children is still scarce. Most of this research is carried out in schools and with a non-clinical population. This study aimed to investigate available articles that suggest intervention programs with mindfulness in a clinical group of children with anxiety and depression. Method: Systematic review of the literature was conducted by two reviewers. The bases used were PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO and Scielo, through the combination of keywords: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). The inclusion criteria were: articles from 2008 to 2017, clinical trial, sample of children up to 12 years of age with anxiety and / or depression and protocol with mindfulness. Results: A total of 346 articles were found, of which only three met all the inclusion criteria for this research. The selected articles differ in method and objectives and it was not possible to find uniformity between them. Discussion: The articles are heterogeneous among them, they cover different symptomatology, none of which found a specific result for depression. Despite this, all of them did pre and post test, were performed in a group way and presented promising results of the intervention, with reduction of symptons of anxiety.application/pdfporContextos clínicos. São Leopoldo: UNISINOS, 2008-. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 584-598MeditaçãoCriançaDepressãoAnsiedadeMindfulnessChildrenDepressionAnxietyClinical trialMindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicosMindfulness in children with anxiety and depression : a systematic review of clinical trialsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097890.pdf.txt001097890.pdf.txtExtracted Texttext/plain38093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197810/2/001097890.pdf.txtdbfa8ad06d640153f11bb860e7e30270MD52ORIGINAL001097890.pdfTexto completoapplication/pdf249451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197810/1/001097890.pdfe36eb330b2defc9f072b22e482181db2MD5110183/1978102019-08-10 02:32:06.248124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:32:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mindfulness in children with anxiety and depression : a systematic review of clinical trials
title Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
spellingShingle Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
Fortes, Paula Madeira
Meditação
Criança
Depressão
Ansiedade
Mindfulness
Children
Depression
Anxiety
Clinical trial
title_short Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_full Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_fullStr Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_full_unstemmed Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_sort Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão : uma revisão sistemática de ensaios clínicos
author Fortes, Paula Madeira
author_facet Fortes, Paula Madeira
Willhelm, Alice Rodrigues
Petersen, Circe Maria Salcides
Almeida, Rosa Maria Martins de
author_role author
author2 Willhelm, Alice Rodrigues
Petersen, Circe Maria Salcides
Almeida, Rosa Maria Martins de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Paula Madeira
Willhelm, Alice Rodrigues
Petersen, Circe Maria Salcides
Almeida, Rosa Maria Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Criança
Depressão
Ansiedade
topic Meditação
Criança
Depressão
Ansiedade
Mindfulness
Children
Depression
Anxiety
Clinical trial
dc.subject.eng.fl_str_mv Mindfulness
Children
Depression
Anxiety
Clinical trial
description Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T02:31:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197810
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3482
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097890
identifier_str_mv 1983-3482
001097890
url http://hdl.handle.net/10183/197810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contextos clínicos. São Leopoldo: UNISINOS, 2008-. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 584-598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197810/2/001097890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197810/1/001097890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbfa8ad06d640153f11bb860e7e30270
e36eb330b2defc9f072b22e482181db2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224972445679616