Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Sara Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133634
Resumo: Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação.
id UFRGS-2_f47e141f44efcfe5b68be0f7d20767d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133634
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Sara MariaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-03-10T02:05:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/133634000985233Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação.application/pdfporEducação de jovens e adultosViolênciaMedo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985233.pdf000985233.pdfTexto completoapplication/pdf306279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/1/000985233.pdfcf497a7c52a3fb0046fc8a096d437e36MD51TEXT000985233.pdf.txt000985233.pdf.txtExtracted Texttext/plain54273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/2/000985233.pdf.txt71c00580cf9da6f3c0a26596647b0859MD52THUMBNAIL000985233.pdf.jpg000985233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/3/000985233.pdf.jpg5d0fb3ceedc0f9891c5209f40687df41MD5310183/1336342018-10-26 10:09:47.665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
title Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
spellingShingle Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
Saraiva, Sara Maria
Educação de jovens e adultos
Violência
title_short Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
title_full Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
title_fullStr Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
title_full_unstemmed Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
title_sort Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
author Saraiva, Sara Maria
author_facet Saraiva, Sara Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Sara Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Violência
topic Educação de jovens e adultos
Violência
description Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133634
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985233
url http://hdl.handle.net/10183/133634
identifier_str_mv 000985233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/1/000985233.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/2/000985233.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/3/000985233.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf497a7c52a3fb0046fc8a096d437e36
71c00580cf9da6f3c0a26596647b0859
5d0fb3ceedc0f9891c5209f40687df41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500011859968