Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133634 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação. |
id |
UFRGS-2_f47e141f44efcfe5b68be0f7d20767d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133634 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saraiva, Sara MariaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-03-10T02:05:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/133634000985233Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação.application/pdfporEducação de jovens e adultosViolênciaMedo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985233.pdf000985233.pdfTexto completoapplication/pdf306279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/1/000985233.pdfcf497a7c52a3fb0046fc8a096d437e36MD51TEXT000985233.pdf.txt000985233.pdf.txtExtracted Texttext/plain54273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/2/000985233.pdf.txt71c00580cf9da6f3c0a26596647b0859MD52THUMBNAIL000985233.pdf.jpg000985233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/3/000985233.pdf.jpg5d0fb3ceedc0f9891c5209f40687df41MD5310183/1336342018-10-26 10:09:47.665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
title |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
spellingShingle |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA Saraiva, Sara Maria Educação de jovens e adultos Violência |
title_short |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
title_full |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
title_fullStr |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
title_full_unstemmed |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
title_sort |
Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA |
author |
Saraiva, Sara Maria |
author_facet |
Saraiva, Sara Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Sara Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Violência |
topic |
Educação de jovens e adultos Violência |
description |
Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-10T02:05:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133634 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985233 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133634 |
identifier_str_mv |
000985233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/1/000985233.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/2/000985233.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133634/3/000985233.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf497a7c52a3fb0046fc8a096d437e36 71c00580cf9da6f3c0a26596647b0859 5d0fb3ceedc0f9891c5209f40687df41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500011859968 |