O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchioro, Kelli Cristine
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77296
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundas do estágio curricular obrigatório no 7º semestre do curso de Pedagogia, com relação aos sentidos da EJA. O objetivo geral do estudo é aprofundar a compreensão sobre o que é a EJA para os discentes. Para tanto, desenvolveu-se revisão teórica e estudo empírico, para delinear aspectos da produção de sentidos sobre EJA neste contexto. Na revisão teórica, valeu-se de estudos sobre linguagem, a partir de Bakhtin (1997) Smolka (2004) e Souza (2012); sobre marcos regulatórios da EJA, do Parecer de Jamil Cury (Brasil, 2000); para caracterização dos sujeitos da EJA, dos estudos de Comerlato (2001), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Almeida (2003) e Gheno (2012). A metodologia se configura como pesquisa exploratória. Foi instrumento de coleta de dados principal entrevistas semiestruturadas, realizadas com os alunos das turmas T1, T2 e T3 de uma mesma instituição de ensino e fundamentadas em Albuquerque e Souza (2012). Foi também realizada pesquisa documental com levantamento de dados obtidos na escola sobre o público. As entrevistas apontam relações entre o expresso pelos alunos e o mundo do trabalho, o reingresso na escola, o acesso e permanência e perspectivas de futuro. Espera-se que a reflexão sobre os sentidos da EJA auxilie na formulação de estratégias, tanto de gestão, quanto de aprendizagem, mais condizentes com o público atendido pela modalidade de ensino.
id UFRGS-2_79d3714616544536ac97d3fc554a6c71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77296
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marchioro, Kelli CristineAlves, Evandro2013-08-23T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/77296000895845O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundas do estágio curricular obrigatório no 7º semestre do curso de Pedagogia, com relação aos sentidos da EJA. O objetivo geral do estudo é aprofundar a compreensão sobre o que é a EJA para os discentes. Para tanto, desenvolveu-se revisão teórica e estudo empírico, para delinear aspectos da produção de sentidos sobre EJA neste contexto. Na revisão teórica, valeu-se de estudos sobre linguagem, a partir de Bakhtin (1997) Smolka (2004) e Souza (2012); sobre marcos regulatórios da EJA, do Parecer de Jamil Cury (Brasil, 2000); para caracterização dos sujeitos da EJA, dos estudos de Comerlato (2001), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Almeida (2003) e Gheno (2012). A metodologia se configura como pesquisa exploratória. Foi instrumento de coleta de dados principal entrevistas semiestruturadas, realizadas com os alunos das turmas T1, T2 e T3 de uma mesma instituição de ensino e fundamentadas em Albuquerque e Souza (2012). Foi também realizada pesquisa documental com levantamento de dados obtidos na escola sobre o público. As entrevistas apontam relações entre o expresso pelos alunos e o mundo do trabalho, o reingresso na escola, o acesso e permanência e perspectivas de futuro. Espera-se que a reflexão sobre os sentidos da EJA auxilie na formulação de estratégias, tanto de gestão, quanto de aprendizagem, mais condizentes com o público atendido pela modalidade de ensino.application/pdfporEducação de jovens e adultosAlunoDialogismoSentidoO que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895845.pdf000895845.pdfTexto completoapplication/pdf690080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77296/1/000895845.pdff501ab2f97e5e2c49effb5a5a3aecf19MD51TEXT000895845.pdf.txt000895845.pdf.txtExtracted Texttext/plain96887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77296/2/000895845.pdf.txt2b32238be63da4ced8e374744eb7cf08MD52THUMBNAIL000895845.pdf.jpg000895845.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77296/3/000895845.pdf.jpg8b16c3b15a22f2e08d6331c1e5b66658MD5310183/772962018-10-17 07:32:23.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77296Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T10:32:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
title O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
spellingShingle O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
Marchioro, Kelli Cristine
Educação de jovens e adultos
Aluno
Dialogismo
Sentido
title_short O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
title_full O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
title_fullStr O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
title_full_unstemmed O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
title_sort O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
author Marchioro, Kelli Cristine
author_facet Marchioro, Kelli Cristine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchioro, Kelli Cristine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Aluno
Dialogismo
Sentido
topic Educação de jovens e adultos
Aluno
Dialogismo
Sentido
description O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundas do estágio curricular obrigatório no 7º semestre do curso de Pedagogia, com relação aos sentidos da EJA. O objetivo geral do estudo é aprofundar a compreensão sobre o que é a EJA para os discentes. Para tanto, desenvolveu-se revisão teórica e estudo empírico, para delinear aspectos da produção de sentidos sobre EJA neste contexto. Na revisão teórica, valeu-se de estudos sobre linguagem, a partir de Bakhtin (1997) Smolka (2004) e Souza (2012); sobre marcos regulatórios da EJA, do Parecer de Jamil Cury (Brasil, 2000); para caracterização dos sujeitos da EJA, dos estudos de Comerlato (2001), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Almeida (2003) e Gheno (2012). A metodologia se configura como pesquisa exploratória. Foi instrumento de coleta de dados principal entrevistas semiestruturadas, realizadas com os alunos das turmas T1, T2 e T3 de uma mesma instituição de ensino e fundamentadas em Albuquerque e Souza (2012). Foi também realizada pesquisa documental com levantamento de dados obtidos na escola sobre o público. As entrevistas apontam relações entre o expresso pelos alunos e o mundo do trabalho, o reingresso na escola, o acesso e permanência e perspectivas de futuro. Espera-se que a reflexão sobre os sentidos da EJA auxilie na formulação de estratégias, tanto de gestão, quanto de aprendizagem, mais condizentes com o público atendido pela modalidade de ensino.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:46:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77296
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895845
url http://hdl.handle.net/10183/77296
identifier_str_mv 000895845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77296/1/000895845.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77296/2/000895845.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77296/3/000895845.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f501ab2f97e5e2c49effb5a5a3aecf19
2b32238be63da4ced8e374744eb7cf08
8b16c3b15a22f2e08d6331c1e5b66658
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724547928948736