O que é a EJA para ti? os sentidos da eja na perspectiva discente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77296 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundas do estágio curricular obrigatório no 7º semestre do curso de Pedagogia, com relação aos sentidos da EJA. O objetivo geral do estudo é aprofundar a compreensão sobre o que é a EJA para os discentes. Para tanto, desenvolveu-se revisão teórica e estudo empírico, para delinear aspectos da produção de sentidos sobre EJA neste contexto. Na revisão teórica, valeu-se de estudos sobre linguagem, a partir de Bakhtin (1997) Smolka (2004) e Souza (2012); sobre marcos regulatórios da EJA, do Parecer de Jamil Cury (Brasil, 2000); para caracterização dos sujeitos da EJA, dos estudos de Comerlato (2001), Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Almeida (2003) e Gheno (2012). A metodologia se configura como pesquisa exploratória. Foi instrumento de coleta de dados principal entrevistas semiestruturadas, realizadas com os alunos das turmas T1, T2 e T3 de uma mesma instituição de ensino e fundamentadas em Albuquerque e Souza (2012). Foi também realizada pesquisa documental com levantamento de dados obtidos na escola sobre o público. As entrevistas apontam relações entre o expresso pelos alunos e o mundo do trabalho, o reingresso na escola, o acesso e permanência e perspectivas de futuro. Espera-se que a reflexão sobre os sentidos da EJA auxilie na formulação de estratégias, tanto de gestão, quanto de aprendizagem, mais condizentes com o público atendido pela modalidade de ensino. |
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