Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Ayeza Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235902
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Programa Educativo da instituição museal Fundação Vera Chaves Barcellos durante o período do isolamento social. A partir dessa análise, pretende-se afirmar a importância da permanência das práticas educativas nessa instituição museal mesmo quando não há a visitação presencial dos públicos. A presente pesquisa apresenta diferenças e semelhanças entre a elaboração e a utilização dos materiais educativos de duas exposições realizadas pela Fundação Vera Chaves Barcellos em contextos distintos: anterior ao isolamento social, com a exposição Eu estou aqui agora (2019) e durante o isolamento social, com a exposição Muntadas/Silveira (2020). A partir dessa investigação, apresento reflexões que fazem perceber a importância da educação não-formal e de permanecer as práticas educativas em tempos de isolamento social, sobre uma perspectiva da arte-educação em Museus de Arte.
id UFRGS-2_f496288a1e0d18d2e29bfe662d4115f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Haas, Ayeza SilveiraCarvalho, Ana Maria Albani de2022-03-15T04:33:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/235902001138171Esse trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Programa Educativo da instituição museal Fundação Vera Chaves Barcellos durante o período do isolamento social. A partir dessa análise, pretende-se afirmar a importância da permanência das práticas educativas nessa instituição museal mesmo quando não há a visitação presencial dos públicos. A presente pesquisa apresenta diferenças e semelhanças entre a elaboração e a utilização dos materiais educativos de duas exposições realizadas pela Fundação Vera Chaves Barcellos em contextos distintos: anterior ao isolamento social, com a exposição Eu estou aqui agora (2019) e durante o isolamento social, com a exposição Muntadas/Silveira (2020). A partir dessa investigação, apresento reflexões que fazem perceber a importância da educação não-formal e de permanecer as práticas educativas em tempos de isolamento social, sobre uma perspectiva da arte-educação em Museus de Arte.application/pdfporFundação Vera Chaves BarcellosEducação não-formalPráticas educativasMuseus de arteSobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138171.pdf.txt001138171.pdf.txtExtracted Texttext/plain159198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235902/2/001138171.pdf.txt451ac6653fec7e81aa89484e00337d9dMD52ORIGINAL001138171.pdfTexto completoapplication/pdf5837785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235902/1/001138171.pdf737018b484eb6af8fc700a945a0f4660MD5110183/2359022023-05-04 04:00:08.244964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:00:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
title Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
spellingShingle Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
Haas, Ayeza Silveira
Fundação Vera Chaves Barcellos
Educação não-formal
Práticas educativas
Museus de arte
title_short Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
title_full Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
title_fullStr Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
title_full_unstemmed Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
title_sort Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
author Haas, Ayeza Silveira
author_facet Haas, Ayeza Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Ayeza Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Ana Maria Albani de
contributor_str_mv Carvalho, Ana Maria Albani de
dc.subject.por.fl_str_mv Fundação Vera Chaves Barcellos
Educação não-formal
Práticas educativas
Museus de arte
topic Fundação Vera Chaves Barcellos
Educação não-formal
Práticas educativas
Museus de arte
description Esse trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Programa Educativo da instituição museal Fundação Vera Chaves Barcellos durante o período do isolamento social. A partir dessa análise, pretende-se afirmar a importância da permanência das práticas educativas nessa instituição museal mesmo quando não há a visitação presencial dos públicos. A presente pesquisa apresenta diferenças e semelhanças entre a elaboração e a utilização dos materiais educativos de duas exposições realizadas pela Fundação Vera Chaves Barcellos em contextos distintos: anterior ao isolamento social, com a exposição Eu estou aqui agora (2019) e durante o isolamento social, com a exposição Muntadas/Silveira (2020). A partir dessa investigação, apresento reflexões que fazem perceber a importância da educação não-formal e de permanecer as práticas educativas em tempos de isolamento social, sobre uma perspectiva da arte-educação em Museus de Arte.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-15T04:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138171
url http://hdl.handle.net/10183/235902
identifier_str_mv 001138171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235902/2/001138171.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235902/1/001138171.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 451ac6653fec7e81aa89484e00337d9d
737018b484eb6af8fc700a945a0f4660
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447301717491712