Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verran, Pedro Godinho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Strohaecker, Tania Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252164
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta metodológica de identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no município de Porto Alegre/RS, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A metodologia contemplou dados do censo demográfico e do censo escolar, os quais foram manipulados através de ferramentas de Geoprocessamento para a geração de mapas temáticos. O mapeamento foi realizado em duas escalas de análise. Na primeira escala de análise, o município foi dividido em 17 regiões, e duas dessas regiões foram selecionadas para análises mais específicas por possuírem baixas taxas de atendimento ao ensino infantil. Na segunda escala de análise, as duas regiões selecionadas previamente foram mapeadas com um maior nível de detalhamento, através do método dasimétrico. Além disso, foram mapeados os pontos com as coordenadas geográficas de creches e pré-escolas para a geração de raios de recrutamento, com a finalidade de se identificar as áreas com baixas condições de acesso a esses equipamentos. Dessa forma, foram identificadas duas áreas prioritárias para a instalação de creches e duas áreas para a instalação de pré-escolas. Como as bases de dados utilizadas nesta pesquisa possuem abrangência nacional, o uso dessa metodologia possibilita a comparação das diferentes realidades da oferta e demanda ao ensino infantil entre os municípios brasileiros.
id UFRGS-2_f4aa7c28de2ac064c22bb579624695ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Verran, Pedro GodinhoStrohaecker, Tania Marques2022-12-02T04:52:12Z20212182-1267http://hdl.handle.net/10183/252164001137746O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta metodológica de identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no município de Porto Alegre/RS, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A metodologia contemplou dados do censo demográfico e do censo escolar, os quais foram manipulados através de ferramentas de Geoprocessamento para a geração de mapas temáticos. O mapeamento foi realizado em duas escalas de análise. Na primeira escala de análise, o município foi dividido em 17 regiões, e duas dessas regiões foram selecionadas para análises mais específicas por possuírem baixas taxas de atendimento ao ensino infantil. Na segunda escala de análise, as duas regiões selecionadas previamente foram mapeadas com um maior nível de detalhamento, através do método dasimétrico. Além disso, foram mapeados os pontos com as coordenadas geográficas de creches e pré-escolas para a geração de raios de recrutamento, com a finalidade de se identificar as áreas com baixas condições de acesso a esses equipamentos. Dessa forma, foram identificadas duas áreas prioritárias para a instalação de creches e duas áreas para a instalação de pré-escolas. Como as bases de dados utilizadas nesta pesquisa possuem abrangência nacional, o uso dessa metodologia possibilita a comparação das diferentes realidades da oferta e demanda ao ensino infantil entre os municípios brasileiros.application/pdfporRevista GOT - Geografia e Ordenamento do Território. Portugal: Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Vol. 22 (dez. 2021) p. 200-229GeoprocessamentoAnálise espacialMétodo dasimétricoEducação infantilProposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RSMethodological proposal for identification of unified areas of early childhood education equipments in the municipality of Porto Alegre / RS Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137746.pdf.txt001137746.pdf.txtExtracted Texttext/plain60724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252164/2/001137746.pdf.txtf8b041a0044441168cbcc1b83ed097deMD52ORIGINAL001137746.pdfTexto completoapplication/pdf1985226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252164/1/001137746.pdfba19311211e88334404b05f090aa132aMD5110183/2521642023-04-21 03:21:35.649686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:21:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Methodological proposal for identification of unified areas of early childhood education equipments in the municipality of Porto Alegre / RS
title Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
spellingShingle Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
Verran, Pedro Godinho
Geoprocessamento
Análise espacial
Método dasimétrico
Educação infantil
title_short Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
title_full Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
title_fullStr Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
title_full_unstemmed Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
title_sort Proposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RS
author Verran, Pedro Godinho
author_facet Verran, Pedro Godinho
Strohaecker, Tania Marques
author_role author
author2 Strohaecker, Tania Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verran, Pedro Godinho
Strohaecker, Tania Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geoprocessamento
Análise espacial
Método dasimétrico
Educação infantil
topic Geoprocessamento
Análise espacial
Método dasimétrico
Educação infantil
description O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta metodológica de identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no município de Porto Alegre/RS, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A metodologia contemplou dados do censo demográfico e do censo escolar, os quais foram manipulados através de ferramentas de Geoprocessamento para a geração de mapas temáticos. O mapeamento foi realizado em duas escalas de análise. Na primeira escala de análise, o município foi dividido em 17 regiões, e duas dessas regiões foram selecionadas para análises mais específicas por possuírem baixas taxas de atendimento ao ensino infantil. Na segunda escala de análise, as duas regiões selecionadas previamente foram mapeadas com um maior nível de detalhamento, através do método dasimétrico. Além disso, foram mapeados os pontos com as coordenadas geográficas de creches e pré-escolas para a geração de raios de recrutamento, com a finalidade de se identificar as áreas com baixas condições de acesso a esses equipamentos. Dessa forma, foram identificadas duas áreas prioritárias para a instalação de creches e duas áreas para a instalação de pré-escolas. Como as bases de dados utilizadas nesta pesquisa possuem abrangência nacional, o uso dessa metodologia possibilita a comparação das diferentes realidades da oferta e demanda ao ensino infantil entre os municípios brasileiros.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-02T04:52:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252164
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2182-1267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137746
identifier_str_mv 2182-1267
001137746
url http://hdl.handle.net/10183/252164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista GOT - Geografia e Ordenamento do Território. Portugal: Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Vol. 22 (dez. 2021) p. 200-229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252164/2/001137746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252164/1/001137746.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8b041a0044441168cbcc1b83ed097de
ba19311211e88334404b05f090aa132a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075230244864