Relações afetivas pra que te quero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36526
Resumo: O presente trabalho tem como tema central as relações afetivas no âmbito da sala de aula da Educação Infantil. Investiga as causas das dificuldades de relacionamento e de atitudes agressivas entre alunos de quatro e cinco anos e a forma adequada de intervenção da professora. Para alcançar esse objetivo, foi realizado estudo de caso, através do uso de diário de campo e pesquisas bibliográficas, usando como referencial teórico, principalmente, Piaget, Vygotski, Morin, Restrepo e Chalita. A pesquisa apoiou-se nas observações e intervenções realizadas numa turma de pré-escola, de uma escola pública estadual na cidade de Taquara/RS. A partir dos dados coletados e das leituras realizadas observou-se que entre as causas das dificuldades de relacionamento e agressividade existente especificamente nesta turma, estão a características de tal faixa etária e o reflexo das relações pessoais construídas anteriormente. Também foi observado o papel fundamental exercido pela professora na construção das habilidades emocionais e sociais, que depois de desenvolvidas irão auxiliar na habilidade cognitiva.
id UFRGS-2_f4c15dc8564d60d065c95443ab5b5689
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36526
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Simões, Cristiane da SilvaKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2012-01-18T01:20:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/36526000818233O presente trabalho tem como tema central as relações afetivas no âmbito da sala de aula da Educação Infantil. Investiga as causas das dificuldades de relacionamento e de atitudes agressivas entre alunos de quatro e cinco anos e a forma adequada de intervenção da professora. Para alcançar esse objetivo, foi realizado estudo de caso, através do uso de diário de campo e pesquisas bibliográficas, usando como referencial teórico, principalmente, Piaget, Vygotski, Morin, Restrepo e Chalita. A pesquisa apoiou-se nas observações e intervenções realizadas numa turma de pré-escola, de uma escola pública estadual na cidade de Taquara/RS. A partir dos dados coletados e das leituras realizadas observou-se que entre as causas das dificuldades de relacionamento e agressividade existente especificamente nesta turma, estão a características de tal faixa etária e o reflexo das relações pessoais construídas anteriormente. Também foi observado o papel fundamental exercido pela professora na construção das habilidades emocionais e sociais, que depois de desenvolvidas irão auxiliar na habilidade cognitiva.This paper has as its core theme affective relations in the realm of Childhood Education classrooms. It aims to investigate the causes of relationship difficulties and of aggressiveness among students aged four and five and the appropriate form of intervention provided by the teachers. To reach this objective, a case study was performed, through the use of a field diary and References research, and using as theoretical referentials mainly Piaget, Vygotski, Morin, Restrepo, and Chalita. This research was supported by observations and interventions in one kindergarten class from a state public school in the town of Taquara, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Stemming from the gathered data and from the readings made, we observed that some of the relationship difficulties and the aggressiveness existing specifically in such classroom originated from characteristics of the students´ age and were a reflex of personal relations previously established by them. Besides, we could observe the fundamental role played by a teacher in building students´ emotional and social abilities, which after being developed will aid in their cognitive ability.application/pdfporAfetividadeEducação infantilAffectivityChildhood educationAbilityRelações afetivas pra que te quero?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818233.pdf.txt000818233.pdf.txtExtracted Texttext/plain61189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36526/2/000818233.pdf.txtd27532615027c0709ad7e8da3e9bc8ebMD52ORIGINAL000818233.pdf000818233.pdfTexto completoapplication/pdf266226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36526/1/000818233.pdfd9d22175fbd5c5929fc01976bf24f766MD51THUMBNAIL000818233.pdf.jpg000818233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36526/3/000818233.pdf.jpg12e0fac94223da28b1cbae678cfc1970MD5310183/365262018-10-09 07:58:57.674oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T10:58:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações afetivas pra que te quero?
title Relações afetivas pra que te quero?
spellingShingle Relações afetivas pra que te quero?
Simões, Cristiane da Silva
Afetividade
Educação infantil
Affectivity
Childhood education
Ability
title_short Relações afetivas pra que te quero?
title_full Relações afetivas pra que te quero?
title_fullStr Relações afetivas pra que te quero?
title_full_unstemmed Relações afetivas pra que te quero?
title_sort Relações afetivas pra que te quero?
author Simões, Cristiane da Silva
author_facet Simões, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Cristiane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
contributor_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Educação infantil
topic Afetividade
Educação infantil
Affectivity
Childhood education
Ability
dc.subject.eng.fl_str_mv Affectivity
Childhood education
Ability
description O presente trabalho tem como tema central as relações afetivas no âmbito da sala de aula da Educação Infantil. Investiga as causas das dificuldades de relacionamento e de atitudes agressivas entre alunos de quatro e cinco anos e a forma adequada de intervenção da professora. Para alcançar esse objetivo, foi realizado estudo de caso, através do uso de diário de campo e pesquisas bibliográficas, usando como referencial teórico, principalmente, Piaget, Vygotski, Morin, Restrepo e Chalita. A pesquisa apoiou-se nas observações e intervenções realizadas numa turma de pré-escola, de uma escola pública estadual na cidade de Taquara/RS. A partir dos dados coletados e das leituras realizadas observou-se que entre as causas das dificuldades de relacionamento e agressividade existente especificamente nesta turma, estão a características de tal faixa etária e o reflexo das relações pessoais construídas anteriormente. Também foi observado o papel fundamental exercido pela professora na construção das habilidades emocionais e sociais, que depois de desenvolvidas irão auxiliar na habilidade cognitiva.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-18T01:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36526
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818233
url http://hdl.handle.net/10183/36526
identifier_str_mv 000818233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36526/2/000818233.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36526/1/000818233.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36526/3/000818233.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d27532615027c0709ad7e8da3e9bc8eb
d9d22175fbd5c5929fc01976bf24f766
12e0fac94223da28b1cbae678cfc1970
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420499390464