O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116315 |
Resumo: | Este trabalho visa à análise do mercado consumidor de luxo na China, desde a sua formação com a abertura econômica da década de 80, a entrada das marcas estrangeiras, principalmente europeias e estadunidenses, até a estrutura atual. A principal pergunta de pesquisa é se a China teria condições para se tornar o principal mercado de luxo global. A hipótese central do trabalho é que o crescimento econômico acelerado da China, com grande concentração de capital numa determinada parcela da população e claras características de consumo ostentatório por parte desses indivíduos, tornou a China o principal mercado de luxo da atualidade. Para isso será investigado como os principais conglomerados de luxo do mundo (LVMH, Richemont e Kering) conduziram sua internacionalização para a China e o quão dependentes suas marcas são desse mercado. Além disso, será explicado como se deu esse crescimento econômico e quem são os consumidores de luxo no país atualmente, aliando a análise econômica a uma abordagem social. |
id |
UFRGS-2_f4eaad2edd6eee6ab77ce37f10953484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116315 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chini, Arthur CarneiroFlorissi, Stefano2015-05-15T02:01:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/116315000956495Este trabalho visa à análise do mercado consumidor de luxo na China, desde a sua formação com a abertura econômica da década de 80, a entrada das marcas estrangeiras, principalmente europeias e estadunidenses, até a estrutura atual. A principal pergunta de pesquisa é se a China teria condições para se tornar o principal mercado de luxo global. A hipótese central do trabalho é que o crescimento econômico acelerado da China, com grande concentração de capital numa determinada parcela da população e claras características de consumo ostentatório por parte desses indivíduos, tornou a China o principal mercado de luxo da atualidade. Para isso será investigado como os principais conglomerados de luxo do mundo (LVMH, Richemont e Kering) conduziram sua internacionalização para a China e o quão dependentes suas marcas são desse mercado. Além disso, será explicado como se deu esse crescimento econômico e quem são os consumidores de luxo no país atualmente, aliando a análise econômica a uma abordagem social.This paper aims to analyze the consumer luxury Market in China, since its formation with the economic opening during the 80s and the entry of foreign brands, mainly European and American, to its structure today. The central hypothesis of this paper is that the rapid economic growth that China oversaw in the recent decades, with a strong aspect of wealth concentration in a determined portion of the population and, consequently, a robust conspicuous consumption, has created the most important luxury Market of our times. To prove the hypothesis, it will be investigated how the main luxury conglomerates in the world (LVMH, Richemont and Kering) have conducted their entry in the Chinese market and how dependent they are of this market today. Furthermore, it will be explained by which mechanisms the economic growth happened and who are the rich individuals that buy luxury in China, joining an economic analysis with a consumer behavior approach.application/pdfporMercado de luxoComportamento do consumidorAnálise econômicaChinaChinese luxury marketInternationalizationEconomic growthConsumer behaviorO mercado de luxo na China: uma análise econômica e socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956495.pdf000956495.pdfTexto completoapplication/pdf1245267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/1/000956495.pdfefcc46be023b95ec2db1a212e7e5f51eMD51TEXT000956495.pdf.txt000956495.pdf.txtExtracted Texttext/plain156907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/2/000956495.pdf.txt2cbcda551416635c6b4079f274b1612eMD52THUMBNAIL000956495.pdf.jpg000956495.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/3/000956495.pdf.jpg469a88bc7738c005b213883de0659169MD5310183/1163152023-04-02 03:25:06.29723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
title |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
spellingShingle |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social Chini, Arthur Carneiro Mercado de luxo Comportamento do consumidor Análise econômica China Chinese luxury market Internationalization Economic growth Consumer behavior |
title_short |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
title_full |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
title_fullStr |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
title_full_unstemmed |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
title_sort |
O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social |
author |
Chini, Arthur Carneiro |
author_facet |
Chini, Arthur Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chini, Arthur Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Florissi, Stefano |
contributor_str_mv |
Florissi, Stefano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de luxo Comportamento do consumidor Análise econômica China |
topic |
Mercado de luxo Comportamento do consumidor Análise econômica China Chinese luxury market Internationalization Economic growth Consumer behavior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chinese luxury market Internationalization Economic growth Consumer behavior |
description |
Este trabalho visa à análise do mercado consumidor de luxo na China, desde a sua formação com a abertura econômica da década de 80, a entrada das marcas estrangeiras, principalmente europeias e estadunidenses, até a estrutura atual. A principal pergunta de pesquisa é se a China teria condições para se tornar o principal mercado de luxo global. A hipótese central do trabalho é que o crescimento econômico acelerado da China, com grande concentração de capital numa determinada parcela da população e claras características de consumo ostentatório por parte desses indivíduos, tornou a China o principal mercado de luxo da atualidade. Para isso será investigado como os principais conglomerados de luxo do mundo (LVMH, Richemont e Kering) conduziram sua internacionalização para a China e o quão dependentes suas marcas são desse mercado. Além disso, será explicado como se deu esse crescimento econômico e quem são os consumidores de luxo no país atualmente, aliando a análise econômica a uma abordagem social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-15T02:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116315 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956495 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116315 |
identifier_str_mv |
000956495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/1/000956495.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/2/000956495.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/3/000956495.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
efcc46be023b95ec2db1a212e7e5f51e 2cbcda551416635c6b4079f274b1612e 469a88bc7738c005b213883de0659169 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447147958501376 |