O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chini, Arthur Carneiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116315
Resumo: Este trabalho visa à análise do mercado consumidor de luxo na China, desde a sua formação com a abertura econômica da década de 80, a entrada das marcas estrangeiras, principalmente europeias e estadunidenses, até a estrutura atual. A principal pergunta de pesquisa é se a China teria condições para se tornar o principal mercado de luxo global. A hipótese central do trabalho é que o crescimento econômico acelerado da China, com grande concentração de capital numa determinada parcela da população e claras características de consumo ostentatório por parte desses indivíduos, tornou a China o principal mercado de luxo da atualidade. Para isso será investigado como os principais conglomerados de luxo do mundo (LVMH, Richemont e Kering) conduziram sua internacionalização para a China e o quão dependentes suas marcas são desse mercado. Além disso, será explicado como se deu esse crescimento econômico e quem são os consumidores de luxo no país atualmente, aliando a análise econômica a uma abordagem social.
id UFRGS-2_f4eaad2edd6eee6ab77ce37f10953484
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116315
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chini, Arthur CarneiroFlorissi, Stefano2015-05-15T02:01:29Z2014http://hdl.handle.net/10183/116315000956495Este trabalho visa à análise do mercado consumidor de luxo na China, desde a sua formação com a abertura econômica da década de 80, a entrada das marcas estrangeiras, principalmente europeias e estadunidenses, até a estrutura atual. A principal pergunta de pesquisa é se a China teria condições para se tornar o principal mercado de luxo global. A hipótese central do trabalho é que o crescimento econômico acelerado da China, com grande concentração de capital numa determinada parcela da população e claras características de consumo ostentatório por parte desses indivíduos, tornou a China o principal mercado de luxo da atualidade. Para isso será investigado como os principais conglomerados de luxo do mundo (LVMH, Richemont e Kering) conduziram sua internacionalização para a China e o quão dependentes suas marcas são desse mercado. Além disso, será explicado como se deu esse crescimento econômico e quem são os consumidores de luxo no país atualmente, aliando a análise econômica a uma abordagem social.This paper aims to analyze the consumer luxury Market in China, since its formation with the economic opening during the 80s and the entry of foreign brands, mainly European and American, to its structure today. The central hypothesis of this paper is that the rapid economic growth that China oversaw in the recent decades, with a strong aspect of wealth concentration in a determined portion of the population and, consequently, a robust conspicuous consumption, has created the most important luxury Market of our times. To prove the hypothesis, it will be investigated how the main luxury conglomerates in the world (LVMH, Richemont and Kering) have conducted their entry in the Chinese market and how dependent they are of this market today. Furthermore, it will be explained by which mechanisms the economic growth happened and who are the rich individuals that buy luxury in China, joining an economic analysis with a consumer behavior approach.application/pdfporMercado de luxoComportamento do consumidorAnálise econômicaChinaChinese luxury marketInternationalizationEconomic growthConsumer behaviorO mercado de luxo na China: uma análise econômica e socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956495.pdf000956495.pdfTexto completoapplication/pdf1245267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/1/000956495.pdfefcc46be023b95ec2db1a212e7e5f51eMD51TEXT000956495.pdf.txt000956495.pdf.txtExtracted Texttext/plain156907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/2/000956495.pdf.txt2cbcda551416635c6b4079f274b1612eMD52THUMBNAIL000956495.pdf.jpg000956495.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/3/000956495.pdf.jpg469a88bc7738c005b213883de0659169MD5310183/1163152023-04-02 03:25:06.29723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
title O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
spellingShingle O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
Chini, Arthur Carneiro
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Análise econômica
China
Chinese luxury market
Internationalization
Economic growth
Consumer behavior
title_short O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
title_full O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
title_fullStr O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
title_full_unstemmed O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
title_sort O mercado de luxo na China: uma análise econômica e social
author Chini, Arthur Carneiro
author_facet Chini, Arthur Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chini, Arthur Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Florissi, Stefano
contributor_str_mv Florissi, Stefano
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Análise econômica
China
topic Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Análise econômica
China
Chinese luxury market
Internationalization
Economic growth
Consumer behavior
dc.subject.eng.fl_str_mv Chinese luxury market
Internationalization
Economic growth
Consumer behavior
description Este trabalho visa à análise do mercado consumidor de luxo na China, desde a sua formação com a abertura econômica da década de 80, a entrada das marcas estrangeiras, principalmente europeias e estadunidenses, até a estrutura atual. A principal pergunta de pesquisa é se a China teria condições para se tornar o principal mercado de luxo global. A hipótese central do trabalho é que o crescimento econômico acelerado da China, com grande concentração de capital numa determinada parcela da população e claras características de consumo ostentatório por parte desses indivíduos, tornou a China o principal mercado de luxo da atualidade. Para isso será investigado como os principais conglomerados de luxo do mundo (LVMH, Richemont e Kering) conduziram sua internacionalização para a China e o quão dependentes suas marcas são desse mercado. Além disso, será explicado como se deu esse crescimento econômico e quem são os consumidores de luxo no país atualmente, aliando a análise econômica a uma abordagem social.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-15T02:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116315
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956495
url http://hdl.handle.net/10183/116315
identifier_str_mv 000956495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/1/000956495.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/2/000956495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116315/3/000956495.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv efcc46be023b95ec2db1a212e7e5f51e
2cbcda551416635c6b4079f274b1612e
469a88bc7738c005b213883de0659169
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447147958501376