Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Schaiane Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247590
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo as principais aprendizagens e as experiências vividas em um Projeto de Extensão, sobre Brincadeiras com Yoga para crianças na Educação Infantil, impactou na minha formação docente em Educação Física. A relevância desta escrita se baseia na intenção de demonstrar a importância e relevância dos Projetos de Extensão para a formação dos professores em Educação Física, a partir da minha experiência como Bolsista de Extensão. Desse modo, este Trabalho apresenta as principais aprendizagens e as experiências vividas como Bolsista do Projeto Brincando de Yoga durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, portanto narrei e refleti sobre as aprendizagens e as experiências que vivenciei participando das três edições do Projeto de Extensão. Durante as análises e as discussões, foi possível perceber que o referido Projeto impactou em diversas aprendizagens e experiências significativas para a minha formação docente, a saber: a importância da ludicidade, a modulação da voz, a aproximação com o campo profissional, assim como o conhecimento acerca da temática do yoga para crianças. Diante disso, concluo que a oportunidade de participar de Projetos de Extensão na Formação Inicial proporcionam vivências significativas aos graduandos, como a aproximação com o campo de trabalho.
id UFRGS-2_f501b9eeb0ce8e2dbbb1b2667c3ff756
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247590
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Schaiane Oliveira daSilva, Lisandra Oliveira e2022-08-20T04:56:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/247590001147084O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo as principais aprendizagens e as experiências vividas em um Projeto de Extensão, sobre Brincadeiras com Yoga para crianças na Educação Infantil, impactou na minha formação docente em Educação Física. A relevância desta escrita se baseia na intenção de demonstrar a importância e relevância dos Projetos de Extensão para a formação dos professores em Educação Física, a partir da minha experiência como Bolsista de Extensão. Desse modo, este Trabalho apresenta as principais aprendizagens e as experiências vividas como Bolsista do Projeto Brincando de Yoga durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, portanto narrei e refleti sobre as aprendizagens e as experiências que vivenciei participando das três edições do Projeto de Extensão. Durante as análises e as discussões, foi possível perceber que o referido Projeto impactou em diversas aprendizagens e experiências significativas para a minha formação docente, a saber: a importância da ludicidade, a modulação da voz, a aproximação com o campo profissional, assim como o conhecimento acerca da temática do yoga para crianças. Diante disso, concluo que a oportunidade de participar de Projetos de Extensão na Formação Inicial proporcionam vivências significativas aos graduandos, como a aproximação com o campo de trabalho.application/pdfporYogaEducação infantilExtensão universitáriaExtensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147084.pdf.txt001147084.pdf.txtExtracted Texttext/plain111633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/2/001147084.pdf.txtbeb8e3876d1b1665cf15948a1a63f7b6MD52ORIGINAL001147084.pdfTexto completoapplication/pdf308616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/1/001147084.pdf055e7118e20acdca1c734e6a66b1cf8dMD5110183/2475902022-08-21 04:39:06.136743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-21T07:39:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
title Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
spellingShingle Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
Silva, Schaiane Oliveira da
Yoga
Educação infantil
Extensão universitária
title_short Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
title_full Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
title_fullStr Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
title_full_unstemmed Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
title_sort Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
author Silva, Schaiane Oliveira da
author_facet Silva, Schaiane Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Schaiane Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Yoga
Educação infantil
Extensão universitária
topic Yoga
Educação infantil
Extensão universitária
description O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo as principais aprendizagens e as experiências vividas em um Projeto de Extensão, sobre Brincadeiras com Yoga para crianças na Educação Infantil, impactou na minha formação docente em Educação Física. A relevância desta escrita se baseia na intenção de demonstrar a importância e relevância dos Projetos de Extensão para a formação dos professores em Educação Física, a partir da minha experiência como Bolsista de Extensão. Desse modo, este Trabalho apresenta as principais aprendizagens e as experiências vividas como Bolsista do Projeto Brincando de Yoga durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, portanto narrei e refleti sobre as aprendizagens e as experiências que vivenciei participando das três edições do Projeto de Extensão. Durante as análises e as discussões, foi possível perceber que o referido Projeto impactou em diversas aprendizagens e experiências significativas para a minha formação docente, a saber: a importância da ludicidade, a modulação da voz, a aproximação com o campo profissional, assim como o conhecimento acerca da temática do yoga para crianças. Diante disso, concluo que a oportunidade de participar de Projetos de Extensão na Formação Inicial proporcionam vivências significativas aos graduandos, como a aproximação com o campo de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-20T04:56:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247590
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147084
url http://hdl.handle.net/10183/247590
identifier_str_mv 001147084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/2/001147084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/1/001147084.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv beb8e3876d1b1665cf15948a1a63f7b6
055e7118e20acdca1c734e6a66b1cf8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224639725174784