Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247590 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo as principais aprendizagens e as experiências vividas em um Projeto de Extensão, sobre Brincadeiras com Yoga para crianças na Educação Infantil, impactou na minha formação docente em Educação Física. A relevância desta escrita se baseia na intenção de demonstrar a importância e relevância dos Projetos de Extensão para a formação dos professores em Educação Física, a partir da minha experiência como Bolsista de Extensão. Desse modo, este Trabalho apresenta as principais aprendizagens e as experiências vividas como Bolsista do Projeto Brincando de Yoga durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, portanto narrei e refleti sobre as aprendizagens e as experiências que vivenciei participando das três edições do Projeto de Extensão. Durante as análises e as discussões, foi possível perceber que o referido Projeto impactou em diversas aprendizagens e experiências significativas para a minha formação docente, a saber: a importância da ludicidade, a modulação da voz, a aproximação com o campo profissional, assim como o conhecimento acerca da temática do yoga para crianças. Diante disso, concluo que a oportunidade de participar de Projetos de Extensão na Formação Inicial proporcionam vivências significativas aos graduandos, como a aproximação com o campo de trabalho. |
id |
UFRGS-2_f501b9eeb0ce8e2dbbb1b2667c3ff756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247590 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Schaiane Oliveira daSilva, Lisandra Oliveira e2022-08-20T04:56:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/247590001147084O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo as principais aprendizagens e as experiências vividas em um Projeto de Extensão, sobre Brincadeiras com Yoga para crianças na Educação Infantil, impactou na minha formação docente em Educação Física. A relevância desta escrita se baseia na intenção de demonstrar a importância e relevância dos Projetos de Extensão para a formação dos professores em Educação Física, a partir da minha experiência como Bolsista de Extensão. Desse modo, este Trabalho apresenta as principais aprendizagens e as experiências vividas como Bolsista do Projeto Brincando de Yoga durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, portanto narrei e refleti sobre as aprendizagens e as experiências que vivenciei participando das três edições do Projeto de Extensão. Durante as análises e as discussões, foi possível perceber que o referido Projeto impactou em diversas aprendizagens e experiências significativas para a minha formação docente, a saber: a importância da ludicidade, a modulação da voz, a aproximação com o campo profissional, assim como o conhecimento acerca da temática do yoga para crianças. Diante disso, concluo que a oportunidade de participar de Projetos de Extensão na Formação Inicial proporcionam vivências significativas aos graduandos, como a aproximação com o campo de trabalho.application/pdfporYogaEducação infantilExtensão universitáriaExtensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147084.pdf.txt001147084.pdf.txtExtracted Texttext/plain111633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/2/001147084.pdf.txtbeb8e3876d1b1665cf15948a1a63f7b6MD52ORIGINAL001147084.pdfTexto completoapplication/pdf308616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/1/001147084.pdf055e7118e20acdca1c734e6a66b1cf8dMD5110183/2475902022-08-21 04:39:06.136743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-21T07:39:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
title |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
spellingShingle |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS Silva, Schaiane Oliveira da Yoga Educação infantil Extensão universitária |
title_short |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
title_full |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
title_fullStr |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
title_sort |
Extensão universitária e docência em educação física : relato de experiências construídas no projeto de extensão brincando de yoga na educação infantil da ESEFID/UFRGS |
author |
Silva, Schaiane Oliveira da |
author_facet |
Silva, Schaiane Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Schaiane Oliveira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
contributor_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Yoga Educação infantil Extensão universitária |
topic |
Yoga Educação infantil Extensão universitária |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo as principais aprendizagens e as experiências vividas em um Projeto de Extensão, sobre Brincadeiras com Yoga para crianças na Educação Infantil, impactou na minha formação docente em Educação Física. A relevância desta escrita se baseia na intenção de demonstrar a importância e relevância dos Projetos de Extensão para a formação dos professores em Educação Física, a partir da minha experiência como Bolsista de Extensão. Desse modo, este Trabalho apresenta as principais aprendizagens e as experiências vividas como Bolsista do Projeto Brincando de Yoga durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, portanto narrei e refleti sobre as aprendizagens e as experiências que vivenciei participando das três edições do Projeto de Extensão. Durante as análises e as discussões, foi possível perceber que o referido Projeto impactou em diversas aprendizagens e experiências significativas para a minha formação docente, a saber: a importância da ludicidade, a modulação da voz, a aproximação com o campo profissional, assim como o conhecimento acerca da temática do yoga para crianças. Diante disso, concluo que a oportunidade de participar de Projetos de Extensão na Formação Inicial proporcionam vivências significativas aos graduandos, como a aproximação com o campo de trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-20T04:56:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/247590 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/247590 |
identifier_str_mv |
001147084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/2/001147084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247590/1/001147084.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
beb8e3876d1b1665cf15948a1a63f7b6 055e7118e20acdca1c734e6a66b1cf8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224639725174784 |