Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Christiano Corrêa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249642
Resumo: O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.
id UFRGS-2_f52248d1911a1367ab1d156f4a4befec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249642
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Christiano CorrêaCastrogiovanni, Antonio Carlos2022-10-03T04:49:11Z20222179-4510http://hdl.handle.net/10183/249642001149944O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.application/pdfporRevista de Ensino de Geografia. Uberlândia. Vol. 13, n. 24 (jan./jun. 2022), p. 144-158Ensino de geografiaEducação do campoLivro didáticoGeografia e educação do campo : um campo de possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149944.pdf.txt001149944.pdf.txtExtracted Texttext/plain40671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/2/001149944.pdf.txtfd2224d89e0894aa1c8a1a5ac53018e8MD52ORIGINAL001149944.pdfTexto completoapplication/pdf662474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/1/001149944.pdf39a0b7d04a3ae35b971ef10cfeae09d0MD5110183/2496422022-10-04 05:01:25.847106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249642Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:01:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
title Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
spellingShingle Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
Teixeira, Christiano Corrêa
Ensino de geografia
Educação do campo
Livro didático
title_short Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
title_full Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
title_fullStr Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
title_full_unstemmed Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
title_sort Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
author Teixeira, Christiano Corrêa
author_facet Teixeira, Christiano Corrêa
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Christiano Corrêa
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Educação do campo
Livro didático
topic Ensino de geografia
Educação do campo
Livro didático
description O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T04:49:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249642
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-4510
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149944
identifier_str_mv 2179-4510
001149944
url http://hdl.handle.net/10183/249642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia. Vol. 13, n. 24 (jan./jun. 2022), p. 144-158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/2/001149944.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/1/001149944.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd2224d89e0894aa1c8a1a5ac53018e8
39a0b7d04a3ae35b971ef10cfeae09d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225070667890688