Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249642 |
Resumo: | O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade. |
id |
UFRGS-2_f52248d1911a1367ab1d156f4a4befec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249642 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Christiano CorrêaCastrogiovanni, Antonio Carlos2022-10-03T04:49:11Z20222179-4510http://hdl.handle.net/10183/249642001149944O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade.application/pdfporRevista de Ensino de Geografia. Uberlândia. Vol. 13, n. 24 (jan./jun. 2022), p. 144-158Ensino de geografiaEducação do campoLivro didáticoGeografia e educação do campo : um campo de possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149944.pdf.txt001149944.pdf.txtExtracted Texttext/plain40671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/2/001149944.pdf.txtfd2224d89e0894aa1c8a1a5ac53018e8MD52ORIGINAL001149944.pdfTexto completoapplication/pdf662474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/1/001149944.pdf39a0b7d04a3ae35b971ef10cfeae09d0MD5110183/2496422022-10-04 05:01:25.847106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249642Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:01:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
title |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
spellingShingle |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades Teixeira, Christiano Corrêa Ensino de geografia Educação do campo Livro didático |
title_short |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
title_full |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
title_fullStr |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
title_full_unstemmed |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
title_sort |
Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades |
author |
Teixeira, Christiano Corrêa |
author_facet |
Teixeira, Christiano Corrêa Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Christiano Corrêa Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Educação do campo Livro didático |
topic |
Ensino de geografia Educação do campo Livro didático |
description |
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T04:49:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249642 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-4510 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149944 |
identifier_str_mv |
2179-4510 001149944 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia. Vol. 13, n. 24 (jan./jun. 2022), p. 144-158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/2/001149944.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249642/1/001149944.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd2224d89e0894aa1c8a1a5ac53018e8 39a0b7d04a3ae35b971ef10cfeae09d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225070667890688 |