O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Linovaldo Miranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geographia (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/41079
Resumo: O presente artigo revisita o trabalho de campo em geografia discutindo questões pedagógicas que envolvem sua implementação na Educação Básica. Partindo-se de uma análise que relaciona o campo ao pensamento geográfico, discute os limites da tradição calcada na pressuposição da neutralidade e da objetividade da observação direta.  Contrapõe essa tradição de base positivista às chamadas “epistemologias críticas” que consideram o campo como um “conhecimento situado” sobre processos, pessoas e lugares. Ao centralizar a discussão no caráter pedagógico do campo, o artigo problematiza a tensão existente entre “conhecimentos acadêmicos” e “conhecimentos escolares”, defendendo a necessidade de uma “transformação didática” da abordagem do campo no ensino regular a fim de transformá-lo numa experiência educativa em geografia capaz de engendrar processos mais amplos de educação geográfica. Palavras-Chave: trabalho de campo, ensino de geografia, papel pedagógico.   FIELDWORK AS AN EDUCATIONAL EXPERIENCE IN THE TEACHING AND LEARNING OF GEOGRAPHY Abstract: The article reviews fieldwork studies in geography by discussing pedagogical issues involving in the possibility of its implementation. It presents an analysis of the relation between the field and geographic thought, as well as a discussion of the limits of the tradition based on the presumption of neutrality and objectivity in direct observation. The paper opposes this tradition based on positivism to the so-called “critical epistemologies which consider the field as“situated knowledge” of processes, people, and places. By recognizing the importance of fieldwork in geographic practices, this article aims to be a contribution to the understanding of its pedagogical role, highlighting its ability to awaken interest in acquiring the geographic knowledge.  Keywords: fieldwork, geography teaching, pedagogical role. LE TRAVAIL DE TERRAIN COMME EXPÉRIENCE ÉDUCATIVE DANS LA GÉOGRAPHIE Résumé: Cet article revisite le sujet du travail de terrain en géographie en discutant des aspects pédagogiques impliqués dans la possibilité de sa mise en œuvre, à des différents niveaux. En partant de l'analyse du rôle formatif du terrain dans la pensée géographique, il discute les limites de la tradition fondée sur l'hypothèse de la neutralité et de l'objectivité de l'observation directe.  Il oppose cette tradition fondée sur le positivisme à ce qu'on appelle les “épistémologies critiques" qui considèrent le terrain comme une forme de connaissance située sur les processus, les personnes et les lieux. Toute en reconnaissant l'importance du travail de terrain dans les pratiques de la géographie, l'article se veut une contribution au rôle pédagogique propre du terrain, en mettant en évidence sa capacité à éveiller l'intérêt pour l'apprentissage et, en particulier, pour la connaissance géographique. Mots-Clé: travail de terrain, enseignement de la géographie, rôle pédagogique.  
id UFF-21_83278ee80e3e53a92093114529f7add1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41079
network_acronym_str UFF-21
network_name_str Revista Geographia (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIAtrabalho de campotransformação didáticaensino de geografiaTrabalho de CampoO presente artigo revisita o trabalho de campo em geografia discutindo questões pedagógicas que envolvem sua implementação na Educação Básica. Partindo-se de uma análise que relaciona o campo ao pensamento geográfico, discute os limites da tradição calcada na pressuposição da neutralidade e da objetividade da observação direta.  Contrapõe essa tradição de base positivista às chamadas “epistemologias críticas” que consideram o campo como um “conhecimento situado” sobre processos, pessoas e lugares. Ao centralizar a discussão no caráter pedagógico do campo, o artigo problematiza a tensão existente entre “conhecimentos acadêmicos” e “conhecimentos escolares”, defendendo a necessidade de uma “transformação didática” da abordagem do campo no ensino regular a fim de transformá-lo numa experiência educativa em geografia capaz de engendrar processos mais amplos de educação geográfica. Palavras-Chave: trabalho de campo, ensino de geografia, papel pedagógico.   FIELDWORK AS AN EDUCATIONAL EXPERIENCE IN THE TEACHING AND LEARNING OF GEOGRAPHY Abstract: The article reviews fieldwork studies in geography by discussing pedagogical issues involving in the possibility of its implementation. It presents an analysis of the relation between the field and geographic thought, as well as a discussion of the limits of the tradition based on the presumption of neutrality and objectivity in direct observation. The paper opposes this tradition based on positivism to the so-called “critical epistemologies which consider the field as“situated knowledge” of processes, people, and places. By recognizing the importance of fieldwork in geographic practices, this article aims to be a contribution to the understanding of its pedagogical role, highlighting its ability to awaken interest in acquiring the geographic knowledge.  Keywords: fieldwork, geography teaching, pedagogical role. LE TRAVAIL DE TERRAIN COMME EXPÉRIENCE ÉDUCATIVE DANS LA GÉOGRAPHIE Résumé: Cet article revisite le sujet du travail de terrain en géographie en discutant des aspects pédagogiques impliqués dans la possibilité de sa mise en œuvre, à des différents niveaux. En partant de l'analyse du rôle formatif du terrain dans la pensée géographique, il discute les limites de la tradition fondée sur l'hypothèse de la neutralité et de l'objectivité de l'observation directe.  Il oppose cette tradition fondée sur le positivisme à ce qu'on appelle les “épistémologies critiques" qui considèrent le terrain comme une forme de connaissance située sur les processus, les personnes et les lieux. Toute en reconnaissant l'importance du travail de terrain dans les pratiques de la géographie, l'article se veut une contribution au rôle pédagogique propre du terrain, en mettant en évidence sa capacité à éveiller l'intérêt pour l'apprentissage et, en particulier, pour la connaissance géographique. Mots-Clé: travail de terrain, enseignement de la géographie, rôle pédagogique.  ABEC2021-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesRevisão da Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/4107910.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a41079GEOgraphia; Vol. 23 No. 50 (2021): jan./jun.GEOgraphia; Vol. 23 Núm. 50 (2021): jan./jun.GEOgraphia; v. 23 n. 50 (2021): jan./jun.2674-81261517-779310.22409/GEOgraphia2021.v23i50reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/41079/29372Copyright (c) 2021 GEOgraphiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Linovaldo Miranda2021-02-22T14:00:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41079Revistahttps://periodicos.uff.br/geographia/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/geographia/oaiperiodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com2674-81261517-7793opendoar:2023-01-12T16:43:14.485007Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
title O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
spellingShingle O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
Lemos, Linovaldo Miranda
trabalho de campo
transformação didática
ensino de geografia
Trabalho de Campo
title_short O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
title_full O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
title_fullStr O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
title_full_unstemmed O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
title_sort O TRABALHO DE CAMPO COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM GEOGRAFIA
author Lemos, Linovaldo Miranda
author_facet Lemos, Linovaldo Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Linovaldo Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho de campo
transformação didática
ensino de geografia
Trabalho de Campo
topic trabalho de campo
transformação didática
ensino de geografia
Trabalho de Campo
description O presente artigo revisita o trabalho de campo em geografia discutindo questões pedagógicas que envolvem sua implementação na Educação Básica. Partindo-se de uma análise que relaciona o campo ao pensamento geográfico, discute os limites da tradição calcada na pressuposição da neutralidade e da objetividade da observação direta.  Contrapõe essa tradição de base positivista às chamadas “epistemologias críticas” que consideram o campo como um “conhecimento situado” sobre processos, pessoas e lugares. Ao centralizar a discussão no caráter pedagógico do campo, o artigo problematiza a tensão existente entre “conhecimentos acadêmicos” e “conhecimentos escolares”, defendendo a necessidade de uma “transformação didática” da abordagem do campo no ensino regular a fim de transformá-lo numa experiência educativa em geografia capaz de engendrar processos mais amplos de educação geográfica. Palavras-Chave: trabalho de campo, ensino de geografia, papel pedagógico.   FIELDWORK AS AN EDUCATIONAL EXPERIENCE IN THE TEACHING AND LEARNING OF GEOGRAPHY Abstract: The article reviews fieldwork studies in geography by discussing pedagogical issues involving in the possibility of its implementation. It presents an analysis of the relation between the field and geographic thought, as well as a discussion of the limits of the tradition based on the presumption of neutrality and objectivity in direct observation. The paper opposes this tradition based on positivism to the so-called “critical epistemologies which consider the field as“situated knowledge” of processes, people, and places. By recognizing the importance of fieldwork in geographic practices, this article aims to be a contribution to the understanding of its pedagogical role, highlighting its ability to awaken interest in acquiring the geographic knowledge.  Keywords: fieldwork, geography teaching, pedagogical role. LE TRAVAIL DE TERRAIN COMME EXPÉRIENCE ÉDUCATIVE DANS LA GÉOGRAPHIE Résumé: Cet article revisite le sujet du travail de terrain en géographie en discutant des aspects pédagogiques impliqués dans la possibilité de sa mise en œuvre, à des différents niveaux. En partant de l'analyse du rôle formatif du terrain dans la pensée géographique, il discute les limites de la tradition fondée sur l'hypothèse de la neutralité et de l'objectivité de l'observation directe.  Il oppose cette tradition fondée sur le positivisme à ce qu'on appelle les “épistémologies critiques" qui considèrent le terrain comme une forme de connaissance située sur les processus, les personnes et les lieux. Toute en reconnaissant l'importance du travail de terrain dans les pratiques de la géographie, l'article se veut une contribution au rôle pédagogique propre du terrain, en mettant en évidence sa capacité à éveiller l'intérêt pour l'apprentissage et, en particulier, pour la connaissance géographique. Mots-Clé: travail de terrain, enseignement de la géographie, rôle pédagogique.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/41079
10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a41079
url https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/41079
identifier_str_mv 10.22409/GEOgraphia2021.v23i50.a41079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/41079/29372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 GEOgraphia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 GEOgraphia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv GEOgraphia; Vol. 23 No. 50 (2021): jan./jun.
GEOgraphia; Vol. 23 Núm. 50 (2021): jan./jun.
GEOgraphia; v. 23 n. 50 (2021): jan./jun.
2674-8126
1517-7793
10.22409/GEOgraphia2021.v23i50
reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista Geographia (Niterói. Online)
collection Revista Geographia (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com
_version_ 1797051585865449472