A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smith, Vivian Hamann
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98566
Resumo: A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais. Neste trabalho, conceitos de Wallon sobre o desenvolvimento e a linguagem na etapa personalista são utilizados como base teórica para discutir as contribuições de estudos sociointeracionistas contemporâneos sobre narrativas. O estudo do desenvolvimento da narrativa possibilita acompanhar o processo de incorporação, pela criança, de elementos dos outros e da cultura, ao mesmo tempo em que ela se diferencia como indivíduo, colocando-se como narradora e avaliando aquilo que conta. A apropriação de formas convencionais de contar histórias contribui para a organização e sofisticação do pensamento discursivo e da imaginação criadora, possibilitando que a criança desenvolva recursos cognitivos e afetivos para interagir com um mundo multidimensional, complexo e em constante processo de mudança.
id UFRGS-2_f53825a9e68f5e663c5198bac7dc70f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98566
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Smith, Vivian HamannSperb, Tania Mara2014-07-25T02:07:20Z20071413-7372http://hdl.handle.net/10183/98566000629723A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais. Neste trabalho, conceitos de Wallon sobre o desenvolvimento e a linguagem na etapa personalista são utilizados como base teórica para discutir as contribuições de estudos sociointeracionistas contemporâneos sobre narrativas. O estudo do desenvolvimento da narrativa possibilita acompanhar o processo de incorporação, pela criança, de elementos dos outros e da cultura, ao mesmo tempo em que ela se diferencia como indivíduo, colocando-se como narradora e avaliando aquilo que conta. A apropriação de formas convencionais de contar histórias contribui para a organização e sofisticação do pensamento discursivo e da imaginação criadora, possibilitando que a criança desenvolva recursos cognitivos e afetivos para interagir com um mundo multidimensional, complexo e em constante processo de mudança.Narrative is a kind of discoursive thought that allows the preschooler child to progressively construct a sense of self, while she situates herself in a world of relationships and social practices. In this paper, Wallon’s concepts on development and language in the personalist stage are taken as a theoretical framework to discuss contributions of contemporary sociointeractionists studies on narrative. The study of narrative development permits that children’s process of incorporation of others and cultural elements may be followed, at the same time as they differentiate themselves as individuals who narrate and evaluate what is told. The appropriation of conventional forms of telling stories contributes to the discoursive thought organization and sophistication and of creative imagination. This appropriation enables children to develop cognitive and affective resources to interact with a multidimensional world that is complex and changeable.La narrativa es una forma de pensamiento discursivo que permite al niño preescolar construir progresivamente un sentido de sí propio mientras se sitúa en un mundo de relaciones y prácticas sociales. En este trabajo conceptos de Wallon sobre el desarrollo y el lenguaje en la etapa personalista son utilizados como base teórica para discutir las contribuciones de estudios sociointeraccionistas contemporáneos sobre narrativas. El estudio del desarrollo de la narrativa posibilita acompañar el proceso de incorporación, por el niño, de elementos de los otros y de la cultura, al mismo tiempo en que él se diferencia como individuo, colocándose como narrador y evaluando lo que cuenta. La apropriación de formas convencionales de contar historias contribuye para la organización y sofisticación del pensamiento discursivo y de la imaginación creadora, posibilitándole al niño desarrollar recursos cognitivos y afectivos para interaccionar con un mundo multidimensional, complejo y en constante proceso de cambio.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 12, n.3 (set./dez. 2007), p. 553-562.NarrativasLinguagemDesenvolvimento psicossocialCriançaNarrativeWallon’s theorySelf-constructionTeoría de WallonConstrucción del yoA construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalistaThe construction of the narrator subject : discoursive thought in the personalist stageLa construcción del sujeto narrador : pensamiento discursivo en la etapa personalistainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000629723.pdf.txt000629723.pdf.txtExtracted Texttext/plain46911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98566/2/000629723.pdf.txt985df4ed13acdbbe9a9a5abd3d1f3d01MD52ORIGINAL000629723.pdf000629723.pdfTexto completoapplication/pdf111443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98566/1/000629723.pdfd27830b04c4a6e0e3cf591ba308973a8MD51THUMBNAIL000629723.pdf.jpg000629723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98566/3/000629723.pdf.jpg3f6d35daa0f82bc183dd66c60ad84ec3MD5310183/985662018-10-05 08:26:05.776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:26:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of the narrator subject : discoursive thought in the personalist stage
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La construcción del sujeto narrador : pensamiento discursivo en la etapa personalista
title A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
spellingShingle A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
Smith, Vivian Hamann
Narrativas
Linguagem
Desenvolvimento psicossocial
Criança
Narrative
Wallon’s theory
Self-construction
Teoría de Wallon
Construcción del yo
title_short A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
title_full A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
title_fullStr A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
title_full_unstemmed A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
title_sort A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista
author Smith, Vivian Hamann
author_facet Smith, Vivian Hamann
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smith, Vivian Hamann
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Linguagem
Desenvolvimento psicossocial
Criança
topic Narrativas
Linguagem
Desenvolvimento psicossocial
Criança
Narrative
Wallon’s theory
Self-construction
Teoría de Wallon
Construcción del yo
dc.subject.eng.fl_str_mv Narrative
Wallon’s theory
Self-construction
dc.subject.spa.fl_str_mv Teoría de Wallon
Construcción del yo
description A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais. Neste trabalho, conceitos de Wallon sobre o desenvolvimento e a linguagem na etapa personalista são utilizados como base teórica para discutir as contribuições de estudos sociointeracionistas contemporâneos sobre narrativas. O estudo do desenvolvimento da narrativa possibilita acompanhar o processo de incorporação, pela criança, de elementos dos outros e da cultura, ao mesmo tempo em que ela se diferencia como indivíduo, colocando-se como narradora e avaliando aquilo que conta. A apropriação de formas convencionais de contar histórias contribui para a organização e sofisticação do pensamento discursivo e da imaginação criadora, possibilitando que a criança desenvolva recursos cognitivos e afetivos para interagir com um mundo multidimensional, complexo e em constante processo de mudança.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-25T02:07:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98566
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000629723
identifier_str_mv 1413-7372
000629723
url http://hdl.handle.net/10183/98566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 12, n.3 (set./dez. 2007), p. 553-562.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98566/2/000629723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98566/1/000629723.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98566/3/000629723.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 985df4ed13acdbbe9a9a5abd3d1f3d01
d27830b04c4a6e0e3cf591ba308973a8
3f6d35daa0f82bc183dd66c60ad84ec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224841444982784