A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smith, Vivian Hamann
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8714
Resumo: Com base na teoria de Wallon, este trabalho tem o objetivo de compreender, a partir de narrativas produzidas por crianças entre cinco e seis anos no contexto da educação infantil várias dimensões e processos afetivos e cognitivos envolvidos na construção do conhecimento e da identidade. A narrativa é concebida como um instrumento mediador que atua no âmbito imaginativo. Foram investigados os momentos e modos com que as crianças se expressavam narrativamente na rotina escolar e criou-se um contexto de intervenção para oportunizar a construção de histórias. Participaram 14 crianças de uma turma de uma escola municipal e seus educadores. Dezoito sessões de observação participante e seis de intervenção foram realizadas e registradas em diário de campo, com filmagem transcrita parcial das primeiras e integral das segundas. Constatou-se que a eliciação de narrativas ocorria de forma restrita e esporádica na rodinha, e que muitas histórias pessoais eram contadas informalmente. Planejou-se um contexto e atividades eliciadoras de narrativas pessoais e fictícias, propostas pela pesquisadora e conduzidas com apoio da professora titular. Comparado à rodinha, este contexto produziu narrativas em maior número, extensão, sofisticação e variedade de temas e gêneros, além de propiciar a participação maior dos pares na sua construção. Foi possível identificar nas narrativas pessoais e fictícias importantes aspectos da organização do pensamento discursivo, da estabilização e ampliação do sentido de eu psicológico a partir da construção de um sujeito narrador
id URGS_0f04508a043a317e6d60422179687178
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8714
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Smith, Vivian HamannSperb, Tania Mara2007-06-06T19:18:29Z2006http://hdl.handle.net/10183/8714000587267Com base na teoria de Wallon, este trabalho tem o objetivo de compreender, a partir de narrativas produzidas por crianças entre cinco e seis anos no contexto da educação infantil várias dimensões e processos afetivos e cognitivos envolvidos na construção do conhecimento e da identidade. A narrativa é concebida como um instrumento mediador que atua no âmbito imaginativo. Foram investigados os momentos e modos com que as crianças se expressavam narrativamente na rotina escolar e criou-se um contexto de intervenção para oportunizar a construção de histórias. Participaram 14 crianças de uma turma de uma escola municipal e seus educadores. Dezoito sessões de observação participante e seis de intervenção foram realizadas e registradas em diário de campo, com filmagem transcrita parcial das primeiras e integral das segundas. Constatou-se que a eliciação de narrativas ocorria de forma restrita e esporádica na rodinha, e que muitas histórias pessoais eram contadas informalmente. Planejou-se um contexto e atividades eliciadoras de narrativas pessoais e fictícias, propostas pela pesquisadora e conduzidas com apoio da professora titular. Comparado à rodinha, este contexto produziu narrativas em maior número, extensão, sofisticação e variedade de temas e gêneros, além de propiciar a participação maior dos pares na sua construção. Foi possível identificar nas narrativas pessoais e fictícias importantes aspectos da organização do pensamento discursivo, da estabilização e ampliação do sentido de eu psicológico a partir da construção de um sujeito narradorBased on Wallon’s theory, this study aims to understand, through narratives brought by five to six year-old children in the preschool context, a number of dimensions and affective and cognitive processes involved in the construction of knowledge and identity. Narrative is conceived as a mediator that acts in the imaginative scenario. The moments and ways children expressed themselves in narrative form were investigated and in addition an intervention context to promote children’s construction of stories was created. Participants were fourteen children enrolled in a public school and their teachers. Eighteen sessions of participant observation and six of intervention were carried out and further registered in a field diary. Partial filming transcriptions were made for the participant observations and complete for the intervention sessions. It was observed that the generation of narratives in the circle time was limited and sporadic and that a significant number of personal stories were informally told. A context and several activities aimed at generating personal and fictional narratives were designed, and was conducted by the researcher together with the teacher. This context, when compared to circle time, generated a larger number of narratives, more extension, sophistication and variety of themes and genres, as well as a greater participation of peers in narrative construction. Important aspects of the organization of the discursive thought and of the stabilization and amplification of the self sense were made possible to identify in the process of construction of a narrator subject.application/pdfporCriançaDesenvolvimento cognitivoLinguagemNarrativasEducação infantilLanguageChildren’s narrativesWallonIdentityPreschool educationA construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000587267.pdf000587267.pdfTexto completoapplication/pdf1705918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8714/1/000587267.pdf4c385d44da44e92a2f2d602577baf3dcMD51TEXT000587267.pdf.txt000587267.pdf.txtExtracted Texttext/plain786714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8714/2/000587267.pdf.txt5aaa2f59d6c64ce7c9a9546061a5b573MD52THUMBNAIL000587267.pdf.jpg000587267.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8714/3/000587267.pdf.jpg8cdf1312de0e2ab644b50abc5bec851eMD5310183/87142018-10-16 08:21:16.01oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
title A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
spellingShingle A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
Smith, Vivian Hamann
Criança
Desenvolvimento cognitivo
Linguagem
Narrativas
Educação infantil
Language
Children’s narratives
Wallon
Identity
Preschool education
title_short A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
title_full A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
title_fullStr A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
title_full_unstemmed A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
title_sort A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
author Smith, Vivian Hamann
author_facet Smith, Vivian Hamann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smith, Vivian Hamann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperb, Tania Mara
contributor_str_mv Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Desenvolvimento cognitivo
Linguagem
Narrativas
Educação infantil
topic Criança
Desenvolvimento cognitivo
Linguagem
Narrativas
Educação infantil
Language
Children’s narratives
Wallon
Identity
Preschool education
dc.subject.eng.fl_str_mv Language
Children’s narratives
Wallon
Identity
Preschool education
description Com base na teoria de Wallon, este trabalho tem o objetivo de compreender, a partir de narrativas produzidas por crianças entre cinco e seis anos no contexto da educação infantil várias dimensões e processos afetivos e cognitivos envolvidos na construção do conhecimento e da identidade. A narrativa é concebida como um instrumento mediador que atua no âmbito imaginativo. Foram investigados os momentos e modos com que as crianças se expressavam narrativamente na rotina escolar e criou-se um contexto de intervenção para oportunizar a construção de histórias. Participaram 14 crianças de uma turma de uma escola municipal e seus educadores. Dezoito sessões de observação participante e seis de intervenção foram realizadas e registradas em diário de campo, com filmagem transcrita parcial das primeiras e integral das segundas. Constatou-se que a eliciação de narrativas ocorria de forma restrita e esporádica na rodinha, e que muitas histórias pessoais eram contadas informalmente. Planejou-se um contexto e atividades eliciadoras de narrativas pessoais e fictícias, propostas pela pesquisadora e conduzidas com apoio da professora titular. Comparado à rodinha, este contexto produziu narrativas em maior número, extensão, sofisticação e variedade de temas e gêneros, além de propiciar a participação maior dos pares na sua construção. Foi possível identificar nas narrativas pessoais e fictícias importantes aspectos da organização do pensamento discursivo, da estabilização e ampliação do sentido de eu psicológico a partir da construção de um sujeito narrador
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8714
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000587267
url http://hdl.handle.net/10183/8714
identifier_str_mv 000587267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8714/1/000587267.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8714/2/000587267.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8714/3/000587267.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c385d44da44e92a2f2d602577baf3dc
5aaa2f59d6c64ce7c9a9546061a5b573
8cdf1312de0e2ab644b50abc5bec851e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085089209483264