Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223871 |
Resumo: | Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos. |
id |
UFRGS-2_f55e8f177d8ba339ce415cccbd5c6abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223871 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monzon, Larissa WeyhBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:31:52Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223871001094483Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.This article is part of an ongoing research that investigates possibilities of impact of digital technologies on spatial geometric thinking of Basic Education students. For this, we have cataloged and analyzed, through a systematic review of the literature, nine periodicals of which we have registered the technological tool, the theoretical contributions, the methodology and the conclusions about the research theme. It was verified the existence of studies in which digital technologies are pointed as favoring the spatial visualization and, thus, being able to trigger geometric thoughts. As a result, we identified the need of developing proposals for activities that contribute to induce cognitive imbalances related to the spatial geometric thinking of elementary students to provide constructions of new knowledge.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Tecnologia digitalPensamento matemáticoRevisão de literaturaDigital technologiesSpatial geometric thinkingSpatial visualizationSystematic review of the literatureProspecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacialProspecting of researches on the use of digital technologies for the Development of Spatial Geometric Thinking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094483.pdf.txt001094483.pdf.txtExtracted Texttext/plain35119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/2/001094483.pdf.txt97cf2fa3f964d6e7d8ed40bdf82a170fMD52ORIGINAL001094483.pdfTexto completoapplication/pdf172690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/1/001094483.pdf8efdb2e9e7782003897f7e6847e2c6a2MD5110183/2238712021-08-18 04:40:16.179297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:40:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Prospecting of researches on the use of digital technologies for the Development of Spatial Geometric Thinking |
title |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
spellingShingle |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial Monzon, Larissa Weyh Tecnologia digital Pensamento matemático Revisão de literatura Digital technologies Spatial geometric thinking Spatial visualization Systematic review of the literature |
title_short |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
title_full |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
title_fullStr |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
title_full_unstemmed |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
title_sort |
Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial |
author |
Monzon, Larissa Weyh |
author_facet |
Monzon, Larissa Weyh Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monzon, Larissa Weyh Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Pensamento matemático Revisão de literatura |
topic |
Tecnologia digital Pensamento matemático Revisão de literatura Digital technologies Spatial geometric thinking Spatial visualization Systematic review of the literature |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Spatial geometric thinking Spatial visualization Systematic review of the literature |
description |
Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223871 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094483 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001094483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/2/001094483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/1/001094483.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97cf2fa3f964d6e7d8ed40bdf82a170f 8efdb2e9e7782003897f7e6847e2c6a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025791983616 |