Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monzon, Larissa Weyh
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223871
Resumo: Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.
id UFRGS-2_f55e8f177d8ba339ce415cccbd5c6abf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223871
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monzon, Larissa WeyhBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:31:52Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223871001094483Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.This article is part of an ongoing research that investigates possibilities of impact of digital technologies on spatial geometric thinking of Basic Education students. For this, we have cataloged and analyzed, through a systematic review of the literature, nine periodicals of which we have registered the technological tool, the theoretical contributions, the methodology and the conclusions about the research theme. It was verified the existence of studies in which digital technologies are pointed as favoring the spatial visualization and, thus, being able to trigger geometric thoughts. As a result, we identified the need of developing proposals for activities that contribute to induce cognitive imbalances related to the spatial geometric thinking of elementary students to provide constructions of new knowledge.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.Tecnologia digitalPensamento matemáticoRevisão de literaturaDigital technologiesSpatial geometric thinkingSpatial visualizationSystematic review of the literatureProspecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacialProspecting of researches on the use of digital technologies for the Development of Spatial Geometric Thinking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094483.pdf.txt001094483.pdf.txtExtracted Texttext/plain35119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/2/001094483.pdf.txt97cf2fa3f964d6e7d8ed40bdf82a170fMD52ORIGINAL001094483.pdfTexto completoapplication/pdf172690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/1/001094483.pdf8efdb2e9e7782003897f7e6847e2c6a2MD5110183/2238712021-08-18 04:40:16.179297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:40:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Prospecting of researches on the use of digital technologies for the Development of Spatial Geometric Thinking
title Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
spellingShingle Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
Monzon, Larissa Weyh
Tecnologia digital
Pensamento matemático
Revisão de literatura
Digital technologies
Spatial geometric thinking
Spatial visualization
Systematic review of the literature
title_short Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
title_full Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
title_fullStr Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
title_full_unstemmed Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
title_sort Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
author Monzon, Larissa Weyh
author_facet Monzon, Larissa Weyh
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monzon, Larissa Weyh
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Pensamento matemático
Revisão de literatura
topic Tecnologia digital
Pensamento matemático
Revisão de literatura
Digital technologies
Spatial geometric thinking
Spatial visualization
Systematic review of the literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Spatial geometric thinking
Spatial visualization
Systematic review of the literature
description Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223871
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094483
identifier_str_mv 1679-1916
001094483
url http://hdl.handle.net/10183/223871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/2/001094483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223871/1/001094483.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97cf2fa3f964d6e7d8ed40bdf82a170f
8efdb2e9e7782003897f7e6847e2c6a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025791983616