A histeria na literatura brasileira na passagem para a modernidade (1870-1910)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180526 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a presença da histeria na literatura brasileira, a saber, em três obras: O perdão, de Andradina de Oliveira, O Hóspede, de Pardal Mallet, e O Marido da Adúltera, de Lúcio de Mendonça. Parte-se da análise sobre a presença da histeria no romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, realizada por Maria Rita Kehl. De acordo com Kehl, há um deslocamento no papel feminino, acentuado na virada do século, mas que é percebido desde Flaubert. Esse deslocamento no Brasil acontece com certas particularidades, que também são objeto deste estudo. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro é feita a explanação sobre a transformação provocada e vivida pela sociedade burguesa europeia, e exemplificada pela protagonista de Flaubert. No segundo, é feita uma exposição sobre a particularidade do Brasil em finais do século XIX e como isso reverberou na literatura. No terceiro e quarto parte-se para a análise das fontes primárias supracitadas. O quinto aborda a histeria como instrumento de controle feminino e o discurso médico no Brasil, com o exemplo de algumas histéricas ''reais'', e como se relacionam com suas paralelas na literatura. |
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Garbo, Karen CristinaGuazzelli, Cesar Augusto Barcellos2018-07-20T02:27:04Z2016http://hdl.handle.net/10183/180526001069843O presente trabalho analisa a presença da histeria na literatura brasileira, a saber, em três obras: O perdão, de Andradina de Oliveira, O Hóspede, de Pardal Mallet, e O Marido da Adúltera, de Lúcio de Mendonça. Parte-se da análise sobre a presença da histeria no romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, realizada por Maria Rita Kehl. De acordo com Kehl, há um deslocamento no papel feminino, acentuado na virada do século, mas que é percebido desde Flaubert. Esse deslocamento no Brasil acontece com certas particularidades, que também são objeto deste estudo. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro é feita a explanação sobre a transformação provocada e vivida pela sociedade burguesa europeia, e exemplificada pela protagonista de Flaubert. No segundo, é feita uma exposição sobre a particularidade do Brasil em finais do século XIX e como isso reverberou na literatura. No terceiro e quarto parte-se para a análise das fontes primárias supracitadas. O quinto aborda a histeria como instrumento de controle feminino e o discurso médico no Brasil, com o exemplo de algumas histéricas ''reais'', e como se relacionam com suas paralelas na literatura.The present work is an analysis of hysteria in Brazilian literature, particularly in 3 novels: O Perdão (Forgiveness), by Andradina de Oliveira; O Hóspede (The Guest), by Pardal Mallet; and O Marido da Adúltera (The Husband of the Adulteress), by Lúcio Mendonça. I start from Maria Rita Kehl's analysis on the presence of hysteria in Gustave Flaubert's Madame Bovary. According to Kehl, women's role changes widely at the turn of the 19th century to the 20th, however, it can already be perceived in Flaubert's work. This change also took place in Brazil, with certain particularities, which are also studied here. The present work is divided in five chapters. In the first one, I explain the transformation European burgouis society went through, as exampled by Flaubert's main character. In the second chapter, I discuss Brazil's particularites at the end of the 19th century and how it showed in literature. In the third and fourth ones, I analyse the 3 afore mentioned novels. The fifth chapter focuses on hysteria as a means for control over women, as well as medical discourse in Brazil, including examples of "actual" hysteric women and how they can be related to the ones in literature.application/pdfporLiteratura brasileira : HistóriaPsicanáliseMulheresHysteriaPsychoanalysisLiteratureWomenA histeria na literatura brasileira na passagem para a modernidade (1870-1910)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001069843.pdfTexto completoapplication/pdf348283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180526/1/001069843.pdfdbc1faf2adcc0cc5bf5f1839719962c8MD51TEXT001069843.pdf.txt001069843.pdf.txtExtracted Texttext/plain149738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180526/2/001069843.pdf.txtfa366296051ae447130b4e41bd76094aMD52THUMBNAIL001069843.pdf.jpg001069843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180526/3/001069843.pdf.jpg43c0f88a5a1cbe5a7ecef1c79b150792MD5310183/1805262018-10-05 07:28:21.001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:28:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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