Comunicação, interesse público e organizações: uma análise de vídeos da Samarco no canal Youtube sobre a tragédia de Mariana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlia Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157374
Resumo: Este trabalho tem como tema a comunicação realizada por organizações privadas sobre temáticas de interesse público. Para isso, o principal objetivo desta pesquisa monográfica é verificar se os vídeos oficiais da Samarco disponibilizados em seu canal no YouTube, referentes ao maior desastre socioambiental do país, podem ser considerados comunicação pública, uma vez que essa é a exigência em termos de comunicação, pois se trata de tema de interesse público. Na direção de atingir esse objetivo e fundamentar as análises, o arcabouço teórico compreende a reflexão sobre as noções de comunicação organizacional e comunicação pública, ética empresarial e responsabilidade socioambiental, bem como sobre características do contemporâneo, a sociedade em rede e as tecnologias da informação e da comunicação. O objeto empírico consiste em três vídeos produzidos e veiculados pela Samarco em seu canal no YouTube. Os procedimentos metodológicos são os de análise e interpretação dos dados (GIL, 1994), no caso a comunicação da referida organização sobre um tema de interesse público. O principal resultado evidencia o fato de que a comunicação realizada pela Samarco nesses vídeos é persuasiva e pouco informativa, prevalecendo o interesse da organização e muito pouco apresenta de comunicação pública configurando-se muito mais em comunicação publicitária.
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