Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139336 |
Resumo: | O mundo virtual ainda está sendo desbravado pelas organizações. Aspectos como diálogo, escolha adequada de canais de comunicação e transparência nos discursos muitas vezes não ocupam a posição de relevância que deveriam. A campanha “É sempre bom olhar para todos os lados”, elaborada pela Samarco S/A para conquistar seus públicos de interesse e fortalecer a marca no decorrer de uma crise empresarial, atingiu resultados negativos. Funcionários e internautas observaram e revelaram uma contradição entre discursos e ações da organização. |
id |
USP-72_073dfb25d43be3a1ff969b75f373151c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139336 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na webWhich side are we looking at? Thoughts on Samarco’s speech on the web¿Para cuál lado estamos mirando?Comunicación organizacional. Comunicación digital. Análisis de discurso. Diálogo. Samarco.Organizational communication. Digital communication. Discourse analysis. Dialogue. Samarco.Comunicação organizacional. Comunicação digital. Análise de discurso. Diálogo. Samarco.O mundo virtual ainda está sendo desbravado pelas organizações. Aspectos como diálogo, escolha adequada de canais de comunicação e transparência nos discursos muitas vezes não ocupam a posição de relevância que deveriam. A campanha “É sempre bom olhar para todos os lados”, elaborada pela Samarco S/A para conquistar seus públicos de interesse e fortalecer a marca no decorrer de uma crise empresarial, atingiu resultados negativos. Funcionários e internautas observaram e revelaram uma contradição entre discursos e ações da organização.The virtual world is still being broken by organizations. Aspects such as dialogue, proper choice of channels of communication, and transparency in speeches often do not occupy the position of relevance they were supposed to. The campaign “It’s always good to look at all sides”, developed by Samarco S/A to win over its stakeholders and strengthen the brand in the course of a business crisis, achieved negative results. Employees and internet users observed and revealed a contradiction between the organization’s speeches and actions.El mundo virtual todavía está siendo trabajado de forma pionera por las organizaciones. Aspectos tales como el diálogo, la elección apropiada de los canales de comunicación y la transparencia en los discursos a menudo no ocupan la posición relevante que deberían. La campaña “Siempre es bueno mirar a todos los lados”, preparado por Samarco S/A para conquistar sus grupos de interés y reforzar la marca en el transcurso de una crisis empresarial, alcanzó resultados negativos. Los funcionarios e internautas observaron y revelaron una contradicción entre los discursos y las acciones de la organización.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13933610.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139336Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 26-362238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139336/134677Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Katia2017-11-13T16:45:33Zoai:revistas.usp.br:article/139336Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.993741Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web Which side are we looking at? Thoughts on Samarco’s speech on the web ¿Para cuál lado estamos mirando? |
title |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web |
spellingShingle |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web Perez, Katia Comunicación organizacional. Comunicación digital. Análisis de discurso. Diálogo. Samarco. Organizational communication. Digital communication. Discourse analysis. Dialogue. Samarco. Comunicação organizacional. Comunicação digital. Análise de discurso. Diálogo. Samarco. |
title_short |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web |
title_full |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web |
title_fullStr |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web |
title_full_unstemmed |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web |
title_sort |
Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web |
author |
Perez, Katia |
author_facet |
Perez, Katia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Katia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación organizacional. Comunicación digital. Análisis de discurso. Diálogo. Samarco. Organizational communication. Digital communication. Discourse analysis. Dialogue. Samarco. Comunicação organizacional. Comunicação digital. Análise de discurso. Diálogo. Samarco. |
topic |
Comunicación organizacional. Comunicación digital. Análisis de discurso. Diálogo. Samarco. Organizational communication. Digital communication. Discourse analysis. Dialogue. Samarco. Comunicação organizacional. Comunicação digital. Análise de discurso. Diálogo. Samarco. |
description |
O mundo virtual ainda está sendo desbravado pelas organizações. Aspectos como diálogo, escolha adequada de canais de comunicação e transparência nos discursos muitas vezes não ocupam a posição de relevância que deveriam. A campanha “É sempre bom olhar para todos os lados”, elaborada pela Samarco S/A para conquistar seus públicos de interesse e fortalecer a marca no decorrer de uma crise empresarial, atingiu resultados negativos. Funcionários e internautas observaram e revelaram uma contradição entre discursos e ações da organização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139336 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139336 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139336 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139336/134677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 26-36 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110234800128 |