Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78077 |
Resumo: | Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição. |
id |
UFRGS-2_f57bec4eb9ef4ea831ec0202f1562ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78077 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, Mariana KrügerGuerra, TeresinhaNascimento, Luis Felipe Machado do2013-09-17T01:46:13Z2013http://hdl.handle.net/10183/78077000897663Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição.Globally, society is situated in a reality of climate change, social inequalities and fragile economic systems, there is a growing need for integrating sustainable development, so the special role of our educational systems to facilitate, envision and lead change for sustainability has been the focus of renewed attention. This paper focuses on diagnosing and evaluating transdisciplinary integration of Education for Sustainability in undergraduate curricula of the Federal University of Rio Grande do Sul through a questionnaire developed based on the literature of the insertion of Sustainability in Higher Education, where it was possible to identify barriers that still impede sustainable development of permeating the academic environment and propose, through theoretical research, alternatives to overcome these obstacles in order to make this Sustainability present in the areas of teaching, research and campus operations, which requires essentially , a change in the value system of the institution.application/pdfporDesenvolvimento sustentávelEnsino superiorEducation for sustainabilitySustainable developmentHigher educationEducação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897663.pdf000897663.pdfTexto completoapplication/pdf1764593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/1/000897663.pdf03401838b9b1574ca80506707fd05c70MD51TEXT000897663.pdf.txt000897663.pdf.txtExtracted Texttext/plain83473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/2/000897663.pdf.txt6fee98d2da651d9d41811fd6b7976b7eMD52THUMBNAIL000897663.pdf.jpg000897663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/3/000897663.pdf.jpgbb2c92f3cd298dc48982256191dd02d1MD5310183/780772018-10-15 08:21:39.801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:21:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
title |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior Bueno, Mariana Krüger Desenvolvimento sustentável Ensino superior Education for sustainability Sustainable development Higher education |
title_short |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
title_full |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
title_sort |
Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior |
author |
Bueno, Mariana Krüger |
author_facet |
Bueno, Mariana Krüger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Mariana Krüger |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guerra, Teresinha |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nascimento, Luis Felipe Machado do |
contributor_str_mv |
Guerra, Teresinha Nascimento, Luis Felipe Machado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Ensino superior |
topic |
Desenvolvimento sustentável Ensino superior Education for sustainability Sustainable development Higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education for sustainability Sustainable development Higher education |
description |
Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-17T01:46:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000897663 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78077 |
identifier_str_mv |
000897663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/1/000897663.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/2/000897663.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/3/000897663.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03401838b9b1574ca80506707fd05c70 6fee98d2da651d9d41811fd6b7976b7e bb2c92f3cd298dc48982256191dd02d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447113043017728 |