Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Mariana Krüger
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78077
Resumo: Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição.
id UFRGS-2_f57bec4eb9ef4ea831ec0202f1562ff8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78077
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Mariana KrügerGuerra, TeresinhaNascimento, Luis Felipe Machado do2013-09-17T01:46:13Z2013http://hdl.handle.net/10183/78077000897663Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição.Globally, society is situated in a reality of climate change, social inequalities and fragile economic systems, there is a growing need for integrating sustainable development, so the special role of our educational systems to facilitate, envision and lead change for sustainability has been the focus of renewed attention. This paper focuses on diagnosing and evaluating transdisciplinary integration of Education for Sustainability in undergraduate curricula of the Federal University of Rio Grande do Sul through a questionnaire developed based on the literature of the insertion of Sustainability in Higher Education, where it was possible to identify barriers that still impede sustainable development of permeating the academic environment and propose, through theoretical research, alternatives to overcome these obstacles in order to make this Sustainability present in the areas of teaching, research and campus operations, which requires essentially , a change in the value system of the institution.application/pdfporDesenvolvimento sustentávelEnsino superiorEducation for sustainabilitySustainable developmentHigher educationEducação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897663.pdf000897663.pdfTexto completoapplication/pdf1764593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/1/000897663.pdf03401838b9b1574ca80506707fd05c70MD51TEXT000897663.pdf.txt000897663.pdf.txtExtracted Texttext/plain83473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/2/000897663.pdf.txt6fee98d2da651d9d41811fd6b7976b7eMD52THUMBNAIL000897663.pdf.jpg000897663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/3/000897663.pdf.jpgbb2c92f3cd298dc48982256191dd02d1MD5310183/780772018-10-15 08:21:39.801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:21:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
title Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
spellingShingle Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
Bueno, Mariana Krüger
Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Education for sustainability
Sustainable development
Higher education
title_short Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
title_full Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
title_fullStr Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
title_sort Educação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superior
author Bueno, Mariana Krüger
author_facet Bueno, Mariana Krüger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Mariana Krüger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
topic Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Education for sustainability
Sustainable development
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Education for sustainability
Sustainable development
Higher education
description Globalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-17T01:46:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897663
url http://hdl.handle.net/10183/78077
identifier_str_mv 000897663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/1/000897663.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/2/000897663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78077/3/000897663.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03401838b9b1574ca80506707fd05c70
6fee98d2da651d9d41811fd6b7976b7e
bb2c92f3cd298dc48982256191dd02d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224452849008640