Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270953 |
Resumo: | Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas. |
id |
UFRGS-2_f57dd10ab1d02c771c483dadaec9c0bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270953 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Viviane Christine dos Reis AlvesLima, Jaqueline CostaFerreira, Gimerson ErickOliveira, João Lucas Campos deMiraveti, Jocilene de CarvalhoRibeiro, Mara Regina Rosa2024-01-13T03:41:16Z20231517-3852http://hdl.handle.net/10183/270953001187651Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas.Objective: to analyze the levels of satisfaction, self-confidence, and self-efficacy in clinical simulations among health under-graduates and professionals. Methods: cross-sectional study based on Design Science Research Methodology, with 156 he-alth professionals and 149 health undergraduates who par-ticipated in an educational session about personal protective equipment use during the COVID-19 pandemic, mediated by Rapid-Cycle Deliberate Practice. Participants responded to a social and work-related questionnaire and to validated scales. For descriptive analysis of independent samples, Chi-squared test and Student’s t were used considering p<0.05 as signifi-cant. Results: we found generally high satisfaction levels (mean ± standard deviation: 4.72±0.58), self-confidence (4.44±0.78), and self-efficacy (4.03±1.17) for favorable items. There were significant statistical differences in seven items in the scale of satisfaction and self-confidence with learning in students, and in six items of the general self-efficacy scale, with p<0.05. Con-clusion: undergraduates showed higher means of satisfaction and self-confidence with learning, while professionals had hi-gher means of self-efficacy. These results can collaborate for the continuity of clinical simulation practices, increasing procedu-ral safety and quality. Contributions to practice: the results show that the activities had a positive contribution, increasing learning opportunities and practical experiences that reflect on the excellence of the routine.application/pdfporRevista RENE: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol. 24 (2023), e91858, 10 p.Equipamento de proteção individualCOVID-19Treinamento por simulaçãoPersonal protective equipmentSimulation trainingSatisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúdeSatisfaction, self-confidence and self-efficacy in the use of clinical simulations : comparisons between health undergraduates and professionalsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187651.pdf.txt001187651.pdf.txtExtracted Texttext/plain41420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/2/001187651.pdf.txt07bf9b70a21fb037be61f37c7927d255MD52ORIGINAL001187651.pdfTexto completoapplication/pdf452183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/1/001187651.pdf33e705a924f9014f12ed8987c4cd03bbMD5110183/2709532024-01-14 04:24:07.659535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Satisfaction, self-confidence and self-efficacy in the use of clinical simulations : comparisons between health undergraduates and professionals |
title |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
spellingShingle |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves Equipamento de proteção individual COVID-19 Treinamento por simulação Personal protective equipment Simulation training |
title_short |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
title_full |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
title_fullStr |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
title_full_unstemmed |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
title_sort |
Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde |
author |
Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves |
author_facet |
Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves Lima, Jaqueline Costa Ferreira, Gimerson Erick Oliveira, João Lucas Campos de Miraveti, Jocilene de Carvalho Ribeiro, Mara Regina Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jaqueline Costa Ferreira, Gimerson Erick Oliveira, João Lucas Campos de Miraveti, Jocilene de Carvalho Ribeiro, Mara Regina Rosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves Lima, Jaqueline Costa Ferreira, Gimerson Erick Oliveira, João Lucas Campos de Miraveti, Jocilene de Carvalho Ribeiro, Mara Regina Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipamento de proteção individual COVID-19 Treinamento por simulação |
topic |
Equipamento de proteção individual COVID-19 Treinamento por simulação Personal protective equipment Simulation training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Personal protective equipment Simulation training |
description |
Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-13T03:41:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270953 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-3852 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001187651 |
identifier_str_mv |
1517-3852 001187651 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista RENE: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol. 24 (2023), e91858, 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/2/001187651.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/1/001187651.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07bf9b70a21fb037be61f37c7927d255 33e705a924f9014f12ed8987c4cd03bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225109190475776 |