Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Jaqueline Costa, Ferreira, Gimerson Erick, Oliveira, João Lucas Campos de, Miraveti, Jocilene de Carvalho, Ribeiro, Mara Regina Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270953
Resumo: Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas.
id UFRGS-2_f57dd10ab1d02c771c483dadaec9c0bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270953
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Viviane Christine dos Reis AlvesLima, Jaqueline CostaFerreira, Gimerson ErickOliveira, João Lucas Campos deMiraveti, Jocilene de CarvalhoRibeiro, Mara Regina Rosa2024-01-13T03:41:16Z20231517-3852http://hdl.handle.net/10183/270953001187651Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas.Objective: to analyze the levels of satisfaction, self-confidence, and self-efficacy in clinical simulations among health under-graduates and professionals. Methods: cross-sectional study based on Design Science Research Methodology, with 156 he-alth professionals and 149 health undergraduates who par-ticipated in an educational session about personal protective equipment use during the COVID-19 pandemic, mediated by Rapid-Cycle Deliberate Practice. Participants responded to a social and work-related questionnaire and to validated scales. For descriptive analysis of independent samples, Chi-squared test and Student’s t were used considering p<0.05 as signifi-cant. Results: we found generally high satisfaction levels (mean ± standard deviation: 4.72±0.58), self-confidence (4.44±0.78), and self-efficacy (4.03±1.17) for favorable items. There were significant statistical differences in seven items in the scale of satisfaction and self-confidence with learning in students, and in six items of the general self-efficacy scale, with p<0.05. Con-clusion: undergraduates showed higher means of satisfaction and self-confidence with learning, while professionals had hi-gher means of self-efficacy. These results can collaborate for the continuity of clinical simulation practices, increasing procedu-ral safety and quality. Contributions to practice: the results show that the activities had a positive contribution, increasing learning opportunities and practical experiences that reflect on the excellence of the routine.application/pdfporRevista RENE: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol. 24 (2023), e91858, 10 p.Equipamento de proteção individualCOVID-19Treinamento por simulaçãoPersonal protective equipmentSimulation trainingSatisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúdeSatisfaction, self-confidence and self-efficacy in the use of clinical simulations : comparisons between health undergraduates and professionalsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187651.pdf.txt001187651.pdf.txtExtracted Texttext/plain41420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/2/001187651.pdf.txt07bf9b70a21fb037be61f37c7927d255MD52ORIGINAL001187651.pdfTexto completoapplication/pdf452183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/1/001187651.pdf33e705a924f9014f12ed8987c4cd03bbMD5110183/2709532024-01-14 04:24:07.659535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Satisfaction, self-confidence and self-efficacy in the use of clinical simulations : comparisons between health undergraduates and professionals
title Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
spellingShingle Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves
Equipamento de proteção individual
COVID-19
Treinamento por simulação
Personal protective equipment
Simulation training
title_short Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
title_full Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
title_fullStr Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
title_full_unstemmed Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
title_sort Satisfação, autoconfiança e autoeficácia no uso da simulação clínica : comparação entre acadêmicos e profissionais da saúde
author Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves
author_facet Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves
Lima, Jaqueline Costa
Ferreira, Gimerson Erick
Oliveira, João Lucas Campos de
Miraveti, Jocilene de Carvalho
Ribeiro, Mara Regina Rosa
author_role author
author2 Lima, Jaqueline Costa
Ferreira, Gimerson Erick
Oliveira, João Lucas Campos de
Miraveti, Jocilene de Carvalho
Ribeiro, Mara Regina Rosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Viviane Christine dos Reis Alves
Lima, Jaqueline Costa
Ferreira, Gimerson Erick
Oliveira, João Lucas Campos de
Miraveti, Jocilene de Carvalho
Ribeiro, Mara Regina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Equipamento de proteção individual
COVID-19
Treinamento por simulação
topic Equipamento de proteção individual
COVID-19
Treinamento por simulação
Personal protective equipment
Simulation training
dc.subject.eng.fl_str_mv Personal protective equipment
Simulation training
description Objetivo: analisar os níveis de satisfação, autoconfiança e au-toeficácia no uso da simulação clínica entre acadêmicos e pro-fissionais da saúde. Métodos: estudo transversal, baseado no Design Science Research Methodology, com 156 profissionais e 149 acadêmicos da área de saúde, que participaram da capaci-tação para uso de equipamentos de proteção individual na pan-demia da COVID-19, mediada por Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Os participantes responderam ao questionário socio-laboral e escalas validadas. Utilizou-se análise descritiva, testes Qui-quadrado e t Student em amostras independentes para análise de dados, considerando-se significativo p<0,05. Resul-tados: verificou-se altos níveis gerais de satisfação (média ±desvio-padrão: 4,72±0,58), autoconfiança (4,44±0,78) e autoe-ficácia (4,03±1,17) para itens favoráveis). Na comparação, iden-tificou-se diferenças estatísticas significativas em sete itens da escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança com apren-dizagem, e seis da escala de autoeficácia geral com p<0,05. Con-clusão: os acadêmicos apresentaram maiores médias relaciona-das à satisfação e autoconfiança com aprendizagem, enquanto profissionais apresentaram maiores médias relacionadas à autoeficácia, resultados que corroboram para continuidade de práticas envolvendo simulação clínica, propiciando segurança e qualidade aos procedimentos. Contribuições para a prática: os resultados apontamque as atividades contribuíram positi-vamente, potencializando oportunidades de aprendizagem e vivências práticas, que refletem na excelência das rotinas.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-13T03:41:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270953
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3852
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187651
identifier_str_mv 1517-3852
001187651
url http://hdl.handle.net/10183/270953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista RENE: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol. 24 (2023), e91858, 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/2/001187651.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270953/1/001187651.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07bf9b70a21fb037be61f37c7927d255
33e705a924f9014f12ed8987c4cd03bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109190475776