Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderer, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Longo, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173391
Resumo: O artigo discute marcas que constituem a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa examinado consiste em um conjunto de desenhos produzidos por estudantes sobre a aula de matemática. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material foi a análise do discurso no sentido atribuído por Michel Foucault. Utilizando como aportes teóricos o conceito foucaultiano de disciplinamento dos corpos e as ideias desenvolvidas por Veiga-Neto sobre a disciplina-corpo e a disciplina-saber, a análise mostrou que: a) a sala de aula atua como um aparelho eficiente de disciplinamento dos corpos e dos saberes, produzindo efeitos de subjetivação nos alunos e professores. b) a matemática escolar é um campo marcado pela escrita, formalismo e abstração que regula o pensamento dos escolares.
id UFRGS-2_f5811553f4ff0c5c9f1a57a0e3bb7334
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173391
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wanderer, FernandaLongo, Fernanda2018-03-15T02:31:53Z20172359-2842http://hdl.handle.net/10183/173391001055979O artigo discute marcas que constituem a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa examinado consiste em um conjunto de desenhos produzidos por estudantes sobre a aula de matemática. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material foi a análise do discurso no sentido atribuído por Michel Foucault. Utilizando como aportes teóricos o conceito foucaultiano de disciplinamento dos corpos e as ideias desenvolvidas por Veiga-Neto sobre a disciplina-corpo e a disciplina-saber, a análise mostrou que: a) a sala de aula atua como um aparelho eficiente de disciplinamento dos corpos e dos saberes, produzindo efeitos de subjetivação nos alunos e professores. b) a matemática escolar é um campo marcado pela escrita, formalismo e abstração que regula o pensamento dos escolares.The article discusses marks that constitute the school mathematics of the Elementary School. The research material examined consists of a set of drawings produced by students about the mathematics class. The analytical strategy used to operate on this material was the analysis of discourse inspired by Michel Foucault. Using as theoretical support Foucault's concept of discipline of bodies and ideas developed by Veiga-Neto on discipline-body and discipline-knowlodge, the analysis showed that: a) the classroom acts as an efficient apparatus for disciplinary bodies and knowledge, producing subjectivation effects on students and teachers. b) school mathematics is a field marked by writing, formalism and abstraction that regulates the thinking of students.application/pdfporPerspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 205-221MatemáticaCurrículoDesenho infantilSchool MathematicsDisciplineEscola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055979.pdf001055979.pdfTexto completoapplication/pdf1097742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173391/1/001055979.pdfc7c307804b2a2ef53cf1ab086422c431MD51TEXT001055979.pdf.txt001055979.pdf.txtExtracted Texttext/plain37243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173391/2/001055979.pdf.txta6f69918f34a5915187a23fd547f3dd5MD5210183/1733912018-03-16 02:31:37.501591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
title Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
spellingShingle Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
Wanderer, Fernanda
Matemática
Currículo
Desenho infantil
School Mathematics
Discipline
title_short Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
title_full Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
title_fullStr Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
title_full_unstemmed Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
title_sort Escola, matemática e disciplinamento : uma análise sobre desenhos infantis
author Wanderer, Fernanda
author_facet Wanderer, Fernanda
Longo, Fernanda
author_role author
author2 Longo, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
Longo, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Currículo
Desenho infantil
topic Matemática
Currículo
Desenho infantil
School Mathematics
Discipline
dc.subject.eng.fl_str_mv School Mathematics
Discipline
description O artigo discute marcas que constituem a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa examinado consiste em um conjunto de desenhos produzidos por estudantes sobre a aula de matemática. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material foi a análise do discurso no sentido atribuído por Michel Foucault. Utilizando como aportes teóricos o conceito foucaultiano de disciplinamento dos corpos e as ideias desenvolvidas por Veiga-Neto sobre a disciplina-corpo e a disciplina-saber, a análise mostrou que: a) a sala de aula atua como um aparelho eficiente de disciplinamento dos corpos e dos saberes, produzindo efeitos de subjetivação nos alunos e professores. b) a matemática escolar é um campo marcado pela escrita, formalismo e abstração que regula o pensamento dos escolares.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-15T02:31:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173391
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-2842
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001055979
identifier_str_mv 2359-2842
001055979
url http://hdl.handle.net/10183/173391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 10, n. 22 (2017), p. 205-221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173391/1/001055979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173391/2/001055979.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c307804b2a2ef53cf1ab086422c431
a6f69918f34a5915187a23fd547f3dd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224939162828800