Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206616 |
Resumo: | Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos. |
id |
UFRGS-2_f59d4ae7a16447fcb68def86a65cd673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206616 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mazon, Isabella RangelMastroberti, Paula2020-03-11T04:16:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/206616001112485Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos.application/pdfporEducação infantilArteDiárioProfessor : Diario de classeRotinaNarrativaDiário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112485.pdf.txt001112485.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/2/001112485.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001112485.pdfTexto completoapplication/pdf31361844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/1/001112485.pdf469921a5c94fc6b4eb35140b89483a43MD5110183/2066162020-03-12 04:13:58.089964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206616Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-12T07:13:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
title |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
spellingShingle |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil Mazon, Isabella Rangel Educação infantil Arte Diário Professor : Diario de classe Rotina Narrativa |
title_short |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
title_full |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
title_fullStr |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
title_sort |
Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil |
author |
Mazon, Isabella Rangel |
author_facet |
Mazon, Isabella Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazon, Isabella Rangel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mastroberti, Paula |
contributor_str_mv |
Mastroberti, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Arte Diário Professor : Diario de classe Rotina Narrativa |
topic |
Educação infantil Arte Diário Professor : Diario de classe Rotina Narrativa |
description |
Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-11T04:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206616 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112485 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206616 |
identifier_str_mv |
001112485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/2/001112485.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/1/001112485.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 469921a5c94fc6b4eb35140b89483a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224594385797120 |