Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazon, Isabella Rangel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206616
Resumo: Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos.
id UFRGS-2_f59d4ae7a16447fcb68def86a65cd673
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206616
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazon, Isabella RangelMastroberti, Paula2020-03-11T04:16:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/206616001112485Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos.application/pdfporEducação infantilArteDiárioProfessor : Diario de classeRotinaNarrativaDiário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112485.pdf.txt001112485.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/2/001112485.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001112485.pdfTexto completoapplication/pdf31361844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/1/001112485.pdf469921a5c94fc6b4eb35140b89483a43MD5110183/2066162020-03-12 04:13:58.089964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206616Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-12T07:13:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
title Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
spellingShingle Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
Mazon, Isabella Rangel
Educação infantil
Arte
Diário
Professor : Diario de classe
Rotina
Narrativa
title_short Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
title_full Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
title_fullStr Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
title_full_unstemmed Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
title_sort Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
author Mazon, Isabella Rangel
author_facet Mazon, Isabella Rangel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazon, Isabella Rangel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mastroberti, Paula
contributor_str_mv Mastroberti, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Arte
Diário
Professor : Diario de classe
Rotina
Narrativa
topic Educação infantil
Arte
Diário
Professor : Diario de classe
Rotina
Narrativa
description Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-11T04:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206616
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112485
url http://hdl.handle.net/10183/206616
identifier_str_mv 001112485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/2/001112485.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206616/1/001112485.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
469921a5c94fc6b4eb35140b89483a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224594385797120