Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29813 |
Resumo: | Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos. |
id |
UFRGS-2_f60d519ad174b97b7bb7b36ece2c5580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29813 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
De Bona, MicheleAntonello, Cláudia SimoneCamillis, Patrícia Kinast de2011-06-28T06:00:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/29813000778763Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos.application/pdfporAgência bancáriaTreinamentoAnálise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência Tinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778763.pdf.txt000778763.pdf.txtExtracted Texttext/plain127067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/2/000778763.pdf.txtf2866577955eb44a8a1acce6078a8b65MD52ORIGINAL000778763.pdf000778763.pdfTexto completoapplication/pdf311045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/1/000778763.pdff9c27e57e2509dfd3cd78f71ab74c86bMD51THUMBNAIL000778763.pdf.jpg000778763.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/3/000778763.pdf.jpg8d7749ab10ff0ac545eac9bae6e6103eMD5310183/298132018-10-09 09:22:45.685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
title |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
spellingShingle |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T De Bona, Michele Agência bancária Treinamento |
title_short |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
title_full |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
title_fullStr |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
title_full_unstemmed |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
title_sort |
Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T |
author |
De Bona, Michele |
author_facet |
De Bona, Michele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Michele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Camillis, Patrícia Kinast de |
contributor_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone Camillis, Patrícia Kinast de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agência bancária Treinamento |
topic |
Agência bancária Treinamento |
description |
Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29813 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000778763 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29813 |
identifier_str_mv |
000778763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/2/000778763.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/1/000778763.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/3/000778763.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2866577955eb44a8a1acce6078a8b65 f9c27e57e2509dfd3cd78f71ab74c86b 8d7749ab10ff0ac545eac9bae6e6103e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447059907477504 |