Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Michele
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29813
Resumo: Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos.
id UFRGS-2_f60d519ad174b97b7bb7b36ece2c5580
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29813
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Bona, MicheleAntonello, Cláudia SimoneCamillis, Patrícia Kinast de2011-06-28T06:00:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/29813000778763Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos.application/pdfporAgência bancáriaTreinamentoAnálise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência Tinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778763.pdf.txt000778763.pdf.txtExtracted Texttext/plain127067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/2/000778763.pdf.txtf2866577955eb44a8a1acce6078a8b65MD52ORIGINAL000778763.pdf000778763.pdfTexto completoapplication/pdf311045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/1/000778763.pdff9c27e57e2509dfd3cd78f71ab74c86bMD51THUMBNAIL000778763.pdf.jpg000778763.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/3/000778763.pdf.jpg8d7749ab10ff0ac545eac9bae6e6103eMD5310183/298132018-10-09 09:22:45.685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
title Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
spellingShingle Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
De Bona, Michele
Agência bancária
Treinamento
title_short Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
title_full Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
title_fullStr Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
title_full_unstemmed Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
title_sort Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
author De Bona, Michele
author_facet De Bona, Michele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bona, Michele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Camillis, Patrícia Kinast de
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
Camillis, Patrícia Kinast de
dc.subject.por.fl_str_mv Agência bancária
Treinamento
topic Agência bancária
Treinamento
description Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29813
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778763
url http://hdl.handle.net/10183/29813
identifier_str_mv 000778763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/2/000778763.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/1/000778763.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29813/3/000778763.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2866577955eb44a8a1acce6078a8b65
f9c27e57e2509dfd3cd78f71ab74c86b
8d7749ab10ff0ac545eac9bae6e6103e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447059907477504