Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steigleder, Bibiana Gallas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157168
Resumo: Introdução: Psicodiagnóstico é um processo científico que tem como objetivo investigar características psicológicas. As conclusões embasam indicações terapêuticas, que visam o aumento da qualidade de vida do paciente. Existem poucos estudos que avaliam a compreensão das informações fornecidas na devolutiva do psicodiagnóstico e o momento posterior a este. Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares acerca das informações fornecidas no psicodiagnóstico, bem como a busca ou não pelas indicações terapêuticas feitas ao final da avaliação. Método: Foi realizada uma entrevista semiestruturada com mães de seis pacientes atendidos no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP-UFRGS) no ano de 2015, cuja queixa inicial era de dificuldade de aprendizagem. A análise dos dados foi feita através de análise temática. Resultados: Os resultados foram divididos por temas, e alguns destes foram: A percepção de diferenças no desenvolvimento de seus filhos comparando com outras crianças; Passagens por outros serviços de saúde; Experiência com o uso de medicações; As reações com a devolução das informações; O impacto das conclusões do processo na família; Mudanças após o psicodiagnóstico; Entrega do laudo a algum profissional; Busca por atendimentos indicados e permanência nestes; Dificuldades ainda enfrentadas pelos pacientes. Discussão: Ações de prevenção com foco na família e na escola podem ser muito benéficas. Percebe-se que o sistema de saúde público tem dificuldades em acolher demandas por atendimentos em saúde mental, e isto pode estar relacionado com a concepção de saúde da população. O uso de medicações gerou dúvidas nas mães entrevistadas, o que aponta para uma necessidade de que as famílias tenham maior acesso à informação sobre os fármacos. A clareza nas informações é uma característica essencial do psicodiagnóstico A participação da família no processo psicodiagnóstico pode auxiliar no entendimento dos resultados, visto que este processo tem um impacto interventivo. A escrita do laudo precisa ser feita com cuidado, tendo em vista a grande circulação do documento, e deve ter uma linguagem acessível ao destinatário e aos responsáveis pelos pacientes.
id UFRGS-2_f63ab04ef583a01c402ddc398db288ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157168
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Steigleder, Bibiana GallasBandeira, Denise Ruschel2017-04-27T02:24:09Z2016http://hdl.handle.net/10183/157168001015512Introdução: Psicodiagnóstico é um processo científico que tem como objetivo investigar características psicológicas. As conclusões embasam indicações terapêuticas, que visam o aumento da qualidade de vida do paciente. Existem poucos estudos que avaliam a compreensão das informações fornecidas na devolutiva do psicodiagnóstico e o momento posterior a este. Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares acerca das informações fornecidas no psicodiagnóstico, bem como a busca ou não pelas indicações terapêuticas feitas ao final da avaliação. Método: Foi realizada uma entrevista semiestruturada com mães de seis pacientes atendidos no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP-UFRGS) no ano de 2015, cuja queixa inicial era de dificuldade de aprendizagem. A análise dos dados foi feita através de análise temática. Resultados: Os resultados foram divididos por temas, e alguns destes foram: A percepção de diferenças no desenvolvimento de seus filhos comparando com outras crianças; Passagens por outros serviços de saúde; Experiência com o uso de medicações; As reações com a devolução das informações; O impacto das conclusões do processo na família; Mudanças após o psicodiagnóstico; Entrega do laudo a algum profissional; Busca por atendimentos indicados e permanência nestes; Dificuldades ainda enfrentadas pelos pacientes. Discussão: Ações de prevenção com foco na família e na escola podem ser muito benéficas. Percebe-se que o sistema de saúde público tem dificuldades em acolher demandas por atendimentos em saúde mental, e isto pode estar relacionado com a concepção de saúde da população. O uso de medicações gerou dúvidas nas mães entrevistadas, o que aponta para uma necessidade de que as famílias tenham maior acesso à informação sobre os fármacos. A clareza nas informações é uma característica essencial do psicodiagnóstico A participação da família no processo psicodiagnóstico pode auxiliar no entendimento dos resultados, visto que este processo tem um impacto interventivo. A escrita do laudo precisa ser feita com cuidado, tendo em vista a grande circulação do documento, e deve ter uma linguagem acessível ao destinatário e aos responsáveis pelos pacientes.application/pdfporPsicodiagnósticoAdesão ao tratamentoCriançaPsicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015512.pdf001015512.pdfTexto completoapplication/pdf1143719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157168/1/001015512.pdf1be05a1b11f919d82811033fa992ef69MD51TEXT001015512.pdf.txt001015512.pdf.txtExtracted Texttext/plain78869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157168/2/001015512.pdf.txt046153415181ab5b5ebbacf2f2f04387MD52THUMBNAIL001015512.pdf.jpg001015512.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157168/3/001015512.pdf.jpg583bf87cde903f66726d51e3b0896599MD5310183/1571682018-10-29 08:50:37.786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157168Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:50:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
title Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
spellingShingle Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
Steigleder, Bibiana Gallas
Psicodiagnóstico
Adesão ao tratamento
Criança
title_short Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
title_full Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
title_fullStr Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
title_full_unstemmed Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
title_sort Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
author Steigleder, Bibiana Gallas
author_facet Steigleder, Bibiana Gallas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steigleder, Bibiana Gallas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
contributor_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicodiagnóstico
Adesão ao tratamento
Criança
topic Psicodiagnóstico
Adesão ao tratamento
Criança
description Introdução: Psicodiagnóstico é um processo científico que tem como objetivo investigar características psicológicas. As conclusões embasam indicações terapêuticas, que visam o aumento da qualidade de vida do paciente. Existem poucos estudos que avaliam a compreensão das informações fornecidas na devolutiva do psicodiagnóstico e o momento posterior a este. Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares acerca das informações fornecidas no psicodiagnóstico, bem como a busca ou não pelas indicações terapêuticas feitas ao final da avaliação. Método: Foi realizada uma entrevista semiestruturada com mães de seis pacientes atendidos no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP-UFRGS) no ano de 2015, cuja queixa inicial era de dificuldade de aprendizagem. A análise dos dados foi feita através de análise temática. Resultados: Os resultados foram divididos por temas, e alguns destes foram: A percepção de diferenças no desenvolvimento de seus filhos comparando com outras crianças; Passagens por outros serviços de saúde; Experiência com o uso de medicações; As reações com a devolução das informações; O impacto das conclusões do processo na família; Mudanças após o psicodiagnóstico; Entrega do laudo a algum profissional; Busca por atendimentos indicados e permanência nestes; Dificuldades ainda enfrentadas pelos pacientes. Discussão: Ações de prevenção com foco na família e na escola podem ser muito benéficas. Percebe-se que o sistema de saúde público tem dificuldades em acolher demandas por atendimentos em saúde mental, e isto pode estar relacionado com a concepção de saúde da população. O uso de medicações gerou dúvidas nas mães entrevistadas, o que aponta para uma necessidade de que as famílias tenham maior acesso à informação sobre os fármacos. A clareza nas informações é uma característica essencial do psicodiagnóstico A participação da família no processo psicodiagnóstico pode auxiliar no entendimento dos resultados, visto que este processo tem um impacto interventivo. A escrita do laudo precisa ser feita com cuidado, tendo em vista a grande circulação do documento, e deve ter uma linguagem acessível ao destinatário e aos responsáveis pelos pacientes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-27T02:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157168
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015512
url http://hdl.handle.net/10183/157168
identifier_str_mv 001015512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157168/1/001015512.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157168/2/001015512.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157168/3/001015512.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1be05a1b11f919d82811033fa992ef69
046153415181ab5b5ebbacf2f2f04387
583bf87cde903f66726d51e3b0896599
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193206652928