Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betz, Michel Emile Marcel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85889
Resumo: É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. Por isso, é aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física, como nos cursos de Licenciatura, pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes, deve-se à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Neste trabalho, descreve-se um material instrucional desenvolvido na forma de hipertexto, com o objetivo de contribuir para alterar esse quadro. São considerados alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica e, a seguir, é estudado o software Modellus. Ao final da apresentação de cada um desses softwares é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes e CmapTools. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizada em disciplina de “Métodos Computacionais no Ensino de Física”, ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.
id UFRGS-2_f6417853ad5e70baaf3c4f606ef911cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85889
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Betz, Michel Emile MarcelRibeiro-Teixeira, Rejane Maria2014-01-16T01:53:30Z20121677-2334http://hdl.handle.net/10183/85889000862517É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. Por isso, é aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física, como nos cursos de Licenciatura, pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes, deve-se à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Neste trabalho, descreve-se um material instrucional desenvolvido na forma de hipertexto, com o objetivo de contribuir para alterar esse quadro. São considerados alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica e, a seguir, é estudado o software Modellus. Ao final da apresentação de cada um desses softwares é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes e CmapTools. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizada em disciplina de “Métodos Computacionais no Ensino de Física”, ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.The importance of the use of computational tools in Physics teaching from the early years of school is indisputable. In order to take the most out of the allying of Physics content s with computational tools, the study of available computational softwares and methods should be stressed also in the teacher's formation, already at undergraduate level. The fact that school teachers do not feel at ease with incorporating these technologies into their teaching practice is often due to the lack of instructional materials that could motivate and guide them, or to their unfamiliarity with such resources. In the present work, we describe an instructional material developed in hypertext form, with the goal of contributing to change that picture. We consider a few softwares aimed at assisting and improving Physics teaching, and available for Linux and Windows platforms. The main features of each software are presented starting from a Physics problem or situation, which also stands as an illustration of its possible applications. The first software presented is the "Spreadsheet". Next, we explore the software "Modellus". To close the presentation of each of these softwares, we suggest an exercise as a task for the reader. The material also addresses the softwares "HotPotatoes" and, finally, "CmapTools”. Much of the instructional material presented here has been applied in the discipline "Métodos Computacionais no Ensino da Física" taught within the non-presential specialization course "Física para a Educação Básica" aimed at improving the training of teachers working in the public school system in the brazilian state of Rio Grande do Sul, and jointly promoted by UFRGS and Universidade Aberta do Brasil.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 29, nesp 2 (out. 2012), p. 787-811Ensino de físicaSoftware educacionalMétodos computacionaisFormação de professoresComputational methods in physics teachingEducational softwaresInstructional materialsMaterial instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de físicaInstructional material presenting contents of computational methods for physics teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862517.pdf000862517.pdfTexto completoapplication/pdf1189301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85889/1/000862517.pdf738a3b241aa84abba5dcdbd0e17ce12eMD51TEXT000862517.pdf.txt000862517.pdf.txtExtracted Texttext/plain47795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85889/2/000862517.pdf.txt5f6fd4465347cf90627ff7cb06250d08MD52THUMBNAIL000862517.pdf.jpg000862517.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85889/3/000862517.pdf.jpg851b69e3d6e2e80252e56b40896dc6b0MD5310183/858892018-10-10 08:25:33.099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:25:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Instructional material presenting contents of computational methods for physics teaching
title Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
spellingShingle Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
Betz, Michel Emile Marcel
Ensino de física
Software educacional
Métodos computacionais
Formação de professores
Computational methods in physics teaching
Educational softwares
Instructional materials
title_short Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
title_full Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
title_fullStr Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
title_full_unstemmed Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
title_sort Material instrucional apresentando conteúdos de métodos computacionais para o ensino de física
author Betz, Michel Emile Marcel
author_facet Betz, Michel Emile Marcel
Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
author_role author
author2 Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betz, Michel Emile Marcel
Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Software educacional
Métodos computacionais
Formação de professores
topic Ensino de física
Software educacional
Métodos computacionais
Formação de professores
Computational methods in physics teaching
Educational softwares
Instructional materials
dc.subject.eng.fl_str_mv Computational methods in physics teaching
Educational softwares
Instructional materials
description É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. Por isso, é aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física, como nos cursos de Licenciatura, pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes, deve-se à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Neste trabalho, descreve-se um material instrucional desenvolvido na forma de hipertexto, com o objetivo de contribuir para alterar esse quadro. São considerados alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica e, a seguir, é estudado o software Modellus. Ao final da apresentação de cada um desses softwares é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes e CmapTools. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizada em disciplina de “Métodos Computacionais no Ensino de Física”, ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-16T01:53:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85889
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862517
identifier_str_mv 1677-2334
000862517
url http://hdl.handle.net/10183/85889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 29, nesp 2 (out. 2012), p. 787-811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85889/1/000862517.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85889/2/000862517.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85889/3/000862517.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 738a3b241aa84abba5dcdbd0e17ce12e
5f6fd4465347cf90627ff7cb06250d08
851b69e3d6e2e80252e56b40896dc6b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224819698565120