Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787 |
Resumo: | É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil. |
id |
UFSC-19_b7828400410bb47a2de82b485495e792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/22162 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de FísicaÉ inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p78710.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 787-8112175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787/23065Betz, Michel Emile MarcelTeixeira, Rejane Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:11:28Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22162Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:11:28Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
title |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
spellingShingle |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física Betz, Michel Emile Marcel |
title_short |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
title_full |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
title_fullStr |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
title_sort |
Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física |
author |
Betz, Michel Emile Marcel |
author_facet |
Betz, Michel Emile Marcel Teixeira, Rejane Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Rejane Maria Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betz, Michel Emile Marcel Teixeira, Rejane Maria Ribeiro |
description |
É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787/23065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 787-811 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572638609408 |