Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betz, Michel Emile Marcel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Teixeira, Rejane Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787
Resumo: É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.
id UFSC-19_b7828400410bb47a2de82b485495e792
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/22162
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de FísicaÉ inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p78710.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 787-8112175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787/23065Betz, Michel Emile MarcelTeixeira, Rejane Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:11:28Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22162Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:11:28Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
title Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
spellingShingle Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
Betz, Michel Emile Marcel
title_short Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
title_full Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
title_fullStr Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
title_full_unstemmed Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
title_sort Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
author Betz, Michel Emile Marcel
author_facet Betz, Michel Emile Marcel
Teixeira, Rejane Maria Ribeiro
author_role author
author2 Teixeira, Rejane Maria Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betz, Michel Emile Marcel
Teixeira, Rejane Maria Ribeiro
description É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p787/23065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 787-811
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572638609408