Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Priscilla Tesch
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159430
Resumo: Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que (hoti) como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou prudência (phronesis), mas de um corpo preciso de conhecimento ou ciência, a Ética ou Política.
id UFRGS-2_f66407007b1fd881227bd6b852d1bcc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159430
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Spinelli, Priscilla Tesch2017-06-09T02:28:26Z20121413-9448http://hdl.handle.net/10183/159430000908936Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que (hoti) como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou prudência (phronesis), mas de um corpo preciso de conhecimento ou ciência, a Ética ou Política.In order to provide an interpretation for NE I 4 1095a31-b13, this paper argues that Aristotle's digression in that section serves to characterize the recently started research as promising, opposing it, although not explicitly, to the rigid Socratic-Platonic way of doing Ethics or Politics. To this end, a somewhat novel interpretation of the term that (hoti) is proposed, according to which it refers to the principle sought for, and not to the startingpoint of the research. This interpretation also refuses to see a reference, in the mentioned passage, to the form of acquisition of moral virtue or prudence (phronesis), replacing it by a reference to the acquisition of a body of knowledge or science, the Ethics or Politics.application/pdfporDissertatio. Pelotas, RS. N. 36 (verão 2012), p. 277-297ÉticaPrincípios (Filosofia)Boa educação (Filosofia)Ethical researchPrinciplesGood educationBoa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristótelesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000908936.pdf000908936.pdfTexto completoapplication/pdf180187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/1/000908936.pdf252003852b140628413c3aeb3b70feb7MD51TEXT000908936.pdf.txt000908936.pdf.txtExtracted Texttext/plain54015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/2/000908936.pdf.txtc4ade55ec95137e6206933dd4d9643d1MD52THUMBNAIL000908936.pdf.jpg000908936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/3/000908936.pdf.jpgf920c3c6d3a5660b4fd67399d284d712MD5310183/1594302018-10-22 08:28:19.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
title Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
spellingShingle Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
Spinelli, Priscilla Tesch
Ética
Princípios (Filosofia)
Boa educação (Filosofia)
Ethical research
Principles
Good education
title_short Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
title_full Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
title_fullStr Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
title_full_unstemmed Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
title_sort Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
author Spinelli, Priscilla Tesch
author_facet Spinelli, Priscilla Tesch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Priscilla Tesch
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Princípios (Filosofia)
Boa educação (Filosofia)
topic Ética
Princípios (Filosofia)
Boa educação (Filosofia)
Ethical research
Principles
Good education
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethical research
Principles
Good education
description Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que (hoti) como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou prudência (phronesis), mas de um corpo preciso de conhecimento ou ciência, a Ética ou Política.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-09T02:28:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159430
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-9448
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000908936
identifier_str_mv 1413-9448
000908936
url http://hdl.handle.net/10183/159430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Dissertatio. Pelotas, RS. N. 36 (verão 2012), p. 277-297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/1/000908936.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/2/000908936.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/3/000908936.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 252003852b140628413c3aeb3b70feb7
c4ade55ec95137e6206933dd4d9643d1
f920c3c6d3a5660b4fd67399d284d712
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224918131539968