Boa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristóteles
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159430 |
Resumo: | Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que (hoti) como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou prudência (phronesis), mas de um corpo preciso de conhecimento ou ciência, a Ética ou Política. |
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Spinelli, Priscilla Tesch2017-06-09T02:28:26Z20121413-9448http://hdl.handle.net/10183/159430000908936Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que (hoti) como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou prudência (phronesis), mas de um corpo preciso de conhecimento ou ciência, a Ética ou Política.In order to provide an interpretation for NE I 4 1095a31-b13, this paper argues that Aristotle's digression in that section serves to characterize the recently started research as promising, opposing it, although not explicitly, to the rigid Socratic-Platonic way of doing Ethics or Politics. To this end, a somewhat novel interpretation of the term that (hoti) is proposed, according to which it refers to the principle sought for, and not to the startingpoint of the research. This interpretation also refuses to see a reference, in the mentioned passage, to the form of acquisition of moral virtue or prudence (phronesis), replacing it by a reference to the acquisition of a body of knowledge or science, the Ethics or Politics.application/pdfporDissertatio. Pelotas, RS. N. 36 (verão 2012), p. 277-297ÉticaPrincípios (Filosofia)Boa educação (Filosofia)Ethical researchPrinciplesGood educationBoa educação e busca pelos princípios no livro I da Ética Nicomaqueia (EN) de Aristótelesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000908936.pdf000908936.pdfTexto completoapplication/pdf180187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/1/000908936.pdf252003852b140628413c3aeb3b70feb7MD51TEXT000908936.pdf.txt000908936.pdf.txtExtracted Texttext/plain54015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/2/000908936.pdf.txtc4ade55ec95137e6206933dd4d9643d1MD52THUMBNAIL000908936.pdf.jpg000908936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159430/3/000908936.pdf.jpgf920c3c6d3a5660b4fd67399d284d712MD5310183/1594302018-10-22 08:28:19.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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