Educação interprofissional em saúde : análise bibliométrica da produção científica nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michel, Cibele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Olsson, Thais Ostroski, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225067
Resumo: Educação interprofissional (EIP) é uma abordagem pedagógica importante nos currículos da saúde por buscar preparar os estudantes para o cuidado em um ambiente de equipe colaborativa. Este artigo propôs-se a realizar uma análise bibliométrica da produção científica em relação à EIP em saúde no Brasil, de 2012 a 2017. A pesquisa foi realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como descritor controlado foi utilizado o termo ‘Relações interprofissionais/ Interprofessional Relations’ e como descritores não controlados ‘Educação Interprofissional/ Interprofessional Education’, ‘Aprendizado Colaborativo/ Collaborative Learning’ e ‘Trabalho em Equipe/ Teamwork'. Na busca, esses descritores foram combinados e acrescidos do operador boleano ‘AND’. Foram analisadas 46 publicações (37 artigos, 6 dissertações, 3 teses). Os primeiros autores eram brasileiros, vinculados a Instituições de Ensino Superior público (78,2%). Periódicos da Enfermagem, Saúde Pública e Educação, Qualis B, se destacaram entre os artigos analisados. Os estudos mais frequentes foram os de abordagem qualitativa (61%), realizados na região Sudeste (58,7%), cujos participantes foram profissionais da saúde (23,9%) e estudantes de graduação, atualização, especialização e residência (19,5%). A ‘associação de técnicas’ (24%), seguida pela entrevista semiestruturada (21,7%) foram as técnicas de coleta de dados mais observadas. Análise de conteúdo foi citada em 41,3% das publicações como a forma de análise dos dados. Esses estudos tratavam de experiências de EIP voltadas ao ensino na saúde (45,6%), EIP nos serviços de Atenção Primária à Saúde (23,9%), e EIP nos espaços de ambulatório e hospital (15,1%). Seis publicações apresentaram fonte de financiamento. Pesquisas sobre EIP são incipientes no país, devendo ser ampliadas e qualificadas
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Os primeiros autores eram brasileiros, vinculados a Instituições de Ensino Superior público (78,2%). Periódicos da Enfermagem, Saúde Pública e Educação, Qualis B, se destacaram entre os artigos analisados. Os estudos mais frequentes foram os de abordagem qualitativa (61%), realizados na região Sudeste (58,7%), cujos participantes foram profissionais da saúde (23,9%) e estudantes de graduação, atualização, especialização e residência (19,5%). A ‘associação de técnicas’ (24%), seguida pela entrevista semiestruturada (21,7%) foram as técnicas de coleta de dados mais observadas. Análise de conteúdo foi citada em 41,3% das publicações como a forma de análise dos dados. Esses estudos tratavam de experiências de EIP voltadas ao ensino na saúde (45,6%), EIP nos serviços de Atenção Primária à Saúde (23,9%), e EIP nos espaços de ambulatório e hospital (15,1%). Seis publicações apresentaram fonte de financiamento. Pesquisas sobre EIP são incipientes no país, devendo ser ampliadas e qualificadasInterprofessional education is an important pedagogical approach in health curricula. It aims at preparing students for care in a collaborative team environment. This paper is intended to conduct a bibliometric analysis of the scientific production in interprofessional health education in Brazil from 2012 to 2017. The research was conducted based on Virtual Health Library (BVS) data. The term relações interprofissionais (interprofessional relations) was used as controlled descriptor, and the terms educação interprofissional (interprofessional education), aprendizado colaborativo (collaborative learning), and trabalho em equipe (teamwork) were used as non-controlled descriptors. In the search, these descriptors were combined with the Boolean operator AND. A total of 46 publications (37 papers, 6 theses, 3 dissertations) were analyzed. The first authors were Brazilian and associated with public higher education institutions (78.2%). Nursing, Public Health, and Education periodicals (Qualis B) were highlighted among the analyzed papers. The most frequent studies were of qualitative approach (61%), conducted in the Southeastern region (58.7%), with participants who were health professionals (23.9%) and undergraduate, refresher, specialization, and residency students (19.5%). “Association of techniques” (24%) and semistructured interviews (21.7%) were the most observed data collection techniques. Content analysis was mentioned in 41.3% of publications as a data analysis type. These studies were about interprofessional education focused on health education (45.6%), interprofessional education in primary care services (23.9%) and in outpatient clinics and hospitals (15.1%). Six publications were funded. Interprofessional education research is incipient in Brazil and should be expanded and qualifiedapplication/pdfporRevista da ABENO. Brasília. Vol. 19, n. 4 (2019), p. 78-90Relações interprofissionaisEducação superiorCurrículoBibliometriaInterprofessional RelationsEducation, HigherCurriculumBibliometricsEducação interprofissional em saúde : análise bibliométrica da produção científica nacionalInterprofessional health education: bibliometric analysis of national scientific production info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113674.pdf.txt001113674.pdf.txtExtracted Texttext/plain45555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225067/2/001113674.pdf.txt6f2e66082b0f49d29710910399557913MD52ORIGINAL001113674.pdfTexto completoapplication/pdf384347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225067/1/001113674.pdf292d2314dabcda0089068017de3da534MD5110183/2250672021-08-18 04:46:45.017875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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