Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111973 |
Resumo: | O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar. |
id |
UFRGS-2_f6c56e30d3691723893e06f459192338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111973 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Girardi, FernandoCallegaro-de-Menezes, Daniela2015-03-12T01:58:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/111973000947833O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar.This paper is a case study of the development of a Business Model, in a initiative for creative economy to be used on photography of musical events. The tool "Business Model Canvas" was used because it offers a simple way to describe how a company plans to offer its services and products, identify and interact with customers, and enable the material and financial basements to achieve the planning. A Business Model is used as a reference for the entrepeneur, which will guide him during each step, if he choose to keep engaged. To build the model, the following steps have been taken: Mobilization, Understanding and Design, as estabilished by Osterwalder & Pigneur in "Generic Process to Business Model Generation", supported by bibliographic research and qualitative interviews of potential customers. In conclusion, it was found that the Model development had a great contribution, bringing data which were not previously available and expanding the entrepeneur comprehension regarding the risks and strengths of his initial idea and concerning the business area he will be involved.application/pdfporModelagem de negócioFerramentas de gestãoCreative economyPhotographyShowMusicBusiness model canvasModelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000947833.pdf000947833.pdfTexto completoapplication/pdf1248164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/1/000947833.pdfd4135b1fb638867e6ce9581d70c9be00MD51TEXT000947833.pdf.txt000947833.pdf.txtExtracted Texttext/plain106922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/2/000947833.pdf.txt3377f64b0781167f018b835757b06e90MD52THUMBNAIL000947833.pdf.jpg000947833.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/3/000947833.pdf.jpge7c378e0328fb3ef133489fbe23169c9MD5310183/1119732018-10-24 08:57:06.844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111973Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T11:57:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
title |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
spellingShingle |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios Girardi, Fernando Modelagem de negócio Ferramentas de gestão Creative economy Photography Show Music Business model canvas |
title_short |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
title_full |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
title_fullStr |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
title_full_unstemmed |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
title_sort |
Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios |
author |
Girardi, Fernando |
author_facet |
Girardi, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girardi, Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem de negócio Ferramentas de gestão |
topic |
Modelagem de negócio Ferramentas de gestão Creative economy Photography Show Music Business model canvas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creative economy Photography Show Music Business model canvas |
description |
O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-12T01:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/111973 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000947833 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/111973 |
identifier_str_mv |
000947833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/1/000947833.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/2/000947833.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/3/000947833.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4135b1fb638867e6ce9581d70c9be00 3377f64b0781167f018b835757b06e90 e7c378e0328fb3ef133489fbe23169c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724576931512320 |