Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girardi, Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111973
Resumo: O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar.
id UFRGS-2_f6c56e30d3691723893e06f459192338
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111973
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Girardi, FernandoCallegaro-de-Menezes, Daniela2015-03-12T01:58:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/111973000947833O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar.This paper is a case study of the development of a Business Model, in a initiative for creative economy to be used on photography of musical events. The tool "Business Model Canvas" was used because it offers a simple way to describe how a company plans to offer its services and products, identify and interact with customers, and enable the material and financial basements to achieve the planning. A Business Model is used as a reference for the entrepeneur, which will guide him during each step, if he choose to keep engaged. To build the model, the following steps have been taken: Mobilization, Understanding and Design, as estabilished by Osterwalder & Pigneur in "Generic Process to Business Model Generation", supported by bibliographic research and qualitative interviews of potential customers. In conclusion, it was found that the Model development had a great contribution, bringing data which were not previously available and expanding the entrepeneur comprehension regarding the risks and strengths of his initial idea and concerning the business area he will be involved.application/pdfporModelagem de negócioFerramentas de gestãoCreative economyPhotographyShowMusicBusiness model canvasModelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000947833.pdf000947833.pdfTexto completoapplication/pdf1248164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/1/000947833.pdfd4135b1fb638867e6ce9581d70c9be00MD51TEXT000947833.pdf.txt000947833.pdf.txtExtracted Texttext/plain106922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/2/000947833.pdf.txt3377f64b0781167f018b835757b06e90MD52THUMBNAIL000947833.pdf.jpg000947833.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/3/000947833.pdf.jpge7c378e0328fb3ef133489fbe23169c9MD5310183/1119732018-10-24 08:57:06.844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111973Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-24T11:57:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
title Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
spellingShingle Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
Girardi, Fernando
Modelagem de negócio
Ferramentas de gestão
Creative economy
Photography
Show
Music
Business model canvas
title_short Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
title_full Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
title_fullStr Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
title_full_unstemmed Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
title_sort Modelagem de um negócio de economia criativa na área de fotografia conforme o Modelo Canvas de Negócios
author Girardi, Fernando
author_facet Girardi, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girardi, Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem de negócio
Ferramentas de gestão
topic Modelagem de negócio
Ferramentas de gestão
Creative economy
Photography
Show
Music
Business model canvas
dc.subject.eng.fl_str_mv Creative economy
Photography
Show
Music
Business model canvas
description O presente trabalho constitui um estudo de caso que teve por objetivo formular um Modelo de Negócio para uma iniciativa de economia criativa na área de fotografia de shows musicais. A ferramenta utilizada foi o Modelo Canvas de Negócios, pois oferece uma forma simples de descrever como uma empresa pretende ofertar seus serviços/produtos, identificar e se relacionar com seus clientes e viabilizar estrutura material e financeira para fazer tudo isso. Um Modelo de Negócios serve como referência para o empreendedor que o orientará durante as etapas seguintes caso opte por empreender de fato. Para a formulação do modelo, foram executadas as etapas de Mobilização, Compreensão e Design estabelecidas por Osterwalder & Pigneur em seu Processo Genérico para Construção de um Modelo de Negócio, embasadas por pesquisa bibliográfica e entrevistas qualitativas junto a possíveis clientes. Como conclusão, constatou-se que a elaboração do Modelo contribuiu em muito com informações não disponíveis anteriormente e ampliou a compreensão do fotógrafo sobre os riscos e potenciais de sua ideia inicial e sobre o mercado onde irá atuar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-12T01:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111973
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000947833
url http://hdl.handle.net/10183/111973
identifier_str_mv 000947833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/1/000947833.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/2/000947833.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111973/3/000947833.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4135b1fb638867e6ce9581d70c9be00
3377f64b0781167f018b835757b06e90
e7c378e0328fb3ef133489fbe23169c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724576931512320