Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69747 |
Resumo: | Este estudo objetivou conhecer as vivências dos estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem em sua primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto por meio de um fórum online. Trata-se de um estudo do tipo documental com abordagem qualitativa realizado em uma Universidade Pública que oferece o Curso de Graduação em Enfermagem. Constituiu a fonte de dados os 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, produzidos por 52 estudantes que estavam matriculados na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III, no semestre de 2010.2. Os dados foram coletados por meio de download desse material. Os dados foram avaliados através do processo de análise de conteúdo temática e utilizou-se o software NVivo 10 como apoio. O estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A acadêmica de Enfermagem e a professora orientadora elaboraram e assinaram um Termo de Compromisso de Utilização de Dados e a Diretora da Escola de Enfermagem assinou Termo de Ciência do Responsável pelo Banco de Dados. Os resultados encontrados indicaram três temas identificados nos relatos dos estudantes, os quais foram os sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar, os relatos do processo de ensino e da aprendizagem e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O presente estudo demonstrou que o fórum online é um recurso que possibilita a expressão das vivências nas práticas curriculares, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_f6dae3b7306f96e7e614ef43b75716b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69747 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonmann, Débora Marie da SilvaCogo, Ana Luisa Petersen2013-03-26T01:45:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/69747000872971Este estudo objetivou conhecer as vivências dos estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem em sua primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto por meio de um fórum online. Trata-se de um estudo do tipo documental com abordagem qualitativa realizado em uma Universidade Pública que oferece o Curso de Graduação em Enfermagem. Constituiu a fonte de dados os 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, produzidos por 52 estudantes que estavam matriculados na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III, no semestre de 2010.2. Os dados foram coletados por meio de download desse material. Os dados foram avaliados através do processo de análise de conteúdo temática e utilizou-se o software NVivo 10 como apoio. O estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A acadêmica de Enfermagem e a professora orientadora elaboraram e assinaram um Termo de Compromisso de Utilização de Dados e a Diretora da Escola de Enfermagem assinou Termo de Ciência do Responsável pelo Banco de Dados. Os resultados encontrados indicaram três temas identificados nos relatos dos estudantes, os quais foram os sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar, os relatos do processo de ensino e da aprendizagem e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O presente estudo demonstrou que o fórum online é um recurso que possibilita a expressão das vivências nas práticas curriculares, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem.This study aimed to know the experiences reported by students of an undergraduate Nursing course of their first practice in adults care hospital area expressed in online forum. This is a document study with a qualitative approach conducted in a public university that offers Nursing undergraduate course. The sources of data were the 210 posts produced by 52 students in the virtual learning environment Moodle, who were enrolled in Fundamentals of Human Care III course, in half of 2010.2. Data were collected by means of downloading material posted in the online forum registrations. Data were evaluated through the process of thematic content analysis and used the software NVivo 10 as support. The study was approved by the Nursing School and Ethics Committee of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The Professor and Student drafted and signed a Statement of Commitment to Use Data and the Dean of the School signed a Term as the Responsible for the Database. The results indicated three main themes identified in the reports of the students, who were the feelings experienced at the first practice in hospital, the accounts of the process of teaching and learning and students' interactions with colleagues and patients. The present study demonstrated that the forum is an online resource which enables the expression of experiences about the curricular practices, providing the exchange of views between colleagues and monitoring of teachers in the learning process.application/pdfporEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemNursingEducation, nursingEducational technologyStudents, nursingPrimeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2012Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872971.pdf000872971.pdfTexto completoapplication/pdf890079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69747/1/000872971.pdfe408a60ef84b11f6410ba47db1d19136MD51TEXT000872971.pdf.txt000872971.pdf.txtExtracted Texttext/plain69064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69747/2/000872971.pdf.txt26914d546514544ddcf32c40ed8bea50MD52THUMBNAIL000872971.pdf.jpg000872971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69747/3/000872971.pdf.jpg49e81270f3612099c910112a866c1f71MD5310183/697472018-10-15 08:01:24.428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:01:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
title |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
spellingShingle |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online Bonmann, Débora Marie da Silva Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Nursing Education, nursing Educational technology Students, nursing |
title_short |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
title_full |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
title_fullStr |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
title_full_unstemmed |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
title_sort |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descritas em fórum online |
author |
Bonmann, Débora Marie da Silva |
author_facet |
Bonmann, Débora Marie da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonmann, Débora Marie da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
contributor_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Nursing Education, nursing Educational technology Students, nursing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Education, nursing Educational technology Students, nursing |
description |
Este estudo objetivou conhecer as vivências dos estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem em sua primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto por meio de um fórum online. Trata-se de um estudo do tipo documental com abordagem qualitativa realizado em uma Universidade Pública que oferece o Curso de Graduação em Enfermagem. Constituiu a fonte de dados os 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, produzidos por 52 estudantes que estavam matriculados na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III, no semestre de 2010.2. Os dados foram coletados por meio de download desse material. Os dados foram avaliados através do processo de análise de conteúdo temática e utilizou-se o software NVivo 10 como apoio. O estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A acadêmica de Enfermagem e a professora orientadora elaboraram e assinaram um Termo de Compromisso de Utilização de Dados e a Diretora da Escola de Enfermagem assinou Termo de Ciência do Responsável pelo Banco de Dados. Os resultados encontrados indicaram três temas identificados nos relatos dos estudantes, os quais foram os sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar, os relatos do processo de ensino e da aprendizagem e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O presente estudo demonstrou que o fórum online é um recurso que possibilita a expressão das vivências nas práticas curriculares, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-26T01:45:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69747 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69747 |
identifier_str_mv |
000872971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69747/1/000872971.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69747/2/000872971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69747/3/000872971.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e408a60ef84b11f6410ba47db1d19136 26914d546514544ddcf32c40ed8bea50 49e81270f3612099c910112a866c1f71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442257342464 |