Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114812 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de investigação exploratória documental com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso de uma universidade pública. Constituíram fonte de dados 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 52 estudantes da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III em 2010/2. Os dados foram coletados por download do material postado e posteriormente analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Foram identificados os temas: sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar; relatos do processo de ensino e aprendizagem; e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O fórum online demonstrou ser um recurso que possibilita a expressão de vivências sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_21e20863449edb790c934bfc479f6cc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114812 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonmann, Débora Marie da SilvaCogo, Ana Luisa Petersen2015-04-03T01:58:44Z20131677-3861http://hdl.handle.net/10183/114812000916053Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de investigação exploratória documental com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso de uma universidade pública. Constituíram fonte de dados 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 52 estudantes da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III em 2010/2. Os dados foram coletados por download do material postado e posteriormente analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Foram identificados os temas: sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar; relatos do processo de ensino e aprendizagem; e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O fórum online demonstrou ser um recurso que possibilita a expressão de vivências sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem.This study aimed to know the experiences of undergraduate nursing students' in its first hospital practice in care provided to adults through an online forum. It is an exploratory and documentary research with a qualitative approach performed in the program above mentioned in a public university. The data consisted of 210 records posted in the virtual learning environment produced by 52 students of the course Fundamentals of Human Care III, 2010/2. The data were collected by downloading the material posted and subsequently analyzed using the technique of thematic content analysis. The themes identified were: feelings experienced in the first hospital practice; accounts of the teaching-learning process; and students' interactions with colleagues and patients. The online forum proved to be a resource that enables expressing the experiences about the students' curricular practices, providing the exchange of points of view between colleagues and the follow-up of teachers on the learning process.Este estudio tuvo como objetivo conocer las vivencias de los estudiantes de un curso de grado en enfermería, en la primera práctica curricular hospitalaria en el área de cuidado a pacientes adultos, por medio de un foro en Internet. Se trata de una investigación exploratoria documental con enfoque cualitativo realizada en el mencionado curso de una universidad pública. La fuente de datos se constituyó por 210 reportes enviados al ambiente virtual de aprendizaje, producidos por 52 estudiantes de la materia Fundamentos del Cuidado Humano III, 2010/2. Los datos fueron recogidos por descarga del material enviado y posteriormente analizados por medio de la técnica de análisis de contenido temático. Fueron identificados los siguientes temas: sentimientos vividos en la primera práctica hospitalaria; relatos del proceso de enseñanza y aprendizaje; y las interacciones de los estudiantes con colegas y pacientes. El foro en Internet demostró ser un recurso que posibilita expresar las vivencias sobre las prácticas curriculares de los estudiantes, proporcionando el intercambio de puntos de vista entre colegas y el acompañamiento por parte de los profesores del proceso de aprendizaje.application/pdfporCiência, cuidado e saúde. Maringá. Vol. 12, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 226-232Educação em enfermagemEstudantes de enfermagemNursingEducation, nursingEducational technologyStudents, nursingEnfermeríaEducación en enfermeríaTecnología educacionalEstudiantes de enfermeríaPrimeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum onlinePrimera práctica curricular hospitalaria de estudiantes de enfermería descripta en foro en internet First hospital curricular practice of nursing students described on an online forum info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916053.pdf000916053.pdfTexto completoapplication/pdf75073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/1/000916053.pdfa0237954223f1e9a289f327c5e4fe61bMD51TEXT000916053.pdf.txt000916053.pdf.txtExtracted Texttext/plain31644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/2/000916053.pdf.txta8e84e15bfbc267c4226841a55351c59MD52THUMBNAIL000916053.pdf.jpg000916053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/3/000916053.pdf.jpg27d8be4c5ad6413365f1a0025edd0524MD5310183/1148122018-10-19 10:13:00.178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Primera práctica curricular hospitalaria de estudiantes de enfermería descripta en foro en internet |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
First hospital curricular practice of nursing students described on an online forum |
title |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
spellingShingle |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online Bonmann, Débora Marie da Silva Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Nursing Education, nursing Educational technology Students, nursing Enfermería Educación en enfermería Tecnología educacional Estudiantes de enfermería |
title_short |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
title_full |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
title_fullStr |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
title_full_unstemmed |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
title_sort |
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online |
author |
Bonmann, Débora Marie da Silva |
author_facet |
Bonmann, Débora Marie da Silva Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_role |
author |
author2 |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonmann, Débora Marie da Silva Cogo, Ana Luisa Petersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem Nursing Education, nursing Educational technology Students, nursing Enfermería Educación en enfermería Tecnología educacional Estudiantes de enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Education, nursing Educational technology Students, nursing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enfermería Educación en enfermería Tecnología educacional Estudiantes de enfermería |
description |
Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de investigação exploratória documental com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso de uma universidade pública. Constituíram fonte de dados 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 52 estudantes da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III em 2010/2. Os dados foram coletados por download do material postado e posteriormente analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Foram identificados os temas: sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar; relatos do processo de ensino e aprendizagem; e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O fórum online demonstrou ser um recurso que possibilita a expressão de vivências sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-03T01:58:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114812 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-3861 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916053 |
identifier_str_mv |
1677-3861 000916053 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência, cuidado e saúde. Maringá. Vol. 12, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 226-232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/1/000916053.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/2/000916053.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/3/000916053.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0237954223f1e9a289f327c5e4fe61b a8e84e15bfbc267c4226841a55351c59 27d8be4c5ad6413365f1a0025edd0524 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447579266121728 |