Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonmann, Débora Marie da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cogo, Ana Luisa Petersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114812
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de investigação exploratória documental com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso de uma universidade pública. Constituíram fonte de dados 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 52 estudantes da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III em 2010/2. Os dados foram coletados por download do material postado e posteriormente analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Foram identificados os temas: sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar; relatos do processo de ensino e aprendizagem; e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O fórum online demonstrou ser um recurso que possibilita a expressão de vivências sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_21e20863449edb790c934bfc479f6cc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114812
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonmann, Débora Marie da SilvaCogo, Ana Luisa Petersen2015-04-03T01:58:44Z20131677-3861http://hdl.handle.net/10183/114812000916053Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de investigação exploratória documental com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso de uma universidade pública. Constituíram fonte de dados 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 52 estudantes da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III em 2010/2. Os dados foram coletados por download do material postado e posteriormente analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Foram identificados os temas: sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar; relatos do processo de ensino e aprendizagem; e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O fórum online demonstrou ser um recurso que possibilita a expressão de vivências sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem.This study aimed to know the experiences of undergraduate nursing students' in its first hospital practice in care provided to adults through an online forum. It is an exploratory and documentary research with a qualitative approach performed in the program above mentioned in a public university. The data consisted of 210 records posted in the virtual learning environment produced by 52 students of the course Fundamentals of Human Care III, 2010/2. The data were collected by downloading the material posted and subsequently analyzed using the technique of thematic content analysis. The themes identified were: feelings experienced in the first hospital practice; accounts of the teaching-learning process; and students' interactions with colleagues and patients. The online forum proved to be a resource that enables expressing the experiences about the students' curricular practices, providing the exchange of points of view between colleagues and the follow-up of teachers on the learning process.Este estudio tuvo como objetivo conocer las vivencias de los estudiantes de un curso de grado en enfermería, en la primera práctica curricular hospitalaria en el área de cuidado a pacientes adultos, por medio de un foro en Internet. Se trata de una investigación exploratoria documental con enfoque cualitativo realizada en el mencionado curso de una universidad pública. La fuente de datos se constituyó por 210 reportes enviados al ambiente virtual de aprendizaje, producidos por 52 estudiantes de la materia Fundamentos del Cuidado Humano III, 2010/2. Los datos fueron recogidos por descarga del material enviado y posteriormente analizados por medio de la técnica de análisis de contenido temático. Fueron identificados los siguientes temas: sentimientos vividos en la primera práctica hospitalaria; relatos del proceso de enseñanza y aprendizaje; y las interacciones de los estudiantes con colegas y pacientes. El foro en Internet demostró ser un recurso que posibilita expresar las vivencias sobre las prácticas curriculares de los estudiantes, proporcionando el intercambio de puntos de vista entre colegas y el acompañamiento por parte de los profesores del proceso de aprendizaje.application/pdfporCiência, cuidado e saúde. Maringá. Vol. 12, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 226-232Educação em enfermagemEstudantes de enfermagemNursingEducation, nursingEducational technologyStudents, nursingEnfermeríaEducación en enfermeríaTecnología educacionalEstudiantes de enfermeríaPrimeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum onlinePrimera práctica curricular hospitalaria de estudiantes de enfermería descripta en foro en internet First hospital curricular practice of nursing students described on an online forum info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916053.pdf000916053.pdfTexto completoapplication/pdf75073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/1/000916053.pdfa0237954223f1e9a289f327c5e4fe61bMD51TEXT000916053.pdf.txt000916053.pdf.txtExtracted Texttext/plain31644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/2/000916053.pdf.txta8e84e15bfbc267c4226841a55351c59MD52THUMBNAIL000916053.pdf.jpg000916053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/3/000916053.pdf.jpg27d8be4c5ad6413365f1a0025edd0524MD5310183/1148122018-10-19 10:13:00.178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Primera práctica curricular hospitalaria de estudiantes de enfermería descripta en foro en internet
dc.title.alternative.en.fl_str_mv First hospital curricular practice of nursing students described on an online forum
title Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
spellingShingle Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
Bonmann, Débora Marie da Silva
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Nursing
Education, nursing
Educational technology
Students, nursing
Enfermería
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Estudiantes de enfermería
title_short Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
title_full Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
title_fullStr Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
title_full_unstemmed Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
title_sort Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
author Bonmann, Débora Marie da Silva
author_facet Bonmann, Débora Marie da Silva
Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
author2 Cogo, Ana Luisa Petersen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonmann, Débora Marie da Silva
Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
topic Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Nursing
Education, nursing
Educational technology
Students, nursing
Enfermería
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Estudiantes de enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Education, nursing
Educational technology
Students, nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Enfermería
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Estudiantes de enfermería
description Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de investigação exploratória documental com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso de uma universidade pública. Constituíram fonte de dados 210 registros postados no ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 52 estudantes da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III em 2010/2. Os dados foram coletados por download do material postado e posteriormente analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. Foram identificados os temas: sentimentos vivenciados na primeira prática hospitalar; relatos do processo de ensino e aprendizagem; e as interações dos estudantes com colegas e pacientes. O fórum online demonstrou ser um recurso que possibilita a expressão de vivências sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a troca de pontos de vista entre colegas e o acompanhamento dos professores do processo de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-03T01:58:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114812
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-3861
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916053
identifier_str_mv 1677-3861
000916053
url http://hdl.handle.net/10183/114812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência, cuidado e saúde. Maringá. Vol. 12, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 226-232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/1/000916053.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/2/000916053.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114812/3/000916053.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0237954223f1e9a289f327c5e4fe61b
a8e84e15bfbc267c4226841a55351c59
27d8be4c5ad6413365f1a0025edd0524
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868041064448